badge
Entre Teoremas e Chocolates: Soltas

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Soltas

1) Hoje realizei (ou melhor, comecei a realizar) um sonho! =)

2) Se é para ir a Cuba, que seja em breve! Eu duvido que chegue a tempo de algum dia conhecer a Cuba pela qual se apaixonaram diversas personagens históricas e pela qual se apaixonam milhares de turistas anualmente. Mesmo assim é dos países não europeus que mais gostava de visitar, mesmo que muita coisa mude por lá.

3) As imagens da lesão do Edu, jogador do Arsenal, são arrepiantes. Para já prevê-se que possa estar pronto para voltar a competir daqui a 9 meses. Estimativa que, tendo em conta a violência do lance, até é um mal menor. Deve ser horrível um jogador ver-se privado de fazer aquilo de que mais gosta... mas estas coisas fazem parte do futebol. O lance era evitável, a forma como o jogador adversário se faz à bola não é a mais correcta e ele acaba por atingir violentamente o Edu. Mas não creio que se deva crucificar o jogador do Birmingham, Martin Taylor. Não me parece que haja intenção de lesionar o Edu. O Taylor deve sentir-se péssimo por ter feito isto a um colega de profissão. As imagens do lance são escassas. Já estiveram no youtube, mas têm sido retiradas. Podem ver estas fotos 1, 2, 3 e 4 (tive conhecimento delas no livreindirecto). São arrepiantes, mas não tanto como alguns vídeos e fotos que já estiveram no youtube.

4) Anda a circular por aí um mail acerca de uma previsão do Eisenhower e de essa previsão se estar a tornar realidade. Assim começa o texto do dito cujo: «É uma questão de História lembrar que, quando o Supremo Comandante das Forças aliadas, General Dwight D. Eisenhower encontrou as vítimas dos campos de concentração, ordenou que fosse feito o maior número possível de fotos, e fez com que os alemães das cidades vizinhas fossem guiados até aqueles campos e até mesmo enterrassem os mortos. E o motivo, ele assim explanou: " Que se tenha o máximo de documentação - façam filmes - gravem testemunhos - porque, em algum ponto ao longo da história, algum bastardo se erguerá e dirá que isto nunca aconteceu".» A verdade é que não é só o presidente do Irão que diz que o holocausto é um mito da história. Também na Europa começamos a assistir à disseminação desta ideia, a pouco e pouco. Considero isto grave, muito grave! É um erro não aprendermos com a história, é um erro ignorá-la e deturpá-la, porque isso contribuirá para que um dia a história se possa repetir. Oportunamente, falarei de novo acerca deste assunto.

5) Em Março, viagem a Paris para tentar dar um empurrão no doutoramento... sinto-me perto de perceber razoavelmente o problema proposto para a tese. Mas sinto-me longe de poder fazer qualquer coisa por mim próprio. Espero que os 10 dias em Paris sirvam para delinear uma estratégia para começar a trabalhar no problema. Há meia duzia de artigos para ler e muita teoria de feixes por saber, mas de tudo isto há que seleccionar o que é realmente importante.

6) No próximo post falarei dos livros que li ultimamente e dos livros que comprei na semana passada (voltei a perder a cabeça ao passar na feira do livro instalada na gare do Oriente).

2 comentários:

rock disse...

Fique mesmo contente quando soube da boa noticia :D acho que te vais sair muito bem!
Quanto às imagens do Edu, realmente são impressionantes! :S também não acredito que alguém faça tal coisa propositadamente a ninguém!
É realmente estranho que alguém consiga ter coragem para negar o Holocausto! Omitir esse tipo de informação parece-me uma regressão da história e o melhor caminho para o mesmo tipo de atrocidades se voltar a repetir.
A título comparativo, lembro-me do meu pai me dizer que os livros da escola dele não tinham informação sobre as derrotas portuguesas, e que o meu pai quando era novo tinha a noção que Portugal nunca perdia batalhas...
Por último desejo-te muito boa viagem :) e que no meio do trabalho, ainda tenhas umas horitas para passear :) jinhos**

David disse...

Quanto à novidade, também espero sair-me bem! Tive alguns professores muito bons, espero ter aprendido alguma coisa com eles!

Os lances como o do Edu, acontecem a quem lá anda! O futebol é muito bonito, mas também tem coisas assim mais tristes... E raramente são propositadas.

Estou a ler um livro de investigação histórica que fala muito no holocausto e só está a contribuir para aumentar o meu espanto: como é possível que alguém tente negar, justificar ou diminuir os crimes horrorosos que os nazis cometeram?

Em relação a esse exemplo do teu pai, vem mesmo a calhar. Parece que em alguns manuais escolares (nomeadamente no Reino Unido) estão a ser retiradas as referências ao holocausto. Daqui a umas décadas podemos ter uma sociedade em que a maioria das pessoas nunca ouviram falar nesse período negro da história.