badge
Entre Teoremas e Chocolates: Isto é futebol!

quarta-feira, outubro 24, 2007

Isto é futebol!

Há uma palavra que anda actualmente na boca de todos os apaixonados por futebol: Arsenal! Se há equipa que entra em campo para dar espectáculo, é esta equipa de Londres. Jogadores jovens, com muita técnica, velocidade e objectividade. Alguns deles têm aquela genialidade rara no futebol. Nos próximos anos vamos ouvir falar muitas vezes em Fabregas, Hleb, Van Persie e Walcott. Esta equipa cresceu nos últimos anos há volta daquele que para mim foi o melhor jogador que vi jogar, o Henry. Mas neste Verão o Henry saiu para o Barcelona e os jogadores mais novos explodiram! Estão a jogar como há muito não se via uma equipa a jogar na Europa. São jogadores ainda inexperientes e não sabemos se aguentarão a pressão de estar à frente da Premier League e de serem (os grandes) candidatos a ganharem a Champions. Mas é inegável que o futebol que eles praticam é invejável. Vale a pena vê-los jogar. É uma das poucas equipas cujos jogos valem o preço dos bilhetes! Ir ao futebol pode ser muito parecido com ir a um concerto de música clássica. É preciso é que os executantes sejam bons, a orquestra toque em harmonia e o maestro saiba controlar o ritmo e intensidade de jogo! No Arsenal tudo isto está a funcionar muito bem! Quem me dera viver em Londres...

Aconselho a leitura da crónica do Luís Freitas Lobo sobre o Arsenal no seu excelente blog, o Planeta Futebol. O Freitas Lobo é um dos melhores comentadores e estudiosos do futebol em Portugal. O homem sabe mesmo muito de bola e nota-se que é apaixonado pelo futebol. Diz ele quando o Henry baixou de forma e acabou por sair do Arsenal «do novo ordenamento do território, renasceu o estilo sedutor que após dez anos com Wenger está completamente apreendido.» Diz ainda, referindo-se, julgo eu, aos últimos anos do Arsenal, que «a superioridade moral do jogo do Arsenal, mesmo nas derrotas, nunca foi posta em causa.» É uma análise com a qual concordo. Para mim, depois das equipas que no Real Madrid ganharam 3 ligas dos campeões no final dos anos 90 e início do novo milénio, este Arsenal dos últimos 4/5 anos é a melhor equipa da Europa.

Ontem ganharam 7-0 ao Slavia de Praga. Deixo aqui o vídeo. É verdade que nalguns golos tiveram alguma sorte, mas peço-vos que reparem no 6º golo! É um lance que devia aparecer em todos os manuais sobre "o que é o futebol". É o futebol no seu estado mais bruto e belo!


Sem comentários: