badge
Entre Teoremas e Chocolates: L'Avenir

quinta-feira, setembro 25, 2008

L'Avenir

Está quase a chegar ao fim o primeiro ano do doutoramento e a sensação que tenho é que durante este ano o doutoramento não andou para a frente nem para trás. Andou para os lados. Isto cria em mim um certo desconforto e dúvida. Será que é um passo demasiado ambicioso para mim? Será que escolhi a área ideal? Sei que continuo a amar a matemática (eh lá, isto soa mesmo poético) e quero ser matemático. Mas enquanto não tiver matemática palpável feita por mim, não poderei chamar a mim mesmo matemático. E enquanto for matemático a sério, este desconforto vai persistir... 


Se as coisas fossem como nos sonhos, daqui a 3 anos terminaria o doutoramento e depois iria uma temporada para os PALOP... para dar aulas, ou para fazer voluntariado. A ideia de ir para África é antiga. A pancada de ir a seguir ao doutoramento é recente. Deixo isto aqui escrito para daqui a uns tempos reler e verificar se foi uma ideia duradoura ou um disparate passageiro, prova da minha inconstância.

5 comentários:

Carlos Paulo disse...

Eu seria incapaz de escrever o nome da minha amada iniciando com letra minúscula...

Pedro Guimarães disse...

Eu acho que a sensação de desconforto é natural. Eu também estou no mestrado e desde o terceiro dia tenho a sensação que nunca mais acaba, embora não me possa queixar dos meus resultados, dentro das circunstâncias que muitos conhecem.
Já me acontecia o mesmo na licenciatura embora tivesse sido bem mais confortável...
Mas isso também depende das pessoas como é óbvio.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

David, acho que faz parte do processo 50% do tempo andarmos para os lados e só os outros 50% é que andamos para a frente em direcção a uma tese com cabeça, corpo e membros. De modo que tenta não "stressar". Bebe menos café. :-) (Estou a falar como se soubesse melhor, mas também "stresso".)

David disse...

Carlos, isso são picuinhices de algebrista...

Pedro, tem lá calma que está quase a acabar e depois podes, enfim, ir para o Porto.

Jaime, neste momento nem é bem stress. É uma mistura de preocupação com desmotivação. Mas decerto é passageiro e é também fruto do cansaço provocado por um mês de Setembro muito exigente. Não posso é beber menos café, isso é que não dá! =)