badge
Entre Teoremas e Chocolates: O Método Do Não Errar

domingo, abril 27, 2008

O Método Do Não Errar


Se pensarmos antes de agir, evitamos muitos erros.
Se pensarmos duas vezes antes de agir, evitamos muitos muitos erros.
Se pensarmos três vezes antes de agir, estou convencido que evitamos ainda mais erros.
Se pensarmos uma dezena de vez antes de agir, é provável que os nossos erros se tornem quase inexistentes.
Iterando o raciocíneo, obtemos uma ideia que tem qualquer coisa de epicurista: se nos deixarmos estar quietinhos a pensar, a pensar, a pensar, em vez de agir, então não erramos! 


Moral da história: o melhor é deixar-mo-nos de filosofias e errarmos de vez em quando sem remorsos, porque, afinal, «a pensar morreu um burro».

6 comentários:

Carlos Paulo disse...

Deve haver algum engano... eu ainda estou vivo!
Por mim.. pensar mais do que uma vez só quando há muita coisa em jogo.. de resto. Até começo a achar boa ideia fazer como o Dr. Alberto João Jardim: Falar sem pensar.
Mas eu não sou uma figura pública.
Desde que os meus disparates não comprometam outras pessoas não tenho problemas e fazê-los/dizê-los ..whatever!

Mas enfim... cada um é senhor de si!

"A pensar morreu o burro"??? Pá! o burro ainda tá vivo e a responder a um post teu!

David disse...

O melhor é falar sem pensar e acertar! Isso sim é genial! Não se pode dizer que o Sr. Alberto seja assim.

Qualquer dia abro um concurso para distinguir o burro dos burros. As pessoas teimam em dizer-me que são burras, temos que tirar isso a limpo.

"E o burro sou eu?" Nã nã nã nã nã

Anónimo disse...

E se errares por omissão de acção?

David disse...

Pois Jaime, esse é o ponto fraco deste método. Do ponto de vista legal, a omissão de acção pode até ser crime. Mesmo do ponto de vista moral pode ser condenável. No entanto, julgo que não podemos julgar alguém que decide abordar a vida desse modo, com uma inacção constante na tentativa de não cometer erros. Parece-me uma abordagem legítima. O que pretendi demonstrar é que mesmo que seja uma abordagem legítima, é um bocado parva já que nos impede de disfrutar da vida.

rock disse...

Se calhar devia estar quietinha mais vezes... deixar de dizer palermices em comentários, por exemplo, mas depois quem é que se ria ao lê-los? Pois é, há sempre um qualquer sentido na acção, podemos é não o ver imediatamente... erra o quanto puderes e quiseres se fores feliz com isso :) **

PS- Não abras o concurso, senão ainda levo o primeiro prémio!

David disse...

Olha mais uma concorrente para o concurso!! Ena, cada vez são mais... Há pessoas que a falar da própria inteligência - ou falta dela - parecem os idosos a falar de doenças! Shame on you! É impossível que alguém que tenha tido um pouco de contacto comigo, não tenha absorvido um pouco da minha inteligência... cof cof

Cada vez mais me convenço que a vida deve ser vivida com o método experimental: tentativa e erro! O problema é que o número de tentativas pode ser bastante limitado.