badge
Entre Teoremas e Chocolates: Feriado

quinta-feira, novembro 01, 2007

Feriado

Hoje é feriado mas tinha pensado em trabalhar para compensar outras alturas em que trabalhei pouco. Mas tenho passado o dia em frente ao pc a fazer nada! Vou de blog em blog, vou variando a banda sonora do meu dia, desde Michael Buble, passando por Jamiroquai e Ivan Lins, até chegar à Diana Krall. De vez em quando penso em fazer algo mais produtivo. Já abri um ficheiro TeX para começar a preparar um resumo dos capítulos 1 e 2 do meu companheiro inseparável das últimas e das próximas semanas: «D-Modules and Microlocal Calculus». Mas estou sem paciência. Podia estar a estudar o capítulo 3, mas estou sem lucidez. Sinto a minha mente constantemente perdida, a vagabundear por aí.

Amanhã começo oficialmente o meu doutoramento, em termos de faculdade e em termos de bolsa (se bem que essa, como é apanágio do bom português, chegará com retroactivos). A partir de agora preciso de auto-disciplina... Não há nenhuma farmácia que a tenha à venda? Ou alguém que me empreste um pouco disso? Ou um manual dos "7 passos para a auto-disciplina" que funcione? Das duas uma: ou me torno um tipo atinado que tem um objectivo e faz tudo por ele ou então, como me dizia um professor meu, daqui a uns anos cá andarei atolado em propinas pagas à minha conta, a tentar que a faculdade me deixe terminar fora do prazo um doutoramento no qual não investi a tempo. Bem, cá estarei para contar a história.

Entretanto ainda são 16:47, ainda há tempo para fazer algo de útil hoje. Mas estou com uma espécie de irritação estúpida que me impede de concentrar... apetece-me ver TV, ou ir correr, ou ir estudar o capítulo 3, ou sair do quarto e ir chatear a minha irmã, ou ir alugar um filme, ou ir nadar, ou ir estudar francês... mas ao mesmo tempo há uma parte de mim que não tem vontade nenhuma de fazer estas coisas! C'est la vie!

4 comentários:

Anónimo disse...

Se me permiteis a ousadia de opinar uma sugestão: faz os resumos bem resumidos, pois não vale a pena escrever um texto extenso, pois para isso já existe o livro! Além de que dá menos trabalho.

David disse...

Pois, de facto fazer os resumos em LaTeX é uma parvoíce, dá muito mais trabalho do que à mão. Só que o resultado final do LaTeX é bastante apelativo.

Eu normalmente faço apontamentos de tudo e depois ainda faço resumos. Gosto de ter as coisas escritas à minha maneira e muitas vezes as margens dos livros são pequenas demais para as notas que acho necessário incluir :o)

Anónimo disse...

Eu faço sempre resumos, e depois nunca mais olho para eles. Quando preciso de relembrar um coisa, volto ao livro original. A minha memória, felizmente, ajuda-me nisto. O escrever é mais um vício enquanto tento compreender uma matéria.
Basicamente, escrevo só uma parte que ache mal explicada do livro, e essa sim, eventualmente a computador.

David disse...

Eu também vou ao livro original para rever as coisas. Só que quase todos os passos que se dão no livro necessitam de algumas justificações extra e os apontamentos servem para ficar com isso feito, para a posteridade =)

Além disso, como a minha memória é fraquita, escrever os apontamentos ajuda-me a assimilar melhor as coisas. Os resumos são mais para eu próprio ver se fiquei com uma ideia clara do objectivo geral da matéria, não incluo muitos detalhes.