badge
Entre Teoremas e Chocolates: Yes We Can

sábado, fevereiro 23, 2008

Yes We Can

Vi o vídeo pela primeira vez num dos meus blogs preferidos, o Dias Uteis. É um vídeo de propaganda que apela aos sentimentos patrióticos dos norte-americanos, algo a que nós, na nossa Europa quase sem fronteiras, damos cada vez menos valor. Até há por aí quem critique muito os americanos por terem este tipo de postura considerada retrógrada. Eu não sei o que pode haver de retrógrado em amar o nosso país. Acho perfeitamente normal que um americano seja pró-americano e por isso compreendo e gosto da mensagem do vídeo. Para além disso, o vídeo contribui ainda mais para a ideia de que o Obama é um tipo inspirador, com algo de diferente do político comum (pelo menos dos políticos norte-americanos que têm estado mais em destaque nos ultimos anos). A campanha dele tem sido notável por causa disso: ele ultrapassa os discursos superficiais, fala como uma pessoa e fala para pessoas; tem conseguido chegar ao coração dos americanos e por isso está a pouco e pouco a tornar-se o candidato do povo e o futuro presidente.


3 comentários:

rock disse...

Está muito bom, realmente :) não é que me tens conseguído convencer que este sr. seria mesmo a melhor escolha? Pelo que já ouvi a Hilary realmente não está a jogar limpo! **

rock disse...

Há, esqueci-me de dizer, que sempre me agradou bastante a ideia dos EUA quanto à motivação, atrevo-me até a dizer que Portugal precisava um pouco disso também. :) Mas lá está, culturas... há sempre coisas boas e más. jinhos**

David disse...

Sim, eu também acho que na Europa e, em particular, em Portugal, precisavamos de um pouco daquele sentimento nacionalista que nos leva a ter algum brio quando se trata de contribuir para o progresso do nosso país.

Ainda bem que te estou a convencer! =) É pena é tu não votares... Ainda para mais, aquilo agora está outra vez renhido, a Hilary lá ganhou uns estados!