badge
Entre Teoremas e Chocolates: Algebra = Headache

sexta-feira, novembro 23, 2007

Algebra = Headache

"At the moment I am struggling with the theory of D-Modules. If only I knew more algebra!" (*)


Esta frase é o meu lamento actual! Não esperava que as minhas maiores dificuldades nesta fase fossem na parte algebrica da coisa... A algebra pode ser lixada e o mais estranho é que durante os últimos 5 anos não me apercebi disso. If only I knew more about categories and homological algebra...




( *) Adaptação de uma frase de Schrödinger usada pela minha professora de física como exemplo do "carinho" que os físicos têm pela matemática: "At the moment I am struggling with a new atomic theory. If only I knew more mathematics!"

6 comentários:

Miguel disse...

Boa noite David! É a primeira vez a primeira vez que escrevo um comentário num blog. Não sei se já te tinha dito antes, mas queria aproveitar o espaço para dizer que gosto muito de ler o teu blog. A diversidade de assuntos que abordas dos aspectos simples e verdadeiros da vida às polémicas da política e desporto é muito grande. Fico contente por te conhecer e partilhar estes anos de faculdade contigo.

David disse...

Ola miguel! Obrigado pelas tuas palavras e por gostares do blog. A minha ideia é mesmo a de não limitar o que escrevo a um assunto específico. É um espaço para opinar sobre o que me apetece e claro que ainda é melhor quando sei que há amigos que o lêem! Por isso, volta sempre! Ainda temos muitos anos pela frente para partilhar e ainda me hás-de explicar muitos conceitos de finanças e economia, porque não pesco nada daquilo!

Anónimo disse...

O diagrama é giro. Isso comuta ou não? :-)

David disse...

Sim comuta. Os conjuntos de partida e chegada são objectos de uma categoria aditiva qualquer e as setas são morfismos nessa categoria. Os [1] são functores dessa categoria nela própria (uma espécie de automorfismos). E este é o diagrama que define a principal propriedade de uns "bichos" chamados categorias triangularizadas. Chamam-lhe o diagrama do octaedro. E mais não me perguntes porque (ainda) não sei!

Anónimo disse...

A Álgebra é fixe...
Se repetires isto vezes suficientes pode ser que te convenças disso.
Se não te convenceres, não tens outro remédio senão marrar.
Se te convenceres... marra à mesma

David disse...

Já estive mais convencido disso...! E ser marrão em álgebra é a maior seca da matemática! Mas lá terá que ser!