badge
Entre Teoremas e Chocolates: A Minha Visão da Política

quinta-feira, outubro 18, 2007

A Minha Visão da Política

Ontem estava muito bem a preparar-me para jantar e surge no ecrã o direito de antena. Então e do que se tratava? Dos tipos do Bloco de Esquerda a criticar o governo e a convocar as pessoas para a manifestação de hoje na zona do Oriente. Mas aquele discurso do Louçã e do Portas II soou-me a sketch do Gato Fedorento. É que os tipos falam com um tom de voz e com uma entoação cómicas. Provavelmente com estes modos conseguem convencer algumas pessoas, mas eu não os consigo levar a sério. Ainda para mais quando eles passam o tempo a criticar o governo.

Os partidos da oposição e os sindicatos são os organismos mais irritantes que existem. Não é possível que tudo aquilo que têm a dizer do governo seja mau. Não faz sentido que eles considerem erradas todas as medidas de quem está à frente do país, até porque se eles lá estivessem tomariam muitas decisões idênticas! Se algum dia aparecer um político que saiba elogiar o que de bom é feito pelos governos de outros partidos, vai ganhar decerto a minha atenção. E o mesmo posso dizer dos dirigentes sindicais.

Coloquei ali no lado direito do blog uma questão sobre a democracia e um dos motivos que me leva a duvidar da democracia é precisamente este: a oposição a um governo só serve para dizer que está tudo mal e não fazem nada de produtivo. Provavelmente é com esta atitude que conseguem os votos da população. A ideia principal para a conduta dos partidos da oposição é fazer crer às pessoas que são uma alternativa credível a uma política que está a piorar a situação do país em todas as vertentes. Mas é aqui que a democracia tem o seu principal paradoxo: os partidos políticos apenas andam atrás dos votos que garantem o poleiro dos seus militantes mais ilustres, em vez de trabalharem para construir um país melhor, através de estratégias conjuntas e de visões a médio/longo prazo. Isto torna a democracia uma tremenda hipocrisia! Cheguei a pensar inscrever-me num partido e tentar medir até que ponto gostaria de ter no futuro alguma actividade política. Pensei nisto porque acho que se as pessoas julgam que o país está mal, então devem empenhar-se para ajudar a melhorá-lo. Mas infelizmente parece-me que aqueles que estão na política colocando os interesses do país à frente dos interesses pessoais acabam por ser abafados pelos outros e não conseguem pôr em prática as suas ideias. É triste, mas em democracia, ou pelo menos "nesta" democracia, a política não serve para construir um país melhor.

Mudando de assunto, mas continuando a crítica política, acho a ideia de fazer uma manifestação durante a cimeira europeia uma grande palhaçada. É verdade que o governo tem tido uma "prestação" questionável. O aumento do desemprego e do trabalho precário e a total ausência de um plano equilibrado e de médio prazo para a saúde parecem-me ser os principais problemas aos quais o governo não tem conseguido dar resposta. Mas aquilo que se pretende com este tipo de manifestações não é criticar as decisões do governo, mas sim envergonhá-lo. E o país não ganha nada em ter um governo envergonhado. Parece-me que do ponto de vista ético não é correcto organizar este tipo de manifestações, mas infelizmente há muito pouca gente que dê importância à ética.

Bem, num dia de constipação (que está a querer tornar-se gripe) deu-me para isto! Entretanto, gostava de tirar do blog a votação sobre democracia, mas não me lembro como se faz! Um dia destes descubro isso...

3 comentários:

Anónimo disse...

Independentemente da forma (por vezes bem ridícula) como o fazem, eles têm razão numa coisa: Isto está muito mal, e certas medidas vão lixar-nos a vida a todos.
Por outro lado, eu vejo Portugal caminhar para uma situação semelhante à que se viu na Região Autónoma da Madeira nos últimos 30 anos: Um partido maioritário e uma oposição anedótica! Isto é preocupante.
A falta de imaginação devia ser considerada doença, e com direito a comparticipação do estado em todos os tratamentos.
Dizer o que está mal é fácil. Propor alternativas requer imaginação.

Anónimo disse...

Então só achas cómico o discurso do "Porta II"? E o do "Portas I"? :-)

David disse...

Gajo do Costume,

que isto está mal eu concordo. Acho que o futuro não se afigura nada bonito para o nosso país. Mas não me parece que isso seja culpa do Socrates mas sim de todos os governos das ultimas duas décadas. Algo terá que mudar na direita portuguesa. Os dois partidos são actualmente dirigidos por gente aparentemente pouco séria. Eu até sou um gajo mais de direita, mas actualmente não me revejo nem no PSD nem no PP.

Jaime,

o discurso do Portas I já nem o ouço =) Mas a queda para o humor deve ser coisa de família.

Se a certa altura gostei do PP foi porque era dirigido pelo Manuel Monteiro que me parece muito mais competente.