badge
Entre Teoremas e Chocolates: Compras Na Net

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Compras Na Net

Ontem aderi ao MBNet, através da Caixa Directa. Sou fã da Caixa Directa porque me permite manter as minhas finanças debaixo de olho. Em geral sou bastante desorganizado com o dinheiro e por isso é bom poder verificar o meu saldo, os movimentos de conta e as poupanças apenas com uns cliques no mouse. Para perceber o funcionamento do MBNet tive que penar um pouco... Continuo a achar que este género de operações feitas através da internet podia ser explicado de modo muito mais simples para os leigos entenderem. De qualquer modo lá consegui registar-me. O MBNet é um serviço disponibilizado pelos bancos portugueses para os clientes fazerem compras na internet. É particularmente util para quem não tem cartão de crédito, como é o meu caso. Mas mesmo muitas pessoas com cartão de crédito preferem usar o MBNet por o considerarem mais seguro. Basicamente o que o MBNet faz é criar um numero para um cartão de crédito fictício com validade de um mês e carregado com a quantia que o utilizador pretender. Esse cartão fictício tem associado uma conta bancária. Pode ser utilizado para fazer uma e uma só compra. A quantia a pagar nessa compra é debitada da conta associada ao tal cartão fictício. Podemos ir criando novos cartões à medida que for necessário. Depois de perceber a coisa e de desvendar as instruções, parece bastante simples. Aparentemente a segurança deste processo resulta de no momento da compra apenas termos que dar o numero do cartão fictício, cuja validade é bastante limitada e que só tem o montante que o utilizador lá quiser deixar. Isto limitará bastante os prejuízos no caso de algo não correr bem... Ontem estreei-me a comprar coisas na net. Encomendei dois livros pela Amazon, este e este. O mistério da Amazon é que fica mais barato comprar coisas que estão nos USA do que no Reino Unido. Paguei 15 dólares pelos livros e mais 25 pelo envio e transporte. O total em euros é cerca de 27. Na Amazon.uk faria as mesmas compras por cerca de 47 euros, no mínimo. Tomei uma opção arriscada que foi encomendar livros já usados. Daí o preço dos livros: 15 dolares, mais ou menos 10 €, sendo que o de matemática custa bastante mais que o outro. Acho que vale a pena experimentar uma vez e se estes vierem em más condições aprendo a lição. Mas se estiverem em estado aceitável compensa bastante. Até agora o processo está a correr bem. Nos próximos dias o pagamento deve ser debitado da minha conta e os livros deverão estar por cá até final de Janeiro. Esta coisa de fazer compras na net faz-me alguma confusão, daí nunca ter tentado antes. Mas como este é o futuro, o melhor é começar a habituar-me!

6 comentários:

Anónimo disse...

"O mistério da Amazon é que fica mais barato comprar coisas que estão nos USA do que no Reino Unido."

Ainda não comprei nada mas conheço muitos que compram. Atenção a comprar nos USA, podes ter de ir buscar as coisas à Anfândega e ires pagar as taxas... Isto é, sempre que um produto dos states entra na europa, tem de pagar taxas. É uma questão de sorte a questão de na alfandega te abrirem as coisas ou não :)) Regra geral não há problemas, não te preocupes (pelo que tenho visto), mas já aconteceu.

David disse...

Na pesquisa que fiz antes de comprar, também encontrei relatos de compras retidas na alfândega. Mas pelo que percebi os livros em geral não são retidos. Os livros eles deixam passar, costumam causar mais problemas com outras coisas, objectos mais valiosos.

rock disse...

Acho muito boa ideia o MBnet. Não tenho, mas já tinha ouvido falar, muito moderno que tu andas :) espero que tenhas sorte com as tuas comprinhas*jinhos

David disse...

Tem que ser... uma pessoa tem que tentar estar actualizada! =) Depois direi no blog se as compras correram ou não bem!

Anónimo disse...

Já que se falou aqui em alfandega e compras na Amazon e no facto de sair mais barato na Amazon USA do que Reino Unido, deixo aqui uma dúvida: eu e outras pessoas amigas (no total, 5) gostaríamos de mandar vir um livro que já vi na Amazon (USA e UK). Dado o n.º de livros encomendados (5) poderei ter problemas na alfandega? Neste caso tanto faz mandar vir de um lado ou de outro ou é menos arriscado mandar vir do Reino Unido?

André Costa disse...

Olá!!!
Bem estou a pensar comprar umas coisas com o cartao ficticio. MAs necessito de criar uma conta, alguem me pode explicar como criar essa conta!!
TAmbém caixa directa se for mais fácil!
Gostei deste blog e espero que me consigam ajudar!!!
O meu email é andre_zizu_5@hotmail.com