badge
Entre Teoremas e Chocolates: Pérola

sábado, dezembro 01, 2007

Pérola


Nos últimos dias tenho tido curiosidade em saber mais acerca de pérolas. Não, não vos vou falar naquele romance horroroso do John Steinbeck que muitos de nós tivemos que ler. Tive pesadelos com escorpiões por culpa desse livro. Os programas de língua portuguesa deviam incluir livros com relevo histórico e literário inquestionável, em vez de coisas como "A Pérola"... mas isso fica para um outro post. Bem, fui à Wikipedia portuguesa ver o que se diz acerca das pérolas. Aqui ficam os dados mais relevantes:


Uma pérola (também designada por margarita) é um material orgânico duro e esférico produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como um grão de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalharia.


As pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também extração na Índia e Sri Lanka, na Austrália e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.


As pérolas têm que ser armazenadas separadamente das outras peças, envolvidas em tecido. Limpe-as com um pano húmido e evite produtos químicos da casa, produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes pois tiram o brilho das pérolas.


A pérola é a gema dos amantes. Dizem que foi usada em "poções" do amor por séculos e se usada enquanto estiver dormindo, terá sonhos de romances verdadeiros. Protege a inocência e simboliza a pureza. A palavra, em sentido figurado, significa "pessoa muito bondosa ou de distintas qualidades; lágrima; gota de orvalho.

11 comentários:

Anónimo disse...

Queres dar pérolas a alguém, é? Pensa na vida das ostras. Algumas delas são seres fisiologicamente mais desenvolvidos do que fetos numa fase inicial da gravidez. ;-)

Anónimo disse...

Eu te digo se "A Pérola" é um romance horroroso... pfff...

"Algumas delas são seres fisiologicamente mais desenvolvidos do que fetos numa fase inicial da gravidez. ;-)" No entanto, parece que há estudos que dizem que nunca irão ser humanos! :P

Anónimo disse...

Parece que há esses estudos, mas foram publicados em revistas suspeitas. :-P

O argumento de que o feto virá a ser uma pessoa, mas não a pérola surge frequentemente. Mas será que interessa o que se virá a ser ou o que se é no momento? Por exemplo, se tu fosses dar aulas agora, pagavam-te em função do teu grau actual (mestre) e não do teu futuro grau (doutor).

Anónimo disse...

"Por exemplo, se tu fosses dar aulas agora, pagavam-te em função do teu grau actual (mestre) e não do teu futuro grau (doutor)."

Obrigado pela confiança que chegarei a doutor :)
A minha resposta é que essas comparações não fazem muito sentido. Para isso repondia-te com uma outra:
O Manchester comprou o Nani não tanto pelo que ele é agora, mas pelo que eles acham que ele pode vir ainda a ser. O mesmo aconteceu com o Cristiano.

Anónimo disse...

«O Manchester comprou o Nani não tanto pelo que ele é agora, mas pelo que eles acham que ele pode vir ainda a ser. O mesmo aconteceu com o Cristiano.»

E com esta calaste-me.

David disse...

Hoje respondo aos comentários a este post e amanhã vou lá abaixo ao outro post... Bela discussão que aqui vai havendo na minha ausência :o)


« Queres dar pérolas a alguém, é? Pensa na vida das ostras. Algumas delas são seres fisiologicamente mais desenvolvidos do que fetos numa fase inicial da gravidez. ;-) »

Jaime, se calhar devo então pensar em dar oferecer fetos...


« Eu te digo se "A Pérola" é um romance horroroso... pfff... »

Hugo, é difícil eu gostar de um livro que não seja uma espécie de biografia. Se calhar sou demasiado exigente com os romances, são raros aqueles que me satisfazem mesmo. E em relação aos livros que nos obrigam a ler na escola ainda sou mais crítico. Lembro-me que quando li "A Pérola" existia uma colecção de grandes livros escritos de uma forma mais juvenil. Coisas como Ivanhoe, As Minas de Salomão, Ben-Hur, Guerra e Paz... não fazia mais sentido lermos e estudarmos este tipo de livros?


« O argumento de que o feto virá a ser uma pessoa, mas não a pérola surge frequentemente. Mas será que interessa o que se virá a ser ou o que se é no momento? Por exemplo, se tu fosses dar aulas agora, pagavam-te em função do teu grau actual (mestre) e não do teu futuro grau (doutor). »

Jaime, respondo com uma pergunta também frequente: para ti quando é que o feto passa a ser uma pessoa?

Anónimo disse...

"não fazia mais sentido lermos e estudarmos este tipo de livros? "

Não faço ideia, por mais escolhas que se façam, haverá sempre alguém contente e descontente. Só me meti contigo porque adorei o livro "A Pérola"

És exigente com os romances? Hummm... já experiemntaste Eduardo Agualusa? É um pouco biográfico, principalmente o último.

Já agora, qdo é que libertas os comentários? É que é chato ver a discussão a conta gotas :)

Anónimo disse...

«Jaime, respondo com uma pergunta também frequente: para ti quando é que o feto passa a ser uma pessoa?»

Não sei quando é, mas sei que não é antes de ter uns bons milhões de células. Até lá, o feto é fisiologicamente inferior (no sentido de ter menos células) a uma ostra.

David disse...

Ok Hugo, acho que vou optar por tirar a moderação de comentários! Assim já me podem ofender na minha ausência!

Nunca li Eduardo Agualusa, quando puder procuro algo dele. Agora tenho outras prioridades na lista de compras: Microdifferential Analisys In The Complex Domain e outras deste género.

Jaime, não sabemos quando o feto passa a ser uma pessoa e logo aí um problema ético. Pessoalmente, tenho uma posição radical nesta questão: a partir da concepção aquele "amontoado de células" é uma pessoa em formação que deve ser encarado como uma pessoa... da mesma forma que um bebé recém-nascido é ainda um ser humano em formação.

Anónimo disse...

"Microdifferential Analisys In The Complex Domain"

Mas tu compras livros destes??? A minha colecção de fotocópias está cada vez maior :P

"Assim já me podem ofender na minha ausência!"

Neste caso, queria aproveitar a oportunidade para finalmente te dizer que és um grande ______!!!

David disse...

Eu tiro fotocópias para escrever nelas e estraga-las. Além disso agora as fotocopiadoras não podem tirar livros completos, por culpa da nova lei e das rusgas... É chato ter que lá ir várias vezes por causa do mesmo livro.
Há 4 ou 5 livros que quero mesmo ver se arranjo porque terei que recorrer a eles constantemente. E na Amazon estão à venda alguns usados, talvez não saia caro.