badge
Entre Teoremas e Chocolates: O Encanto de Paris

sábado, janeiro 17, 2009

O Encanto de Paris



Uma das partes boas de estar em Paris é uma pessoa chegar ao fim-de-semana e pensar: onde é que vou passear? Que parte da cidade vou descobrir? Que museu vou visitar? Já conheço uma boa parte da cidade e das atracções turísticas, mas acredito que Paris é muito mais do que a soma de todas as atracções turísticas. É uma cidade onde sabe bem estar. Sabe bem andar sem pressa pelas avenidas deixando que a cidade se apodere de nós. Talvez seja por isto, e não só pela enorme quantidade de sítios esplêndidos, que tanta gente ao falar em Paris refere: "Paris é uma cidade maravilhosa!". Hoje, pela primeira vez, tive um encontro com essa Paris que não é só uma cidade linda, é uma cidade que encanta. E não é fácil explicar que encanto é esse, porque não é algo que seja racional. Foi um dia muito bem passado! Começando pela visita ao Musée D'Orsay repleto de quadros impressionistas, de entre os quais gosto particularmente de Monet e Renoir e hoje passei também a gostar de Paul Signac - não sou grande entendido em matérias artísticas, nem tenho pretensão de o ser; apenas gosto de ver pintura, gosto quando um quadro me cativa, não porque eu perceba nele uma qualidade ou técnica invulgar, mas simplesmente porque sim! Depois um passeio que durou toda a tarde e me levou da Boulevard St. Germain até ao Forum des Halles, onde, por estes dias, se vive a loucura dos saldos, passando por Notre Dame e por diversas ruelas catitas que desconhecia. E para terminar o dia, uma ida aos Champs-Elysées para ver a iluminação nocturna, herança do Natal. O momento alto do dia foi quando em plena Place St. Germain-des-Prés chegam 6 fulanos e começam a tocar jazz ao estilo New Orleans... 5 estrelas! Foram 20 minutos de jazz que deram muita cor ao meu dia.

2 comentários:

Carlos Paulo disse...

Cheguei ao fim de semana em Lisboa.
O que é que eu vou fazer?
Vou estudar :P
Estou aqui há imenso tempo e mal conheço a cidade...

David disse...

No meu caso posso dizer o mesmo. Sempre vivi perto de Lisboa e nunca tive interesse em conhecê-la da mesma maneira que tenho interesse em conhecer Paris.