badge
Entre Teoremas e Chocolates: Fotos de Paris 1

sábado, março 29, 2008

Fotos de Paris 1

Aviso já que não tenho fotos de jeito da minha viagem a Paris. Aponto três motivos para isso:

1) a máquina que levei é estupida!
2) o fotografo é estupido!
3) a máquina que levei é mesmo muito estúpida!

Ainda assim, aqui fica uma mão cheia de fotos de Paris e no próximo post deixarei mais algumas:


No edifício castanho "atijolado" com 9 pisos mora o Institute des Mathematiques de Jussieu/Chevaleret (centro de investigação dos matemáticos das universidades de Paris VI e Paris VII). O departamento de Análise Algébrica fica no 7º piso e está dividido entre secções A, B, C, D e E separadas por inumeros corredores e portas à prova de fogo. É um labirinto. No r/c fica a cantina que referi no post anterior. As condições no edifício são muito boas, o ambiente é propício ao trabalho, mas ao mesmo tempo é relaxado, sem stress!


Este é um dos mais famosos jardins de Paris, o Jardin des Plantes. É um jardim botânico enorme, mas inclui também um jardim zoológico e o Museum National d'Histoire Naturelle dividido em 4 galerias (uma delas é visível do lado esquerdo e outra o fundo). É um local agradável! Andei por lá às voltas enquanto pensava nos meus dilemas matemáticos (não fica longe do Institute). Mas fiquei com curiosidade para conhecer também o Jardin du Luxembourg do qual se dizem maravilhas! Fica para a próxima.


O Sacre Coeur é uma basílica imponente e majestosa. Fica num local elevado e vê-se de diversos pontos de Paris. A zona junto ao Sacre Coeur é gira. Ruas apertadas cheias de turistas, lojas de souvenirs, gente a tentar sacar o dinheiro aos turistas a todo o custo (propondo uns jogos a dinheiro), pintores a fazer retratos e caricaturas ou a tentar vender os seus quadros com imagens de Paris... Mas o mais espectacular é a vista que temos no Sacre Coeur. Vê-se a cidade toda. Foi o local de onde gostei mais de ver a Torre Eiffel.
As pirâmides do Louvre. Não entrei no Louvre. Aliás, desta vez só entrei mesmo em Notre-Dame e na ópera. Nas próximas viagens hei-de ver tudo com muito mais cuidadinho! Mas sinceramente o Louvre nem é das minhas prioridades.


Aspecto da Conciergerie, na Ile de La Cite. Foi prisão (era conhecida como "a antecâmara da guilhotina") e também palácio real. Hoje em dia é usada pelos tribunais de Paris, mas parece que há uma pequena parte aberta aos turistas. Ora aí está algo que eu quero visitar!

Sem comentários: