badge
Entre Teoremas e Chocolates: Um Livro, Um Amigo 1 - A Saga De Um Pensador

sábado, dezembro 08, 2007

Um Livro, Um Amigo 1 - A Saga De Um Pensador


Este talvez seja o livro que mais me fascinou nos ultimos 2 ou 3 anos. O autor é Augusto Cury, um psiquiatra brasileiro com livros escritos em várias vertentes. Este foi o seu primeiro romance, talvez com alguns traços autobiográficos. A personagem principal do livro aprende a viver a vida do modo que eu acredito que a vida deve ser encarada. É um livro intenso, que aborda questões profundas mas de um modo simples. Torna-se inspirador perceber que ao longo da história a personagem se transforma em alguém que consegue aproveitar a vida ao máximo, torna-se livre para ser ele próprio, provocando uma revolução de mentalidades, primeiro nele e depois nos que estão à sua volta.



«Em seguida, questionou a plateia.
- O que é mais importante para formar um pensador: a dúvida ou a resposta pronta?
- A dúvida! - responderam em coro.
- O que ensinam vocês?
Surpreendidos com a pergunta, a grande maioria dos professores de Direito, Psicologia, Sociologia, Engenharia e Pedagogia disseram com honestidade:
- A resposta pronta.
- Senhores, desculpem-me, mas ainda que não tenham consciência disso, por transmitirem o conhecimento pronto, vocês estão a formar repetidores de ideias e não pensadores. O sistema académico tem aprisionado o ser humano e não libertado a sua inteligência.

(...)

- O sistema académico não precisa de concerto, mas de uma revolução. Ele gera gigantes na lógica, mas crianças na emoção. Os alunos não aprendem a libertar a criatividade, a ser empreendedores, a lidar com riscos e desafios. As faculdades ensinam a amar o pódio, mas não ensinam a usar as derrotas.»

2 comentários:

rock disse...

Parece que começaste em grande :) *jinhos

David disse...

Também acho que sim! =) Se bem que tenho mais algumas relíquias na minha estante das quais falarem oportunamente! =) beijinhos