badge
Entre Teoremas e Chocolates: Acompanhem-me neste raciocíneo:

terça-feira, junho 03, 2008

Acompanhem-me neste raciocíneo:


Campeonato da Europa de 1992 na Suécia: numa altura em que apenas 8 selecções participavam na fase final do campeonato, Portugal não foi apurado. Ficou em segundo lugar num grupo ganho pela Holanda que, assim, pôde ir à fase final. Tendo em conta que eram 7 grupos de apuramento, podemos dizer por abuso que Portugal ficou entre o 9º e o 14º lugares desse campeonato. Ou seja, no actual modelo do campeonato europeu com 16 países, Portugal teria perdido na fase de grupos. Este europeu teve uma história curiosíssima! A Jugoslávia apurou-se ao vencer o seu grupo à frente da Dinamarca. Mas por causa da guerra nos balcãs, a Jugoslávia não pôde participar na competição e a UEFA convidou a Dinamarca para ocupar a vaga. Os dinamarqueses tiveram 2 semanas para preparar a competição e... venceram-na!

Campeonato da Europa de 1996 em Inglaterra: Portugal chega aos quartos de final sendo aí derrotado pela República Checa (com um golo do Poborsky que mais tarde se tornou jogador do Benfica).

Campeonato da Europa de 2000 na Holanda/Bélgica: na melhor competição que vi a selecção fazer (qual Scolari qual quê), chegamos às meias finais sendo então derrotados pela França com um golo d'ouro no prolongamento. A França tinha uma selecção brutal, provavelmente a melhor selecção que vi jogar. Tinham sido campeões do mundo 2 anos antes. Mas nessa meia final ficou uma sensação de injustiça, tendo em conta as oportunidades que os jogadores desperdiçaram e o modo como foi obtida a vitória dos franceses. 

Campeonato da Europa de 2004 na Gréc... perdão, em Portugal: chegámos à final onde perdemos com a Grécia, repetindo o jogo e a exibição do jogo inaugural da competição. Com todas as condições para conquistar o troféu, a selecção falhou no momento decisivo. Esses dois jogos com a Grécia são um argumento muito válido para aqueles que dizem que Scolari não percebe de futebol... e eu tenho alguma tendência para ser um desses!

Campeonato da Europa de 2008 nos países dos Alpes, Suiça e Áustria (tenho a ideia, não sei se correcta ou não, que estes são os países mais bonitos da Europa): onde chegará a selecção?


Eu não respondo a esta questão... a lógica não impera no futebol e a resposta que parece mais óbvia não tem nada de matemático! Este raciocíneo recorda-me uma piada contada por um professor meu:

Lógica de um químico: o 2 é primo, o 3 é primo, o 4 é primo, o 5 é primo, portanto todos os números são primos.

Lógica de um engenheiro: o 3 é primo, o 5 é primo, o 7 é primo, logo todos os ímpares são primos.

Lógica de um físico: o 3 é primo, o 5 é primo, o 7 é primo, o 9 é um erro experimental, o 11 é primo, o 13 é primo, portanto todos os ímpares são primos.

Como não quero ser químico, nem engenheiro, nem físico, o melhor é deixar a questão sem resposta.

4 comentários:

Queen of hearts disse...

Força, Portugal!!

Estou em pulgas para ver o jogo de Sábado! Espero não apanhar nenhma desilusão! Nem levar uma tarei dos ingleses que estiverem nomesmo café que eu!
Beijinhos*

David disse...

«Estou em pulgas para ver o jogo de Sábado!»

O mais chato, é que eu também! Mesmo que tente ser racional pensando para mim próprio que as hipóteses de Portugal ir longe são poucas e que o futebol deve ser uma coisa muito secundária na vida, não consigo deixar de me sentir ansioso para ver Portugal a jogar, cheio de esperança de que este ano...

Anónimo disse...

Vamos lá a ser optimistas! Vamos ficar em primeiro lugar... e como não há lugar superior ao primeiro, para a próxima ficamos em 0º lugar!
Por outras palavras vamos fazer qualquer coisa que alegadamente nem ocorreria a nenhum dirigente do FCP fazer... e nunca mais poderemos participar!
Se formos pessimistas, bem, vamos ganhar mas alguém vai roubar-nos o título para a próxima.

Portanto... neste ano ganhamos!
Se não ganharmos. Não é uma questão de optimismo ou pessimismo: é o realismo na forma mais aguda!

David disse...

Como só te estou a responder depois do jogo de ontem, posso ser realista e dizer que este ano acredito que chegamos pelo menos às meias finais. Depois disso logo se vê!