badge
Entre Teoremas e Chocolates: Eleições USA

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Eleições USA


neste post tinha escolhido esta questão como sendo uma das grandes incógnitas do ano. Entretanto têm sido disputadas as primárias em diversos estados e tivemos a super-terça feira esta semana. Do lado republicano a escolha parece praticamente feita. Rudolph Giulany, um candidato de quem tinha muito boa impressão, abandonou a corrida. Tinha a ideia que os americanos o tinham em boa conta devido ao trabalho que ele fez em Nova Iorque após o 11 de Setembro. Na altura pareceu-me que, com as devidas distâncias, Giulany foi uma espécie de Marquês de Pombal Nova-Iorquino. Mas este candidato acabou por não conseguir grandes apoios e deixa assim a disputa para os restantes candidatos, dos quais John McCain se tem destacado (não, não tem nada a ver com os McCann). Do lado democrata, Hillary Clinton parece estar na pole position para o que falta das primárias. No entanto, Barack Obama ainda tem algumas hipóteses. Eu decidi que apoio Barack Obama. Não me perguntem porquê, mas estou com ele. Não há nenhuma razão profunda que justifique esta minha posição, até porque não tenho acompanhado os debates e as campanhas com atenção. No entanto, há um conjunto de pequenas razões que me levam a preferir a postura do Obama. A Hillary Clinton, por muito boas ideias que tenha, não consegue apagar a impressão de que só está onde está porque o marido foi presidente. Além disso, tem um jeito cínico e atabalhoado e passa o tempo a criticar o Obama. Obama por seu lado parece mais interessado em discutir assuntos realmente importantes e tentou não responder às críticas, enquanto pode. Outro motivo que me leva a apoiar Obama é que vi no Youtube que o Stevie Wonder também o apoia! Até li uma piada gira que dizia algo do género: seja como for o Obama já não fica a perder porque vale mais teres o teu nome cantado pelo Stevie Wonder do que seres presidente dos USA.


Por tudo isto e mais algumas coisas (por exemplo, a Hillary não é bonita) o meu voto vai para Barack Obama.

2 comentários:

rock disse...

Apetece-me brincar um bocadinho sobre a tua última nota: estás a tentar dizer que achas o Obama giro? ;) jinhos**

David disse...

Giro não sei se é, mas não é esse o meu ponto. O que acho é que sendo o presidente dos USA uma figura internacional que aparece constantemente no ecrã, até era bom para a vista que fosse uma rapariga bonita! Mas nem isso a Hillary tem a favor dela. E o Obama tem qualquer coisa diferente... não sei, dizem que ele tem o perfil clássico de um líder carismático.