badge
Entre Teoremas e Chocolates: África

sábado, dezembro 08, 2007

África


O continente africano é uma vergonha para o mundo ocidental. Aquilo que os colonos europeus lá fizeram e aquilo que actualmente não fazemos por África, não abonam nada a favor de uma civilização que se diz desenvolvida. Em África cada estado ou região tem os seus senhores intocáveis, cujo poder se perpetua nem que seja através de actos nada éticos, dando-se ao luxo até de virar as costas aos direitos humanos. Senhores cujo principal interesse é alimentar a ambição de uma pequena trupe de apoiantes que controlam tudo aquilo que é relevante no país. Senhores que têm a lata de vir passear a Portugal com comitivas de centenas de pessoas, reservando hotéis de luxo inteiros para acomodar principescamente os membros da comitiva, enquanto a larguíssima maioria da população vive enfrentado a pobreza extrema.


Chegando à Europa, os senhores das nações africanas são recebidos pelos líderes europeus com toda a honra e pompa. Com palmadinhas nas costas. Como se fossem governantes exemplares e fosse possível, honestamente, reconhecer-lhes algum mérito. Os senhores engravatados da Europa recebem-nos preocupados em causar boa impressão para que as negociações possam correr bem. Negociações centradas nos interesses económicos da própria Europa. No fim as palavras dedicadas à situação do povo africano serão poucas e vagas. E desta cimeira, como de todas as outras, nada resultará que mude a realidade de África. Não acredito na política internacional, não acredito na diplomacia, não acredito que o ocidente esteja disposto a abrir mão dos seus próprios interesses para lutar por uma África democratizada, onde a riqueza possa ser distribuída por toda a população e não ser um direito apenas de uns quantos, os donos de África.

Entretanto, as crianças em África continuam a sorrir, com esperança...

2 comentários:

rock disse...

Assino por baixo!!! E que lindos sorrisos que têm! Nem nesta época que devia ser de Amor ao próximo e não consumismo desenfreado, nos lembramos do simples gesto de dar qualquer coisa para o banco alimentar por exemplo... já que os senhores governantes continuam a viver à grande, podemos dar um pouco do que temos... **

David disse...

Pois Rock, o problema é que não é dando um pouco do que temos que vamos fazer diferença. Quem tem que a fazer são os tais senhores... É frustrante que as ONG's se esforcem, que os voluntários lutem e que nós, cidadãos anónimos, ajudemos com o que podemos, enquanto os governantes ou são neglicentes e adiam o enfrentar do problema ou estão-se mesmo a marimbar para a situação. Mas pronto, do mal o menos, o nosso pouco é melhor que nada!