badge
Entre Teoremas e Chocolates: Coisas

terça-feira, março 18, 2008

Coisas


Coisas giras em Paris até agora:


- metros de 2 em 2 minutos!

- refeições completas por 3 ou 4 euros! E quando digo completas é mesmo com prato, saladas, sobremesa, bebida (a sopa por aqui não se usa muito), bem servidas e bem confeccionadas! Nada que se compare com as cantinas de lisboa! Estas refeições saem tão em conta graças ao cartão que me emprestaram "ilegalmente" (passo por aluno da universidade de Paris VI).

- o "marché du dimanche", um mercado na rua com produtos de todos os tipos, com vendedores e clientes de todas as raças! Sobretudo magrebinos, mas também africanos das áfricas mais a sul, franceses, indianos e portugueses.

- perto da entrada do metro que apanho, há uma rua em que se vê ao longe o imponente Sacre Coeur!

- as pessoas! Em geral bastante simpáticas, sempre com um "merci" ou um "Excusez moi" ou um "Au Revoir Monsieur" na ponta da língua!



Coisas menos giras em Paris:


- em relação à matemática, sinto-me como um burro a olhar para um palácio! Se dependesse da confiança que tenho hoje, julgo que jamais conseguiria fazer o meu doutoramento!

- as viagens de metro são muito cansativas. Os metros são velhos e abafados, nesse aspecto são piores que os nossos!

- os gajos falam à mesma velocidade com que o Benfica perde pontos! O que significa que eu, com o meu francês assustador, só consigo entender-me com as pessoas em inglês!

- o café! Caro (ainda nunca tinha pago 1€20 por uma bica) e fraco!



Coisas que podiam chatear-me mas eu não deixo:


- toalhas de banho daquelas pequenas, que não dão para uma pessoa se enrolar nelas...

- camas daquelas pequenas, onde um tipo só se pode esticar se dormir na diagonal!



Coisa estranha:


- segundo me explicaram, até há pouco tempo atrás era comum um apartamento num prédio francês não ter banheira, nem duche, na casa de banho. Havia apenas um duche por andar ou mesmo por prédio, partilhado pelos vários habitantes! Por isso actualmente há apartamentos que têm apenas uma pequena casa de banho, acrescentada já depois do prédio ter sido construído.

4 comentários:

rock disse...

oh vais ver que te vais sair bem tem calma, neurónios não te faltam! Quanto às casas de banho é que realmente... :s espero que tenhas uma só para ti! jinhos*

Carlos Paulo disse...

Por acaso percebo-te muito bem.
Vê lá é se não segues o meu exemplo no que diz respeito a falta de neurónios.
Parte da falta de confiança vem de estares num mundo completamente novo.
Mas não te preocupes demasiado.


Boa Páscoa!

Anónimo disse...

"em relação à matemática, sinto-me como um burro a olhar para um palácio! "

Felizmente, a coisa melhora. Mas prepara-te: volta e meia a sensação vem :)

Mostra mas é mais fotos de paris!

David disse...

Rock, sim, tinha uma casa de banho só para mim! =) Estive em casa de amigos, um casal com 3 filhos, e a casa deles para esta gente toda só dispõe de uma casa de banho! Mas lá a maioria das casas são assim, parece que nós por cá é que nos habituamos mal!

Carlos, segui o teu exemplo e não me preocupei demasiado! Também não é suposto perceber as coisas de um dia para o outro e o melhor é pensar que com o passar do tempo hei-de ficar a saber alguma coisa!

Hugo, já aí estão algumas fotos (fraquitas)!