badge
Entre Teoremas e Chocolates: 25 de Abril

sexta-feira, abril 25, 2008

25 de Abril


A ditadura era injusta porque o poder pertencia a um punhado de gente e eram poucos os que daí tiravam regalias, enquanto a população em geral vivia em condições muito mais humildes, alguns até em miséria. Mas, espera lá, parece que conheço este filme!... Será que 34 anos após a revolução dos cravos estamos tão bem quanto podíamos? Será que esta falsa democracia em que vivemos nos trouxe benefícios reais? Não quero que estas questões tenham um sentido provocante. Não conheci o país antes do 25 de Abril e não tenho experiência e conhecimento suficientes para responder às questões de um modo conclusivo. Mas tenho as minhas ideias e elas dizem-me que há coisas em que hoje estamos piores do que há 34 anos. E não me parecem assim tão poucas!

5 comentários:

Anónimo disse...

Que coisas? Podes ser mais claro?

Carlos Paulo disse...

Engraçado... muita gente diz-me a mesma coisa. Como há 34 anos eu ainda não existia, se calhar a culpa é em parte minha!

David disse...

Em parte aquilo que disse é uma hipérbole. Em muitos aspectos, hoje estamos melhor do que há 34 anos, mas podíamos e tínhamos obrigação de estar ainda melhor. De certa forma foi mais isso que quis dizer. Por exemplo:
- A educação devia estar melhor

- o desemprego devia ser mais baixo

- a nossa economia podia estar ao nível dos outros países da UE

- o sistema de saúde é péssimo e está na bancarrota.

etc

Por culpa de uma classe política que se serve do povo em vez de servir o povo, Portugal é hoje um país que está muitos furos abaixo do que devia.


Por outro lado, julgo que em algumas áreas talvez estejamos mesmo pior que em 74:
- A justiça em Portugal simplesmente não funciona.

- Em alguns aspectos sociais temos vindo a perder valores e identidade. As gerações pós-revolução não souberam lidar com a liberdade que lhes foi entregue de repente e isso hoje reflecte-se nas gerações mais novas. A falta de civismo, de motivação e de ambição de muitos jovens resultam de grande desleixe da sociedade pós-revolução.

- O sentido de pátria, que para muita gente é criticável, é, no meu entender, algo que devíamos ter continuado a alimentar. Ser patriota e lutar em conjunto pelo desenvolvimento do nosso país podia ter tido efeitos benéficos na nossa produtividade e economia. Mas esse sentimento perdeu-se algures na nossa história.

- A insegurança e criminalidade aumentou. Hoje Lisboa e o Porto têm demasiado zonas perigosas. Embora eu saiba que esta opinião é controversa, acho que a certa altura deviamos ter tido cuidado com a política de imigração.

Carlos, é verdade que talvez tenhamos culpa! Mas como diz o ditado "fraco rei faz fraca a forte gente".

Carlos Paulo disse...

Em parte aquilo que disse é uma hipérbole.
Bem... Não preferes falar de cónicas?
É que essa hipérbole não é tão hiperbólica ...

David disse...

LoL eu acho que é hipérbole. Por exemplo, não podemos dizer que hoje a educação esteja pior que em 74. Mas possivelmente há coisas que estão mesmo piores.