badge
Entre Teoremas e Chocolates: Viagem a Estremoz

domingo, setembro 16, 2007

Viagem a Estremoz

Ouço muitas vezes os amigos dizerem que foram passar o fim de semana à terra. Eu não tenho "terra". Nasci em Lisboa, morei sempre em Vila Franca de Xira e considero-me um produto da cidade! Se tiver que dizer onde pertenço, digo que sou lisboeta! Há algumas cidades e regiões pelas quais tenho muita simpatia. Gosto de Vila Franca, embora não me identifique com a cultura e tradições muito próprias desta cidade. É, ainda assim, uma cidade agradável, calma e que tem o seu quê de pitoresca! Gosto também muito do Algarve (embora me pareça que o andam a estragar!). Tenho o pequeno sonho de viver durante alguns anos no Algarve!

Mas apesar de eu achar que não tenho terra, a verdade é que os meus pais são ambos alentejanos e é no alto alentejo que eu tenho as minhas raízes! Apesar de não termos o hábito de lá passar os feriados importantes, como o Natal e a Páscoa, apesar de já não ter lá tantos familiares como antigamente, apesar de ter uma vida muito centralizada aqui na capital, adoptei como minha terra aquela que também é a terra dos meus pais! Estremoz!

Ontem fui a Estremoz! O passeio valeu sobretudo pelas visitas a uma tia-avó que admiro muito e aos meus tios e primos (os meus únicos dois primos direitos) e pelo belo almoço de burras no forno! A cozinha alentejana é excelente!
Mas a parte menos interessante desta ida a Estremoz acabou por ser aquela que mais motivos me deu para este post. Falo das viagens de ida e volta. Em cerca de 3 horas e tal de viagem consegui detectar quase todas as infracções ao código possíveis!
A título de exemplo ficam aqui algumas das pérolas da "boa" condução que detectei ontem:
-abrandar perigosamente a marcha para atender o telemóvel
-iniciar uma ultrapassagem precisamente no local onde está o sinal de proibição de ultrapassagem, acabando por realizar a ultrapassagem em pleno cruzamento
-tentar ultrapassar um veículo quando já se está a ser ultrapassado por um outro veículo
-querer virar à esquerda e, em vez de se aproximar do eixo da via, encostar o máximo à direita
- não fazer piscas para avisar os outros condutores das manobras que se pretendem fazer
Em Portugal conduzimos mesmo pessimamente! Somos irresponsáveis, inconsequentes, distraídos, negligentes e desrespeitamos os outros condutores dificultando-lhes a condução e pondo em causa a sua segurança! Arrisco mesmo a dizer que uma grande parte dos portugueses na estrada tornam-se umas bestas! Esta palavra é horrorosa, portanto está de acordo com a nossa maneira de conduzir!

2 comentários:

Anónimo disse...

Os teus pais sao de Estremoz? Os pais da minha namorada tb! Vou la imensas vezes, e sou um verdadeiro apaixonado por aquela cidade.

David disse...

Por acaso já sabia! Uma vez andava por lá com a minha família e encontrei-a. Segundo percebi o meu avô conhecia os pais dela! Eu também gosto da cidade, mas não vou lá assim tantas vezes!