badge
Entre Teoremas e Chocolates: Recordar o futebol

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Recordar o futebol

Estou naquela fase da época em que me desiludo com o Benfica e deixo de ligar ao futebol. Quando chegar a Primavera e avançarmos na taça UEFA começo a recuperar a esperança e até sou capaz de ir ao estádio. Mas neste momento prefiro desligar-me da actualidade do clube. Chego ao cúmulo de preferir ver na Eurosport uma partida de snooker a ver um jogo de futebol. Ver na tv jogos de snooker profissional é coisa para me estragar a reputação (se é que tenho alguma). Mas talvez me consiga justificar. Gosto de jogar pool (o termo correcto para o jogo que encontramos em Portugal) apesar de quase sempre levar abadas e no snooker profissional há um ou outro jogador peculiar e que dão espectáculo a sério. Sobretudo um que dá pelo nome de Ronnie O'Sullivan, do qual me confesso fã! Bom, regressando ao futebol, já que o presente do Benfica não é nada agradável, aqui ficam dois vídeos para recordar o passado. São os vídeos dos dois melhores jogos do Benfica e selecção que vi até hoje:


Portugal 3 - Inglaterra 2, Euro 2000
Foi a competição que mais mexeu comigo e a derrota com a França nas meias finais foi das poucas vezes (talvez a única) em que o futebol me fez chorar. Tínhamos uma excelente equipa, com muita garra e vontade de vencer, que jogava o melhor futebol que vi na selecção e com grandes jogadores: João Pinto, Rui Costa, Figo, Paulo Sousa, Sérgio Conceição e (pasmem-se) Nuno Gomes. Quando o resultado estava 0-2 temi o pior: passou-me pela cabeça que sairiamos do Euro na fase de grupos e com resultados humilhantes. Mas demos a volta e acabámos por fazer um excelente jogo. Estive em Alvalade no 7-1 à Russia, num jogo em que tudo correu bem a Portugal, houve espectáculo e golos para todos os gostos. Mas na minha memória este jogo do Euro 2000 tem um destaque superior a qualquer outro jogo da selecção.

Sporting 3 - Benfica 6, Campeonato Português 1993/1994

Este não precisa de comentários! Melhor jogo que vi o Benfica fazer e melhor jogo que vi um jogador fazer.

2 comentários:

Carlos Paulo disse...

_











Deixo este espaço em branco em homenagem ao grande Benfica do passado....
Na esperança que regresse um dia em grande.
(Fogo... podia dizer o mesmo de mim!)
PS: aqui não tenho forma de deixar "um minuto de silêncio..."

David disse...

Pois, bem que podemos homenagear o Benfica do passado! O do presente serve mais para apedrejar! Estou em processo de auto-convencimento de que o meu clube afinal não é grande!