badge
Entre Teoremas e Chocolates: Porto

sábado, novembro 03, 2007

Porto

Sobre o Porto há muito mais a dizer! Há séculos que não ía lá. Ainda tinha aquela impressão de criança de que o Porto é uma cidade muito cinzenta. Aliás, há muita gente que tem a mesma impressão, parece-me que é uma espécie de mito que tem o seu quê de verdade, mas que não pode ser levado à letra porque o Porto tem zonas espectaculares... Arrisco mesmo a dizer que tem um encanto que Lisboa não consegue ter. A minha impressão depois deste passeio é que Lisboa é uma cidade maior, mais moderna, mais cosmopolita. O Porto é uma cidade mais bairrista, talvez com um ambiente mais antigo e, por isso, um pouco mais cinzento. Mas é ao mesmo tempo uma cidade muito bonita. O Douro tem ali qualquer coisa que o Tejo não consegue ter... talvez por ser muito mais estreito e por termos Gaia logo ali, como se na realidade estivessemos numa cidade dividida em dois... O Porto visto dos Clérigos ou, ainda melhor, visto dos jardins do Palácio de Cristal faz-me lembrar as imagens de outras cidades europeias. Cidades que eu pensava não existirem em Portugal! Gostei! =)

2 comentários:

FRANCO disse...

O Porto tem uma magia diferente.
Parece-me,um enorme enigma,um mistério sombrio mas encantador.
Eu,como Lisboeta...acho o Porto
uma cidade belissima,pelas ruelas,pela côr-de-sombra,
e pelas margens do Douro.

David disse...

Caro Mário, obrigado pelo comentário. Devo dizer que passo de vez em quando no planetfootball. É um site agradável, mas penso que ainda pode crescer mais. Aliás, parece ser esse o vosso objectivo, boa sorte!

Quanto ao Porto é como disseste: é um mistério sombrio, mas encantador. É uma cidade que talvez pareça mais triste, mas ao mesmo tempo é mais romântica. Gostei imenso, espero lá voltar muitas vezes.