badge
Entre Teoremas e Chocolates: Leis de Murphy

sexta-feira, julho 13, 2007

Leis de Murphy

Nos últimos dias ocupei-me a fazer o trabalho final de Politopos Convexos. Optei por apresentar um trabalho que fizesse uma abordagem a tudo o que envolve o Teorema de Steinitz e não apenas a demonstração. Falei da importância do teorema, das várias técnicas de demonstração, dos corolários e extensões possíveis e dos problemas em aberto. No fundo, isto foi uma táctica astuciosa para, por questões de limitação de tempo, não ter que apresentar os detalhes minuciosos e subtis da demonstração (alguns nem os cheguei a entender).

Tive então que preparar uma apresentação em LaTex e, para tornar os conceitos e os argumentos mais perceptíveis, precisei de inserir algumas imagens na apresentação. Já o tinha feito para outros trabalhos, mas desta vez inserir imagens revelou-se uma tarefa muito irritante. Quis passar os ficheiros de jpg para pdf e para tal é preciso usar um programa especial. Tinha um programa que tinha usado noutras ocasiões, mas quando o tentei usar percebi que era apenas uma promoção e que para voltar a usá-lo tinha que o comprar.

Tratei então de ir ao Google para procurar outro programas que fizessem a conversão dos ficheiros. Mas para meu espanto, todos os programas eram pagos. Actualmente, quase nada se paga e não percebo porque é que para adquirir um software que faz algo aparentemente simples é-nos pedida uma verba de algumas dezenas de dólares. Tentei procurar amostras de programas que eventualmente fossem grátis. Encontrei algumas, mas que, quando reproduziam a imagem, incluíam uma frase a vermelho dizendo algo do género :"if you want to remove this message, you should buy the full version of the software"!

Tentei também obter gratuitamente programas no Bowlfish que me resolvessem o problema... mas essas tentativas foram infrutíferas! Saquei coisas com nomes sugestivos mas que não serviam para nada do que queria e saquei mais algumas amostras como as outras... Tentei tudo aquilo de que me lembrei e entretanto fui enchendo o disco com programas inúteis e estúpidos, incluindo impressoras virtuais (alguns dos programas para conversão de ficheiros funcionam como impressoras virtuais) e incluindo uma coisa chamada BufferZone, que supostamente é uma zona dentro do computador que funciona como quarentena para os downloads e para abrir alguns programas que estejam sob suspeita de estarem infectados com alguns vírus. Esta BufferZone atrofiou-me completamente o sistema. Julgo que os programas entraram em choque uns com os outros. Reiniciei o pc e percebi que tinha ficado sem acesso à net, sem reconhecer a impressora, sem acesso a muitos dos ficheiros executáveis, etc...

Felizmente, tinha ainda acesso ao trabalho e pude terminá-lo sem grandes sobressaltos! Mas o cúmulo foi que depois de praticamente estragar o pc (já decidi que o melhor é formatar o disco, mas nesta altura corro o risco de perder uns 10 gbs de ficheiros com fotos, trabalhos, matérias das cadeiras da faculdade, textos meus, etc...) descobri que o LaTex tem uma opção que permite inserir imagens no pdf sem ter que fazer a conversão dos ficheiros jpg. Ou seja, com um clique no sítio certo tinha evitado esta parvoíce toda... Ainda para mais no editor Tex que uso, o Texnik Center, esta opção está bem visível com um ícone sugestivo!!!

Senti-me frustrado, estúpido e irritadíssimo... mas enfim, quem de entre vós nunca teve um encontro com as leis de Murphy, que me atire a primeira crítica! =)

Mas fica uma questão... expliquem-me porque se paga para obter um software destes, quando actualmente os sites de download oferecem-nos todo o género de programas à borla... se alguém entendido em informática ler isto, elucide-me porque isto para mim não faz sentido!

P.S. a apresentação foi hoje e correu bem! As imagens contribuíram para isso. Quando voltar a ter net em casa, aproveitarei para incluir aqui uma excelente imagem de um diagrama de Schlegel!


2 comentários:

Anónimo disse...

Simples. Adapta uma lei de Murphy:
"Se achas que consegues por pessoal a pagar por uma coisa simples, tenta!"

Conversões para pdf, podem ser feitas com o Ghostscript e o GhostView, ou simplesmente com o OpenOffice.

Se tiveres o Microsoft .Net Framework 2.0 instalado e o MikTeX 2.4 ou 2.5, eu posso oferecer-te uma coisa que fiz para não stressar muito.

David disse...

Obrigado Xô Doutor! Por agora vou mesmo é limpar o pc... depois explicas-me como faço isso!

Realmente essa adaptação da lei de Murphy não me tinha ocorrido! Mas não me pareça que tenha muito sucesso... eu pelo menos durante o processo todo nunca pensei em pagar o software... mais depressa fazia a apresentação com o PDF e um programa de imagens os dois abertos ao mesmo tempo, mudando do texto para as imagens sempre que preciso!