badge
Entre Teoremas e Chocolates: Band of Brothers

quarta-feira, outubro 10, 2007

Band of Brothers


No fim de semana passado aluguei metade da série Band of Brothers (em português é conhecida por Irmãos de Armas), resultado de um brilhante trabalho de produção, realização e pesquisa da dupla Tom Hanks e Steven Spielberg. A série já tinha passado na Sic e eu na altura só pude ver um ou dois episódios porque a hora era imprópria para quem tinha aulas no dia seguinte. Mas no sábado fui ao clube de vídeo e tive a agradável surpresa de ter lá a série à minha espera. Para quem gostou do Resgate do Soldado Ryan, é o mesmo género, mas com muito maior duração. A série conta-nos a história de uma companhia de paraquedistas americanos durante a segunda guerra mundial. Começa ainda antes da entrada em guerra dos americanos, quando a companhia começa os treinos ainda em solo dos USA. Depois os paraquedistas vão para a Europa e participam no dia D, fazendo parte de uma missão muito perigosa, mas essencial para que a invasão fosse bem sucedida. A partir daí a série relata o contributo dessa companhia, a companhia Easy, para o desfecho da guerra na Europa. Convém referir que a série é baseada nos relatos dos sobreviventes dessa companhia. Infelizmente, os aliados cometeram o erro de menosprezar o esforço final do Hitler para conter a invasão. Contavam que a guerra terminasse ainda em 1944 e tornou-se famosa entre os soldados a frase: "Berlin by Christmas". No entanto, o Hitler conseguiu conter o avanço das tropas aliadas e adiar o final da guerra na Europa por mais uns meses. É impressionante o modo como a companhia Easy, à semelhança de muitas outras divisões aliadas, sobreviveu ao Inverno de 1944, com imensa falta de munições, comida e roupa quente. Foi nesse ponto que fiquei quando acabei de ver os 6 episódios que aluguei. Assim que tiver um fim-de-semana suficientemente desocupado, vou alugar o que falta =)
É uma série que me fascina porque retrata a guerra sem os exageros que habitualmente vemos nos filmes. Retrata a guerra de um modo cru e, para mim, acaba por tornar-se muito mais aterradora. Além disso, por serem várias horas de filme, acaba por tornar-se quase uma experiência de realidade virtual, como se nós também ali estivessemos, com aqueles paraquedistas.
Se alguém me quiser oferecer uma prenda e não souber o quê, ofereçam-me esta série! ;o) É tão excelente que ver só uma vez não chega!

Sem comentários: