badge
Entre Teoremas e Chocolates: novembro 2007

quarta-feira, novembro 28, 2007

Benfica 1 - Milan 1


Não foi com uma tosta mista e uma green, acabou por ser com um capuccino, que vi o Benfica fazer uma exibição muito boa frente aos campeões europeus! Foi o melhor jogo que vi a uma equipa portuguesa esta época (contando até com as exibições espantosas da selecção...). Contra a equipa europeia mais difícil de defrontar, jogámos muito bem! O Milan esteve bem até marcar e depois não se viu mais, à excepção de dois contra-ataques já perto do fim! A partir do golo do Milan, o Benfica tomou conta do jogo, ganhou as lutas a meio campo, correu mais, pressionou bem, criou situações de golo e, na minha opinião, merecia ter ganho por mais do que um golo de vantagem. A inexperiência de alguns jogadores e os remates que teimaram em sair à figura, impediram um resultado melhor! Mesmo assim, apesar de não termos ganho, estou contente com a equipa e com o Camacho. Acredito que com este plantel, com este treinador e com esta atitude estamos no bom caminho para criar uma equipa que discuta os troféus e jogue bom futebol!

Esperem um minuto, vou ali assoar-me...

... ok já está! Mais um lenço de papel gasto! Hoje estou em casa a tentar combater uma constipação longe das correntes de ar e do aquecimento das salas da FCUL. Estou a trabalhar no meu quarto enquanto ouço Norah Jones! Maldita constipação! O ano passado, após insistência da minha mãe, levei a vacina da gripe. É verdade que é eficaz: passei todo o Inverno sem vestígios de gripe ou constipação. Este ano decidi não levar a vacina porque não pertenço aos grupos de risco e o stock é limitado. Mas parece que está a acontecer o que eu temia: as minhas defesas estão mais fracas porque o ano passado o meu sistema imunitário não precisou de produzir anti-corpos contra a gripe. Não sei se esta interpretação da coisa é demasiado simplista ou se neste caso o meu senso-comum tem razão. O que sei é que ainda estamos em Novembro e já conto duas fortes constipações! Espero que o número não aumente... Espero também que este dia em casa, o paracetamol, o Rhinomer e a Norah Jones me ajudem a melhorar. Tudo me parecerá menos ruim se logo à noite o Benfica ajudar! Aliás, essa vai ser a minha grande aventura de hoje: vestir um casaco quente, conferir os trocos da carteira e ir até ao café ver o SLB defrontar o actual campeão europeu enquanto como uma tosta-mista e bebo uma green.



domingo, novembro 25, 2007

O Que Sabemos (conferência de R. Feynman)


De todas as personagens da história da ciência cuja história conheço razoavelmente, há meia duzia que estão no topo do meu fascínio: Einstein, Newton, Poincare, Grothendieck, Andrew Wiles... Há ainda alguns que conheço mal mas que tenho impressão de terem sido geniais e igualmente fascinantes: Hilbert, Godel, Sthefen Hawking, Oppenheimer, entre outros. Mas se tiver que eleger o cientista que mais me fascina, escolheria Richard Feynman.


Ora, hoje fomos ao teatro do politécnico (no museu da ciência) ver «O que sabemos (conferência de R. Feynman) » e valeu a pena! Como disse o Miguel, para quem já tinha lido muito acerca do Feynman (e eu sou um deles) não se falou de nada que não soubessemos já. No entanto, eu achei que a interpretação foi 5 estrelas e que contribuiu para aumentar o meu fascínio em relação ao Feynman. Para quem nunca leu nenhum dos livros dele, esta peça é uma óptima maneira de o conhecer!

Tiros Nos Pés


Este era um senhor que eu gostava de ouvir falar. Habituei-me a ouvir as "lições" do professor Marcelo já desde os tempos da TVI. Era uma boa maneira de ouvir um resumo da actualidade política (e não só) feito por uma pessoa respeitada e cuja opinião muitas vezes ajudou a definir a minha própria opinião. É uma personagem que tem algo de fascinante. Há um ligeiro mito à volta do professor, porque segundo aquilo se sabe tem alguns hábitos bizarros para um catedrático em direito e destacado político. Coisas como fazer surf, dormir 4 horas por noite, ler dezenas de livros por semana, parecer que sabe de tudo um pouco... No entanto o professor ultimamente tem sido fértil a dar tiros nos pés. Para mim a coisa começou a descambar durante o período de debate acerca do aborto. Eu até votei não. Mas a certa altura o professor enrolou-se muito nos seus argumentos. Disse muitos disparates, os movimentos do «sim» pegaram nisso, criticaram-no, ele continuou a dizer disparates e a argumentar de modo estranho. Houve uma fase do debate em que eu até fiquei a duvidar se o «não» seria realmente a opção correcta e o professor teve culpa nessa minha hesitação. No fim, a lógica do «não» já não me convencia e tive que lançar a lógica para trás das costas e votar segundo a minha consciência (para mim a consciência é mais fiável que a lógica). Depois dessa fase do aborto, o professor voltou a estar em destaque pela negativa durante o período eleitoral do PSD. O apoio que deu a Marques Mendes pareceu funcionar ao contrário e contribuir para a vitória de Luis Filipe Menezes. E o pior foi o que aconteceu depois: a crítica absurda e ofensiva que fez a Manuela Ferreira Leite, acusando-a de ter sido a culpada da vitória de Luis Filipe Menezes. Ela sempre apoiou Marques Mendes e só não o fez de modo mais visível porque preside o conselho nacional do PSD que é suposto ser um orgão isento dentro do partido. Ela sempre teve uma postura correcta na política, não merecia. Este episódio parece-me que apenas contribuiu para descredibilizar o professor. Acho que são cada vez menos as pessoas que o ouvem.


P.S Agora raramente vejo o programa do professor. Hoje estava a jantar com a tv ligada na RTP, mas estava distraído, sem ligar ao que ele dizia. Num bocado em que estive mais atento ouviu-o dizer um disparate em relação a futebol. Quem tem a mania de que sabe tudo arrisca-se a isto. Dizia ele que o grupo que calhou a Portugal para a fase de apuramento para o mundial 2010 é muito acessível. Bem, até podia dizer que é um grupo em que Portugal tem boas hipóteses, mas passou a ideia de que é o grupo mais fácil que nos podia calhar, o que para mim é um enorme disparate.

sexta-feira, novembro 23, 2007

Algebra = Headache

"At the moment I am struggling with the theory of D-Modules. If only I knew more algebra!" (*)


Esta frase é o meu lamento actual! Não esperava que as minhas maiores dificuldades nesta fase fossem na parte algebrica da coisa... A algebra pode ser lixada e o mais estranho é que durante os últimos 5 anos não me apercebi disso. If only I knew more about categories and homological algebra...




( *) Adaptação de uma frase de Schrödinger usada pela minha professora de física como exemplo do "carinho" que os físicos têm pela matemática: "At the moment I am struggling with a new atomic theory. If only I knew more mathematics!"

segunda-feira, novembro 19, 2007

Uma Espécie de Mau Futebol


Dizem que no sábado passado Portugal jogou com a Arménia e até venceu por 1-0. Eu não vi. Estive a ver um jogo sui generis transmitido na RTP1 entre 11 barbies e 11 toscos parecidos com os irmãos metralha. Não cheguei a perceber que desporto era aquele até porque me pareceu algo aborrecido e fiz um pouco de zapping para acompanhar o Daily Show. Tinha algumas semelhanças com o futebol. Por exemplo, eram 11 contra 11 e havia lá um gajo que até tinha um apito... e assim de repente não me lembro de mais nenhuma semelhança. Fiquei realmente intrigado sobre o desporto que se estava a praticar naquele recinto em Leiria! Seria ballet? Passagem de modelos? Turismo? Ou imitadores dos homens-estátuas da Rua Augusta?


É que não me venham dizer que aquilo era futebol! Eu arranjava 10 amigos portugueses (i.e. pessoal que sabe o que significa talho e nunca ouviu falar em açougue) e fazíamos melhor figura.
Legenda da foto: a rainha das barbies! Se eu fosse o António Veloso (para quem não sabe, o António Veloso é o pai deste rapaz e foi um excelente jogador e capitão do Benfica) obrigava o filho a rapar o cabelo e pedia ao Bynia que lhe fizesse na cara uma cicatriz à moda do Ribery. Era da maneira que o rapaz ficava feio (se é que ele não o é) e de uma vez por todas ía perceber que não pode ser ao mesmo tempo modelo e um bom jogador de futebol.




Gripe

Agora anda tudo por aí a combater a gripe e não há quem combata esta "coisa"?

É com cada molha que um gajo apanha ali em baixo!! Cá para mim esta bodega arquitectónica foi promovida pela ordem dos médicos, para garantir trabalho à classe.

Velhice

Estou em casa com pijama de Inverno e com uma sweat por cima do pijama. Mas tenho frio! Calço outro par de meias e sinto-me muito melhor! Mas dois pares de meias em Novembro quando ainda não estão menos de 10º?!?! Estou a ficar velho!

A Febre do Blog

Eis que de repente tenho vontade de escrever 3 posts. São 3 "curtas" que, se eu fosse esperto, guardava para os próximos dias de modo a fazer render o peixe. Mas quando a inspiração nos toca e quando as temáticas (esta palavra tem o seu quê...) nos seduzem, o melhor é não resistir! Os posts vêm dentro de momentos!
P.S. Passei a assinar os posts com David em vez de epsilon, que era uma herança dos tempos de mIRC.

domingo, novembro 18, 2007

Happiness

sexta-feira, novembro 16, 2007

Consumismo

Ando com tendências fortemente consumistas! Tenho vontade de comprar uma montanha de coisas e por enquanto tenho estado bastante contido... fosse eu mulher e um dia destes dava-me a neura e lá se ía o "plafon". Se os leitores deste blog me quiserem oferecer um presente, ficam aqui algumas sugestões:
  • o novo cd da Alicia Keys
  • o novo cd do Andrea Bocelli
  • o novo cd da Paula Oliveira
  • O Livro do Desassossego de Bernardo Soares
  • Um livro qualquer do Bill Bryson, preferencialmente em inglês (estou curioso para ler alguma coisa dele)
  • O livro “Como o futebol explica o Mundo: um olhar inesperado sobre a globalização” de Franklin Foer
  • Bilhete para qualquer jogo do Benfica (se for para o Benfica - Porto, melhor!)
  • Bilhete para o concerto da Alicia Keys no Pavilhão Atlântico, que será em Março do próximo ano
  • Também já me soou aos ouvidos que o Michael Buble pode cá vir no próximo ano, se isso acontecer podem oferecer-me 2 bilhetes ;o)
  • Uns ténis para futsal (amanhã tenho uma jogatana com os amigos e vou ter que usar um ténis esburacado)

Se os vossos pais não são ricos e o vosso banco não é o BES, contento-me com uma caixinha de pastilhas elásticas, de preferência Chiclets Ice de Canela.

quinta-feira, novembro 15, 2007

Porque é que...

...quanto mais durmo mais sono tenho?

Muita Lata

E o prémio para Gajo Cheio De Lata 2007 vai para: Pervez Musharraf! Ora deixem lá ver:

  1. É presidente do Paquistão desde 1999 depois de derrubar o governo constitucionalmente eleito de Nawaz Sharif através de um golpe de estado
  2. Em Setembro deste ano mandou prender Nawaz Sharif quando este regressou ao país
  3. No início de Novembro decretou o estado de emergência que automaticamente suspende as eleições parlamentares marcadas para início do próximo ano
  4. A ex-primeira ministra Benazir Bhutto regressou também ao país e Musharraf tem-na mantido em prisão domiciliária
  5. Tem impedido todo o tipo de manifestações convocadas pela oposição e tem ordenado a prisão de dezenas de apoiantes de Nawaz Sharif e Benazir Bhutto

E Musharraf justifica estas acções dizendo que a democracia do país está em perigo e que tudo o que tem feito é para garantir que o Paquistão seja uma nação democrática...

segunda-feira, novembro 12, 2007

Monarquia vs República

Já uma vez por aqui escrevi acerca do meu ligeiro fascínio pela monarquia. Sou a favor da monarquia e por uma razão simples: entre ter um presidente que não faz nada e um rei que não faz nada, prefiro um rei! É muito mais... romântico! Além disso há o outro motivo muito forte: a princesa Ranya da Jordânia passaria a visitar Portugal com mais frequência! Mas este fim de semana finalmente percebi porque não podemos ter monarquia em Portugal: o Duartezinho nunca mandaria calar o Hugo Chavez e um rei sério tem que ter coragem para isso. Imaginem que um dia numa cimeira dos países de língua oficial portuguesa, ou algo do género, o Lula da Silva ou o José Eduardo dos Santos começam a chamar incompetente ao Santana Lopes. Estão a ver o Duarte a intervir com um irritado "Porque não te calas!?!"? Pois, eu também não. No caso do nosso Duarte-mascote, lá em casa deve ser a Isabelinha que o manda calar!

P.S. se bem que no caso de algum gajo chamar incompetente ao Santana, o rei só cairia nas boas graças do povo se o aplaudisse!

sexta-feira, novembro 09, 2007

Selecção Portuguesa? Ou "os amigos de Scolari"?



Usurpar: apoderar-se astuciosa ou violentamente de uma coisa de que alguém legitimamente usufruiu ou que lhe pertence; alcançar sem direito; adquirir por fraude; estar a possuir ilegitimamente.
Na história da convocação do Pepe para a selecção portuguesa, o menos culpado até é o jogador que se limita a procurar aquilo que é mais conveniente para ele. Culpados são os que permitem que isto aconteça! Se eu fosse jogador de futebol profissional o meu sonho máximo seria representar a selecção portuguesa e deixar todo o meu suor dentro do campo sempre que jogasse com as nossas cores. Com histórias como a do Pepe, o que é que sentirão jogadores genuinamente portugueses como Ricardo Rocha, Tonel, Zé Castro e até Manuel da Costa ? (este último apesar de ter crescido na França e jogar actualmente na Holanda, tem feito percurso na selecção de esperanças e tem muito mais legitimidade que o Pepe para ter um lugar na selecção A - e cá para mim até vai ser melhor central que o Pepe). E o que sentirão as centenas de miúdos que diariamente treinam, aprendem, crescem e sonham com a selecção? Será que vale a pena ter esse sonho? Andamos a brincar às selecções ou quê?

quinta-feira, novembro 08, 2007

Dia Quase Perfeito

Hoje fiquei a trabalhar em casa. Um dia por semana consigo ficar em casa sem me distrair, desde que estabeleça na véspera objectivos específicos. Ficar em casa tem a grande vantagem de poder dormir um pouco mais, já que não perco as habituais duas horas por dia em transportes públicos. Hoje passei o dia em frente ao computador a preparar uma apresentação que irei fazer na próxima semana sobre aquilo que tenho estado a estudar. Fui ouvindo muita música (a minha perdição mais recente são os Madredeus) e o trabalho correu bastante bem! Mais uma hora de trabalho depois de jantar deverá ser suficiente para ficar com a apresentação pronta.

Pelo meio visitei alguns dos meus blogs preferidos e encontrei um blog que, à primeira vista, me parece muito bom. Para quem é apaixonado por futebol aconselho: FootballDependent. Já adicionei o link no meu blog e assim que tiver uma horinha livre vou ler os posts antigos. O autor parece saber apreciar o futebol para além do próprio clube (é benfiquista o que também ajuda) e tem uma cultura futebolística acima da média! Fiquei mesmo com excelente impressão deste blog.

Para além de navegar pela net, as minhas outras pausas foram para a "bica" e para ir ao Stapples comprar uma mochila para o pc (se não o meu ombro esquerdo chegava ao nível das ancas por causa do peso da mala a tiracolo). Resisti a gastar mais umas dezenas de euros num quadro para o meu quarto. Na sala do Departamento de Matemática da FCUL onde trabalho habitualmente tenho usado o quadro com alguma regularidade para resolver problemas pendentes... Esta tem-se revelado uma tática eficaz! Hoje não era um bom dia para gastar dinheiro no quadro, mas é possível que nas próximas semanas compre um.

Ao fim da tarde fui correr. Nas últimas semanas este tem sido o meu desporto. Inscrevi-me para natação livre nas piscinas de Vila Franca mas ter que usar o carro para lá ir acaba por ser uma desvantagem. Assim, tenho optado pela corrida: visto uns calções e uma t-shirt, ténis calçados, mp3 com Jamiroquai, Djavan e Ala dos Namorados e lá vou eu até ao jardim de Vila Franca.

Dou algumas voltas ao jardim, já com o anoitecer a roubar aos poucos a luz do dia. Corro junto ao Tejo, passando por alguns barcos pequenos, vendo ao fundo as luzes das casas e das vilas da outra margem, pisando as folhas que o Outono espalha pelo chão, ouvindo boa música... Sabe muito bem! Parece que ali, sozinho, encontro uma parte de mim! Faço uma pausa para descansar e um senhor de idade passa por mim, também ele no seu jogging, e dispara um agradável "Boa Noite". Desejei-lhe também "Boa Noite" e fiquei contente com o gesto do senhor, que não conhecia de lado nenhum. Voltei a correr, já com a noite escura e as luzes dos lampiões acesas a multiplicar as sombras ao sabor do vento. Dou a ultima volta ao jardim enquanto no mp3 passava a música "Ao Sul" da Ala dos Namorados (a versão de "Ao Sul" no concerto ao vivo no São Luiz é uma das minhas músicas preferidas). A letra joga bem com o momento:

Ao sul
À procura do meu norte
Subo as águas desse rio
Onde a barca dos sentidos
Nunca partiu

Lá longe
Inventei o dia azul
E o desejo de partir
Pelo prazer de chegar
Ao sul

Cada um tem a sina que tem
Os caminhos são sempre de alguém
Ao sul

Ao sul
Entre dois braços abertos
Bate um coração um coração maltês
Que se rende, que se dá
De vez

Por amor
Corto os frutos que criei
Corto os ramos que estendi
Pela raíz que abracei
Ao sul

Cada um tem a sina que tem
Os caminhos são sempre de alguém
Ao sul

Voltei para casa, tomei duche e tive vontade de vir escrever este post. Para dizer que, para um dia de trabalho, este dia tem sido quase perfeito. Só que ficar em casa tem uma grande desvantagem...

sábado, novembro 03, 2007

Obrigado

Para finalizar estes posts sobre o fim de semana passado, uma palavrita para os companheiros de passeio: merci! Nós fazemos um grupo fenomenal! ;o)


Pena a foto estar meio torta e ter apanhado aqui do lado esquerdo um carro abandonado, sem farol, mas mesmo assim gosto dela!

Porto

Sobre o Porto há muito mais a dizer! Há séculos que não ía lá. Ainda tinha aquela impressão de criança de que o Porto é uma cidade muito cinzenta. Aliás, há muita gente que tem a mesma impressão, parece-me que é uma espécie de mito que tem o seu quê de verdade, mas que não pode ser levado à letra porque o Porto tem zonas espectaculares... Arrisco mesmo a dizer que tem um encanto que Lisboa não consegue ter. A minha impressão depois deste passeio é que Lisboa é uma cidade maior, mais moderna, mais cosmopolita. O Porto é uma cidade mais bairrista, talvez com um ambiente mais antigo e, por isso, um pouco mais cinzento. Mas é ao mesmo tempo uma cidade muito bonita. O Douro tem ali qualquer coisa que o Tejo não consegue ter... talvez por ser muito mais estreito e por termos Gaia logo ali, como se na realidade estivessemos numa cidade dividida em dois... O Porto visto dos Clérigos ou, ainda melhor, visto dos jardins do Palácio de Cristal faz-me lembrar as imagens de outras cidades europeias. Cidades que eu pensava não existirem em Portugal! Gostei! =)

Aveiro

No último fim de semana passeámos, neste recordamos! Aqui ficam algumas fotos tiradas em Aveiro e no Porto, cidades que eu já não visitava há muito muito tempo. O local mais a norte que tinha visitado nos últimos anos foi a Serra da Estrela. Os meus passeios e férias são sempre mais virados para a zona centro e Algarve.

Comecemos então por Aveiro. Cidade engraçada que tem uma zona comercial muito bonita, provavelmente das mais bonita do país, junto a um dos canais da ria, onde um ou outro moliceiro dão à paisagem um tom pitoresco, e junto às pastelarias onde se vendem os famosos ovos moles. Não sou grande fã, para conseguir comer mais do que um será preciso acompanhar com um café pouco açucarado. Aveiro pareceu-me uma cidade bastante agradável. Uma óptima opção para os estudantes universitários, sobretudo os que gostam de ciências e novas tecnologias.








quinta-feira, novembro 01, 2007

Finite Simple Group (of Order Two)

Entretanto, nas minhas andanças pela blogosfera encontrei no blog do meu colega e amigo Carlos um curioso grupo musical. Aqui fica mais um post não feito por mim. Mas Jaime a este és capaz de achar piada!



Aqui está a letra para quem, como eu, tem dificuldade em perceber o inglês cantado.

Feriado

Hoje é feriado mas tinha pensado em trabalhar para compensar outras alturas em que trabalhei pouco. Mas tenho passado o dia em frente ao pc a fazer nada! Vou de blog em blog, vou variando a banda sonora do meu dia, desde Michael Buble, passando por Jamiroquai e Ivan Lins, até chegar à Diana Krall. De vez em quando penso em fazer algo mais produtivo. Já abri um ficheiro TeX para começar a preparar um resumo dos capítulos 1 e 2 do meu companheiro inseparável das últimas e das próximas semanas: «D-Modules and Microlocal Calculus». Mas estou sem paciência. Podia estar a estudar o capítulo 3, mas estou sem lucidez. Sinto a minha mente constantemente perdida, a vagabundear por aí.

Amanhã começo oficialmente o meu doutoramento, em termos de faculdade e em termos de bolsa (se bem que essa, como é apanágio do bom português, chegará com retroactivos). A partir de agora preciso de auto-disciplina... Não há nenhuma farmácia que a tenha à venda? Ou alguém que me empreste um pouco disso? Ou um manual dos "7 passos para a auto-disciplina" que funcione? Das duas uma: ou me torno um tipo atinado que tem um objectivo e faz tudo por ele ou então, como me dizia um professor meu, daqui a uns anos cá andarei atolado em propinas pagas à minha conta, a tentar que a faculdade me deixe terminar fora do prazo um doutoramento no qual não investi a tempo. Bem, cá estarei para contar a história.

Entretanto ainda são 16:47, ainda há tempo para fazer algo de útil hoje. Mas estou com uma espécie de irritação estúpida que me impede de concentrar... apetece-me ver TV, ou ir correr, ou ir estudar o capítulo 3, ou sair do quarto e ir chatear a minha irmã, ou ir alugar um filme, ou ir nadar, ou ir estudar francês... mas ao mesmo tempo há uma parte de mim que não tem vontade nenhuma de fazer estas coisas! C'est la vie!