badge
Entre Teoremas e Chocolates: Desabafos De Benfiquista

sábado, janeiro 05, 2008

Desabafos De Benfiquista


Terminou agora o Setubal-Benfica com o empate 1-1. Se o Porto ganhar amanhã, o Benfica volta a estar a 9 pontos. Ainda a quente, depois de ter estado a ouvir o relato na TSF e supondo que a opinião dos repórteres foi correcta, a minha reacção é concluir que este é o pior Benfica dos ultimos anos. Não conseguimos fazer dois jogos decentes consecutivos. Não conseguimos ganhar um jogo "sem espinhas". E, a somar à falta de resultados, há ainda os inúmeros problemas de organização que o clube tem. Não há cultura de vitórias, não há um objectivo escolhido e uma luta constante por esse objectivo, não há união (hoje o Camacho teve que substituir o Luisão e o Katsouranis que se desentenderam dentro do campo). Há apenas um bando de rapazes que entram em campo, cada um a trabalhar para si, tentando mostrar-se aos outros clubes da europa, em vez de trabalharem em conjunto para ganharem os jogos. Há apenas uma direcção que de futebol nada percebe e que está mais interessada em travar as suas próprias guerras sem nexo, em vez de trabalhar para dar à equipa a estabilidade, a qualidade e a motivação necessárias para ganhar jogos. De quem é a culpa? A culpa obviamente é de todos: jogadores, treinadores e direcção. Mas nesta fase a maior fatia de culpa vai direitinha para os ombros do Luis Filipe Vieira. Sinceramente, não percebo o que ele anda a querer fazer... Ajudou a equilibrar as finanças do clube, é verdade, mas de futebol ele percebe menos que a minha irmã! E acreditem que isso é grave! Por vezes estou a ver a bola com ela e ela pergunta-me «para que lado é que temos que marcar?».


Quando era miudo, com 7 ou 8 anos, às vezes era do Benfica, outras vezes era do Estrela da Amadora, outras vezes do Setubal e acho que cheguei até a ser do Sporting. Depois tornei-me definitivamente benfiquista, apaixonei-me pelo Benfica de Erikson e depois pelo Benfica de 1993/1994. Mas este Benfica actual não é o meu Benfica. Desde 1994 (tinha eu 10 anos), o Benfica deu-me momentos de alegria muito pontuais que vão servindo para reanimar o meu entusiasmo pelo clube. A taça de Portugal em 1996, alguns jogos da segunda metade dos anos 90 com grandes exibições do JVP, do Poborsky ou do Preud'homme, a primeira passagem do Camacho pelo Benfica, a grande caminhada na Champions no ano do Koeman. Mas estes foram só períodos isolados de algum sucesso. Tenho que admitir que o Benfica deixou de ser uma grande equipa, é apenas uma equipa mediana com momentos de grandeza. Às vezes dou por mim a pensar "quem me dera não ser do Benfica". Mas não há remédio para isto, sou benfiquista e sofro com isso... E lá no fundo ainda há a esperança que um dia destes o clube se endireite, que apareçam pessoas sérias e competentes a organizar o futebol do Benfica, que haja o objectivo claro de devolver a grandeza ao clube, que sejam dados aos jogadores e técnicos os meios para isso acontecer e que isso se traduza em espectáculo dentro do campo, em vitórias e em troféus!


(A propósito dos momentos de grandeza do Benfica, aconselho o Memória Gloriosa)

2 comentários:

rock disse...

Já sei! Tu não vais para cirurgião! Tu devias era ir para presidente do Benfica ou coisa do género! Porque me parece, que o Benfica só se endireita se os jogadores, treinadores e direcção fossem mesmo benfiquistas! E quisessem mesmo devolver a glória ao clube! É de pessoas com Amor à camisola encarnada que o clube precisa e não de pessoas a olharem para o bolso e a ver quando é que ele fica mais cheio. A ver quando têm oportunidade de brilhar por si e não pelo clube, realmente tens razão quando dizes que falta união, mas eu digo mais, acho que falta é sentimento! É orgulho de ser Benfiquista! É gosto pela camisola! E até um pouco de fanatismo! (que em exagero é horrível, mas que em pequenas doses e em alguns casos faz falta).
jinhos*

David disse...

Sim, tens razão, é preciso algum fanatismo! Nada de exagero, basta o que o Rui Costa costuma mostrar. Orgulho em ser benfiquista e em representar o nosso clube! O problema da direcção do Benfica é que parece entretida com guerras e tretas que não interessam nada ao clube. Entretanto vão passando anos e não aparece um projecto sólido que nos leve de volta à «glória»!