badge
Entre Teoremas e Chocolates: Band Of Brothers

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Band Of Brothers


Vi por estes dias a segunda parte disto! O comentário à série já o fiz no primeiro post. Resta dizer que para mim de entre todos os documentários, séries ou filmes acerca da segunda guerra mundial na Europa, este é o melhor que já vi. Ultrapassa mesmo a Lista de Schindler. Ontem estava a ver o nono episódio e fiquei chocado com uma cena em particular. Relata o modo como a Companhia Easy descobriu um campo de concentração e como tentou depois tratar dos sobreviventes. O campo tinha sido abandonado à pressa pelos soldados nazis, em fuga por causa do avanço das tropas aliadas. O estado dos judeus, polacos e ciganos que estavam naquele campo é indiscritível... Não sei se foi ou não exagero do Spielberg e do Tom Hanks, aquele campo era pavoroso. Numa altura em que há sinais de que alguns grupos de pessoas começam a descridibilizar o Holocausto, tentando criar a ideia de que poderá ter sido um mito da história e que os nazis talvez não sejam tão desumanos como se diz, é bom que as pessoas procurem em primeiro lugar os relatos daqueles que sofreram na pele as atrocidades do regime do Hitler. Antes de dar crédito a livros falaciosos cuja intenção é duvidosa, é bom que a nossa geração e as próximas gerações tenham acesso às histórias contadas na primeira pessoa daqueles que sofreram por culpa do ódio nazi às minorias étnicas, aos judeus ou aos opositores ao regime. Na série é dito que entre 1942 e 1945 os nazis assassinaram 5 milhões de pessoas de minorias étnicas e 6 milhões de judeus. Não sei se estes números estão correctos ou não e acho que não é por aí que temos que pegar. Aquilo que me parece relevante é que o ódio nazi pelos judeus e não só, foi real e causou as maiores monstruosidades da história da civilização ocidental (sim, eu sei que em África ou nos Balcãs também ocorreram genocídios, mas nenhum diz tanto à nossa civilização como este). Acredito, por aquilo que li acerca do assunto, tanto em livros de pessoas anónimas que passaram pela guerra, como em livros de historiadores, que as câmaras de gás e «a solução final» não são mitos. Acredito que por isso o esforço e as vidas dos soldados americanos, ingleses, escoceces, canadianos, australianos, soviéticos, dos países ocupados, etc não foram em vão! Para mim é como heróis que eles devem ser vistos!


Com esta conversa afastei-me um pouco da série... mas quanto a isso, o melhor é mesmo verem-na! E repito o que já tinha dito no outro post: "se alguém me quiser oferecer uma prenda e não souber o quê, ofereçam-me esta série! ;o) É tão excelente que ver só uma vez não chega!"

Sem comentários: