badge
Entre Teoremas e Chocolates: Stevie Wonder

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Stevie Wonder


Nasceu prematuro, cego e com um dom único para a música. Desde cedo demonstrou talento para o piano, a bateria e a harmónica, para além de ter uma excelente voz. Entre os 11 e os 12 anos fez os seus 3 primeiros albuns, aos quais se seguiram mais 37 albuns ao longo de 4 décadas. O período em que atingiu a fama em definitivo foi durante os anos 70. Nessa década lançou os seus albuns mais marcantes, albuns em que era o produtor, o compositor, o escritor e o intérprete das musicas. Chegou mesmo a lançar albuns em que era ele que tocava quase todos os instrumentos necessários. O estilo de musica dele é difícil de definir. Podemos mesmo dizer que ele criou um estilo próprio tendo como base estilos tão diversos como o Soul, o Funk, o Reagge, os Blues, o Jazz e o Rock. Na discografia dele podemos encontrar de tudo um pouco. Desde as baladas do tipo soul-soft jazz, até musicas de intervenção social com ritmo mais próximo do Funk. Estas notas acerca do Stevie Wonder são pobres comparadas com a carreira rica que ele tem tido. Para a conhecerem sugiro o site que é a minha referência no que diz respeito a música, o All Music. Este post serve apenas para que fique registado no meu blog que quando se fala de musica, para mim o número 1 é o Stevie Wonder. Muitas das minhas musicas preferidas são dele. Muitos dos meus musicos preferidos foram influenciados por ele ou interpretam musicas dele, como é o caso do Jamiroquai, dos Incógnito, do Michael Buble ou do Frank Sinatra. O sucesso dele tem sido tanto, que ele é hoje o detentor do maior numero de Grammys atribuídos a um artista a solo, com um total de 25 Grammys!


É provável que não tenham paciência para estar a ver/ouvir com atenção as sugestões que aqui ficam, mas ainda assim, vou deixar algumas. Ouvia esta musica na MTV há uns anos atrás e entretanto tornou-se uma das minhas preferidas... sobretudo depois de saber que a versão original foi lançada num album de 1976 pelo Stevie Wonder. Para quem não sabe o I just called to say I love you é do Stevie (esta acredito que todos sabem, provavelmente é a musica mais conhecida dele, mas está longe de ser a melhor). E podia continuar aqui a dar exemplos de musicas dele de que gosto imenso... For Once In My Life, Overjoyed, Living For The City... e a lista nunca mais acabava. Ultimamente gosto bastante desta! No youtube há ainda algumas actuações brilhantes e emocionantes do Stevie, como no tributo aos heróis do 11 de Setembro, no funeral de Coretta King, a mulher de Martin Luther King (já vi o vídeo no youtube, mas agora não o encontrei), ou a interpretação do hino dos USA .


Contam-se pelos dedos de uma mão os musicos que são capazes de me levar perto das lágrimas. Talvez incluia nessa categoria apenas o Andrea Bocelli, a Alicia Keys, a Sara Tavares e o Stevie Wonder. Mas mesmo em relação aos outros 3, coloco o Stevie Wonder numa categoria superior! É unico!


3 comentários:

rock disse...

Realmente O Stevie Wonder sabe o que faz, é um excelente músico! Confesso que não conhecia bem. Gostei muito da tua amostra de músicas e fiquei fã! jinhos**

David disse...

Bem, se este post serviu para o Stevie ganhar uma fã, já compensa tê-lo escrito =)

Vítor Duarte disse...

Stevie Wonder sempre combinou da melhor forma sua sensibilidade harmônica com uma natureza soul riquíssima. E agora ele acabou de lançar um DVD em março, o primeiro de sua carreira! O disco tem perto de 30 vídeos com as atuações de Stevie em Londres, no ano passado. Li tudo aí:
http://cotonete.clix.pt/
E depois de alguns anos em que ele ficou injustamente esquecido, parece que nesse ano só tem Wonder, depois de ele cantar com Beyoncé para Barack Obama! S-w-e-e-t!