badge
Entre Teoremas e Chocolates: The Special One

quinta-feira, setembro 27, 2007

The Special One


Para mim o José Mourinho é indiscutivelmente um dos melhores treinadores do mundo do futebol. Dizer que é o melhor é relativo. Há outros que se lhe podem comparar em estilo e em sucesso: Fábio Capelo, Arsene Wenger, Alex Ferguson e Rafael Benitez. Mas o Mourinho tem qualquer coisa que os outros não têm. A personalidade dele tem ali o seu quê de genial e essa genialidade é muito rara no futebol. Ele é mesmo o Special One!!
A saída dele do Chelsea só se explica pelo facto de os senhores milionários que andam a tomar conta do futebol inglês só o saberem estragar. Não faz parte da mentalidade dos clubes ingleses despedir um treinador que em 3 anos ganhou duas vezes a Premier League. Veja-se o caso do Alex Ferguson que está há décadas no Manchester United e nos primeiros anos não ganhou nada. O despedimento do Mourinho é o resultado do descaracterização do futebol inglês.
Não fui dos que apoiou o Chelsea só por lá estar o Mourinho. Quando ele lá chegou o Arsenal era de longe a melhor equipa de Inglaterra, jogava um futebol espectacular e tinha o melhor jogador do mundo da altura, o Henry. Aliás, no ano em que o FCP ganhou a liga dos campeões, a melhor equipa da Europa foi o Arsenal que venceu a premier league sem derrotas e foi eliminada à tangente nos quartos de final da champions (ironicamente, eliminada pelo Chelsea de Claudio Ranieri). Esse Arsenal de 2003 e 2004 foi das melhores equipas que vi jogar, só comparável a alguns grandes plantéis do Real Madrid dos anos 90. Por tudo isto, torcia pelo Arsenal quando o Mourinho foi para o Chelsea.
No ano passado, torci pelo Manchester United que jogou muito muito bem e tinha o Cristiano Ronaldo a espalhar espectáculo pelos relvados ingleses. Foram justos vencedores.
Mas admito que o que o Mourinho conseguiu em inglaterra não é para todos! Fez um excelente trabalho no Chelsea. E julgo que tão cedo este Chelsea sem o Mourinho não volta a ganhar nenhuma competição, mas ainda assim a passagem do Mourinho pode render frutos nos próximos anos. Talvez continuem a ter presença assídua na Champions.
Falando do futuro do Mourinho, parece-me que o melhor que ele tem a fazer é parar uns meses. Ver futebol, estudar futebol, reaprender algumas coisas (porque o jogo já mudou nalguns aspectos desde que ele começou a treinar) e motivar-se para voltar em grande. A imprensa tem atirado alguns nomes ao ar como possíveis destinos do Mourinho. Parece ser ponto assente que ele não treinará em inglaterra. Ele diz que não quer treinar em Portugal. A selecção pode esperar e não me parece que ele queira ter a missão de substituir um seleccionador que, apesar de ter feito muito disparate, levou Portugal muito longe. É provável que com a saída do Scolari, a selecção baixe um pouco as ambições e os resultados. O Mourinho virá para a selecção quando esta estiver num período de mediania e acredito que a levará muito longe (mais do que o Scolari). Sobram três hipóteses: Espanha, Alemanha e Itália.
Em Espanha o Messi está a salvar o Rikjaard. Gostava muito de ver o Mourinho no Barcelona mas para isso é preciso o Messi render menos. O Real Madrid está a começar uma nova fase e acredito que o treinador vai durar, pelo menos, até final da época.
O campeonato alemão é um campeonato estranho. Se o Bayern não estivesse tão forte, acho que o Mourinho facilmente conseguia pegar numa equipa estilo Werder Bremen, Borussia Dortmund ou Estugarda, e fazê-a campeã. Mas o Bayern tem ali equipa para dominar o campeonato nos próximos anos e está bem servido de treinador.
A hipótese mais provável parece ser a ida do Mourinho para Itália. O Inter e a Roma parecem estar a safar-se mais ou menos. E não gostava nada de ver o Mourinho numa dessas equipas. Preferia vê-lo numa das duas melhores equipas italianas: Milão ou Juventus. O Milão apesar de ter ganho a Champions, tem um treinador que não percebe nada de futebol. O próprio "patrão" Silvio Berlusconi já disse uma vez que a avozinha dele percebe mais de bola do que o Ancelotti. Julgo que o Mourinho pegava naquilo e não davam hipótese. A equipa passaria a ser taticamente perfeita e depois o melhor jogador do mundo, Kaka, fazia o resto. A outra hipótese é a Juventus. Curiosamente a Juventus é treinada pelo Ranieri, o mesmo treinador que o Mourinho foi substituir quando foi para o Chelsea. Tem uma equipa que mistura juventude e experiência e, para mim, das equipas italianas é aquela que tem base para praticar um futebol mais agradável.
Para onde quer que o Mourinho vá, acredito que vai ter sucesso e gostava que ele voltasse a vencer a Champions, ficava-lhe muito bem no currículo! Acredito que aquilo que o Mourinho mostrou ainda não é tudo o que ele tem para dar o futebol.
P.S. O que eu gostava mesmo era de ver o Mourinho no Benfica. Acredito que a passagem pelo Benfica foi uma coisa que lhe ficou atravessada... Ele sabe (e toda a gente sabe) que fazer no Benfica aquilo que fez no Porto teria uma projecção muito maior, de um grau completamente diferente. E acredito que o Mourinho é mais benfiquista do que portista, apesar de publicamente ele dizer que só é do Setubal. A grande maioria dos benfiquistas receberiam o Mourinho de braços abertos. Provavelmente uma vez ou outra passa-lhe pela cabeça regressar ao Benfica. Mas não acredito que isso venha a acontecer, infelizmente!

Sem comentários: