badge
Entre Teoremas e Chocolates: As Minhas Leituras Recentes

sábado, julho 05, 2008

As Minhas Leituras Recentes

Para a categoria Um Livro, Um Amigo entram directamente e sem discussão dois livros de que já falei aqui: A Idade do Ouro, de Gore Vidal e Boca do Inferno, de Ricardo Araújo Pereira. Quanto a outras leituras recentes que ainda não referi no blog, aí vai:

Felicidade, de Will Ferguson - Ao contrário do que o título possa fazer crer, este é um livro humorístico, uma história descabida e com momentos hilariantes que gira à volta de uma premissa: suponhamos que um dia era posto à venda um livro de auto-ajuda que realmente funcionasse. Uma espécie de compilação de fórmulas para obter a felicidade, fórmulas infalíveis e fáceis de aplicar. De que modo é que esse livro transformaria o mundo? O personagem principal da história é o editor desse livro de auto-ajuda e é um dos poucos que não é atingido pelo furor à volta do livro. É um livro com humor e considero que foi uma boa compra, apesar de não ser (nem pretender ser) uma grande obra. Foi o livro que me fez companhia durante os 10 dias que passei em Paris na Páscoa.

Os Segredos do Reich, de Richard Breitman - Este é um livro pesado que ainda não consegui acabar de ler. Aborda questões que nunca tinha lido em lado nenhum acerca das informações que os aliados tinham durante a guerra, nomeadamente sobre o tratamento dos judeus por parte dos nazis. Mas por ser um livro escrito por um historiador, é uma obra um pouco inacessível para um mero amador como eu. Provavelmente o público alvo é sobretudo o público da área de história, investigadores e alunos. Mas ainda assim gostei do que li até agora e, quando tiver paciência, vou ler o que falta.

Tonio Kroger, de Thomas Mann - Outro livro que ainda não consegui acabar de ler. Apesar de ter gostado do início da história, a escrita de Thomas Mann nem sempre é fácil de acompanhar e o período em que estava a ler este livro acabou por coincidir com uma fase em que tive menos tempo para ler e acabei por deixá-lo de lado. 

A espingarda do meu pai, de Hiner Saleem - Um pequeno testemunho contado na primeira pessoa, acerca da vida no curdistão iraquiano quando este era alvo de ataques das forças de Saddam. A vida e a miséria dos curdos relatada pela escrita de um curdo adolescente que acabou por fugir para a Europa. É um livro que ajuda a entender melhor as guerras que os povos árabes tantas vezes travam entre si, o espírito fratricida que parece guiar estes povos.

Dora Bruder, de Patrick Modiano - A base deste livro é simples: há alguns anos, o autor encontrou num jornal parisiense de 1941 um anúncio que começava com: "Procura-se uma rapariga de 15 anos, Dora Bruder...". Desde então Patrick Modiano ficou perturbado perguntando-se quem seria Dora Bruder e o que lhe tinha acontecido. Decidiu investigar a partir dos escassos dados disponíveis. O livro que escreveu é um ensaio acerca da vida de Dora Bruder, baseado nas informações que conseguiu recolher, na sua própria imaginação e no conhecimento que ele tem da vida em Paris e do percurso dos judeus durante a guerra. É um livro triste, mas do qual gostei.

Sem comentários: