badge
Entre Teoremas e Chocolates: Empate Técnico?

sábado, setembro 20, 2008

Empate Técnico?







Entretanto deixo-vos aqui uma dúvida que me tem assaltado e que considero pertinente e merecedora de atenção por parte das autoridades na matéria (eu): os Beatles trouxeram-nos grandes músicas (e isso é inegável) e foram o apogeu musical de uma certa época

(a)  por causa das drogas, do álcool e do John Lennon. 
ou
(b) apesar das drogas , do álcool e do John Lennon.


Bom fim de semana.

7 comentários:

Anónimo disse...

Essa questão é indecidível em ZFC.

Carlos Paulo disse...

Soluções à Matemático: cria quatro teorias

- uma em que nem a) nem b) são verdadeiros

- uma em que a) é verdade mas b) é falso

- uma em que b) eé verdade mas a) não é

- uma em que ambas são verdadeiras

depois, eliminas as que conduzem a conclusões obrigatoriamente falsas...
todas as outras são plausíveis, e se sobrar mais do que uma, é irrelevante qual a verdadeira, mas publicas um livro sobre a menos políticamente correcta que é para poderes ser polémico e ter lucro com a ideia.

Anónimo disse...

Meu deus, mas que comentários, argh.

Para mim, sem dúvida a (a). As drogas (e o álcool) faziam parte da música, do estilo de vida que se levava em certos ramos da sociedade. Um pouco como a música psicadélica é chamada assim porque nasce numa altura em que os músicos queriam recriar musicamente os efeitos do LSD (o que se aprende ao assinar a Blitz, ein , eheheh).
As drogas faziam parte do "Peace and Love", fumava-se um charro e estava-se em paz.

O John Lennon era uma pessoa carismática, e a alma dos Beatles, segundo muita gente.
Portanto para mim, se percebi bem a pergunta, sem dúvida que é a (a)

David disse...

Apenas um esclarecimento: o título do post diz respeito às interpretações da música Tenessee Waltz pela Norah Jones e a Eva Cassidy. Se bem que, vendo bem as coisas, também fica bem para a questão que coloquei.

Jaime, as coisas que vocês, lógicos, fazem, não têm lógica nenhuma =P

Carlos, 4 teorias?! Nem o Grothendieck criou tantas! (ok, se calhar criou!) Se fizer isso será que serve para a tese?

Hugo, sinceramente não sei... Eu tenho a ideia que o John Lennon era um tipo carismático, mas também com os fusíveis meio avariados. Enquanto o Paul McCartney e o George Harrison eram tipos mais calmos, talvez mais capazes de gerir a carreira. E não sei até que ponto as drogas e o álcool foram o motor da criatividade ou a barreira que impediu o talento deles de se revelar ainda mais (aliás, esta questão podia estender-se a muitos outros artistas da época e se calhar a resposta varia, caso a caso).

Anónimo disse...

Sim, percebo também o teu ponto de vista, e concordo completamente contigo no que respeita aos outros elementos dos Beatles.

Mantenho no entanto a minha opinião. Regra geral (há sempre excepções) os músicos geniais têm sempre os fusíveis meio avariados (eu prefiro dizer que são fora do nosso conceito de "normal", mas daí também terem feito coisas diferentes).

Acho que a droga, pelo menos de início, foi impulsionadora e não castradora do talento. Estou a pensar no exemplo dos Metallica, que conheço bem. De início fenomenais, metendo-se em drogas e álcool e orgias (fazia parte), mas a certo ponto o vocalista desgraçou-se completamente com o álcool, tendo feito até desintoxicações. O resultado na criatividade dos últimos anos está à vista.

Bela, esta discussão, puseste-me a pensar numa coisa que nunca tinha posto em causa.

David disse...

O exemplo dos Metallica desconheço de todo. Nunca gostei do estilo. Talvez tenhas razão, mas não é uma questão linear. Não acredito que as drogas, o álcool e as orgias possam dar alguma coisa a um indivíduo, sem retirar algo em troca. Por isso nunca saberemos como teriam sido os Beatles, os Metallica e muitos outros num contexto diferente, sem drogas e álcool. Talvez continuassem a ser criativos, em direcções diferentes.

Anónimo disse...

"Talvez continuassem a ser criativos, em direcções diferentes."

Concordo contigo.