badge
Entre Teoremas e Chocolates: As minhas leituras recentes

terça-feira, fevereiro 26, 2008

As minhas leituras recentes


Neste post vou dar a minha opinião (curta) em relação aos livros que tinha comprado em Dezembro e dos quais falei aqui e em relação ao Band Of Brothers, livro que tinha encomendado na net.


A Insustentável Leveza do Ser - Desiludiu-me um pouco... estava à espera de algo diferente. Tem pontos positivos, mas em geral não correspondeu ao que esperava. O modo como as personagens são caracterizadas, aquela coisa que eu costumo referir como "densidade psicológica das personagens" agradou-me. Também gostei de alguma filosofia. Mas em relação às histórias do livro, que acabam por ser o centro da obra, confesso que não encontrei nelas nada digno de interesse.


Enquanto Salazar Dormia - É um livro aceitável que nos dá a conhecer a vida em Lisboa durante a segunda guerra mundial. Como gosto de tudo o que envolva a segunda guerra, considero que o livro foi um bom investimento. No entanto, a parte do romance não tem qualquer piada e apenas serve para fortalecer a minha preferência pelos romances da primeira metade do século XX.


Memórias de Um Escravo Americano - Uma autobiografia crua e desapaixonada de um ex-escravo americano que fugiu para o norte do país onde pôde viver livre, tendo chegado a ocupar cargos políticos. Não sendo uma grande obra, tem aquilo que para mim as autobiografias têm de mais precioso: autenticidade.


Hans - Comprei-o para ficar a conhecer Herman Hesse e gostei! É uma história triste sobre o mal que a sociedade e o sistema de ensino fazem aos adolescentes inteligentes. Apesar de se desenrolar numa vila rural da Alemanha num ambiente de início do século XX, é uma história intemporal. Gostei muito, mesmo muito, da escrita do Herman Hesse. Há muito tempo que não lia um escritor de que gostasse assim, talvez desde a Pearl Buck. Lá está, este é mais um livro que me leva a concluir que, tirando as biografias, prefiro os escritores mais antigos. Os romances modernos não me dizem muito.


Band Of Brothers - O melhor livro que li acerca da Segunda Guerra mundial! Tal como a série (da qual falei aqui e aqui), é uma experiência de realidade virtual. Há medida que lemos vamos conhecendo aquele grupo de soldados e vamos partilhando os sentimentos deles. É um livro intenso e profundo. Conduz-nos àquilo que o homem tem de melhor e de pior, perturba-nos, faz-nos chorar e rir e no fim faz-nos perceber que entre aqueles soldados estavam alguns heróis. Não pelo que fizeram para ganhar a guerra, mas pelo que fizeram uns pelos outros. Este livro merece um post próprio e espero ter tempo para o escrever brevemente.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eis um post que é um autêntico serviço Público. Obrigado David. Acho que vou comprar e ler alguns destes livros!

David disse...

Ainda bem que achas Joulopa! Na semana passada comprei mais uma remessa de livros pelo que daqui a algum tipo é provável que encontres por aqui outro post destes.

Anónimo disse...

És "devorador" de livros? Cinco livros nos últimos tempos bate a média que é... cinco livros em toda a vida? :-)

Anónimo disse...

David, o teu blog é sensacional. Não digo isto por concordar com todas as tuas opiniões (o que é impossível...) mas por apreciar a coragem e a forma descomplexada com que falas das tuas ideias. E sobretudo a humildade com que o fazes.
Do melhor que há!
Aprecio, pois, muito os teus posts sempre com conteúdo (se pecebes o que quero dizer) e em especial estes sobre livros, por isso espero que tenhas tempo para ler rapidamente porque é com grande espectativa que aguardo o próximo.

David disse...

Jaime, fui devorador de livros até aos meus 16/17 anos... agora estou a retomar! =) Cinco livros em toda a vida?! Isso nem dava para incluir toda a colecção Uma Aventura e no meu/nosso tempo de miudos essa era uma leitura quase obrigatória... se bem que tu por essa altura devias andar a ler livros sobre dinossauros ou sobre psicanálise ;o)

Joulopa, com tantos elogios o blog até se baba! Obrigado! E desculpa a curiosidade, mas era suposto eu saber quem és?

Anónimo disse...

Sim e não. Eu explico, não faço parte das pessoas que te estão próximas. Muito longe disso. Posso dizer que sou um mero conhecido teu. Muito curioso?... Não vale a pena.

Quanto aos elogios, não quer dizer que mereças 20 valores para o teu blog. Também não quer dizer que não mereça, é que eu não sou qualificado para o classificar. Apenas que, face aos blogs que conheço e tendo em conta as minhas (pessoais) preferências, o teu é muito bom. Claro que há posts e opiniões que não gostei tanto. Mas mereces os elogios e tens um grande potencial. Força!

Um abraço.

David disse...

Joulopa, obrigado pela opinião sincera acerca do blog e pelo incentivo!

Um abraço e volta sempre, mero conhecido!