badge
Entre Teoremas e Chocolates: MathWorld

segunda-feira, setembro 24, 2007

MathWorld

A internet tem pequenas maravilhas! Desde o Google Earth, passando pelo Youtube e não esquecendo, claro, o meu blog! Hoje queria falar-vos acerca de uma dessas maravilhas: o mathworld, uma espécie de glossário de matemática on-line, que inclui referências para livros e sites sobre os mais diversos tópicos. Mais fiável e completo que a Wikipedia, é um excelente recurso sempre que uma definição nos foge da memória. Já o usei várias vezes, mas a mais notável foi ontem à noite! Já há umas semanas que tinha encalhado num exercício. Para o resolver precisava de saber o que é um limite projectivo. No livro apenas se dizia que o limite projectivo é a noção dual de limite indutivo. Não estava a perceber como construir essa dualidade. Andei às voltas com aquilo, tentando definir a coisa de modo a fazer sentido. Não consegui! Tentei mesmo assim resolver o exercício à "martelada" mas não tive sucesso. Ontem à noite rendi-me. Fui ao MathWorld e pesquisei "projective limit". Os resultados foram um pouco confusos porque em inglês o conceito é mais conhecido por "inverse limit". Acabei por me aperceber disso e pesquisei então "inverse limit". Obtive a definição que queria, imprimi e hoje de manhã olhei para ela, percebi que fazia todo o sentido e, em pouco tempo, peguei no exercício e resolvi-o sem problema. Com este episódio o MathWorld ganhou a minha confiança e acredito que este pode ser o início de uma longa amizade!

2 comentários:

rock disse...

hum eu acho que foi o teu brilhantismo que resolveu o problema, ma já conhecia o site e dá mesmo muito jeito, até porque às vezes não apetece ir ver a livros as definições que precisamos e a net está mais à mão :)

David disse...

Pois, de facto este site acaba por ser um recurso para preguiçosos já que é melhor hábito ir procurar em livros! Mas com a net ali perto, a preguiça leva a melhor!

Brilhantismo tinha era quando usava aparelho nos dentes!