badge
Entre Teoremas e Chocolates: Vírus

quarta-feira, novembro 12, 2008

Vírus

Estou com um vírus no computador cá de casa. Ao que parece anda aí um Trojan a atacar computadores com Windows XP (nunca pensei dizer isto, mas ainda bem que no portátil tenho o Vista). O computador fica a reiniciar infinitamente, sem nunca entrar realmente no Windows. Nem em modo de segurança se consegue entrar. Levo o computador à loja? Ou invento qualquer coisa? Já andei a pesquisar e aparecem sugestões para tentar resolver o problema em alguns fóruns. Para ser honesto, não percebo patavina de computadores, mas, nem sei bem como, costumo dar-lhes a volta. E desta vez dar-lhe a volta significa resolver o problema sem que seja necessário formatá-lo. É que isso significaria uma quantidade industrial de fotos irremediavelmente perdidas e todos os trabalhos, livros e documentos relativos ao curso da minha irmã =S

Actualização: dei um salto à loja para pedir umas dicas sobre o assunto e disseram-me algo que confirma alguns rumores que ouvi. O que aconteceu, pelo menos no meu caso, foi uma falha no sistema de actualização da versão gratuita do anti-vírus AVG. Parece que só afecta Windows XP e a resolução não é complicada. Basta usar o cd do Windows e mexer nas "partições" (o que quer que isso seja). Como não tenho os cds do Windows, mais logo o computador vai direitinho para a loja, que é como quem diz, vai para o hospital.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vê as instruções para resolver o problema com o ficheiro user32.dll aqui.

Carlos Paulo disse...

...o windows xp tem um medicamento milagroso: o modo de segurança E um "restauro de sistema" que deve ser feito para antes do computador ter começado a dar problemas.

Mas confesso que nunca fui fã do AVG.
Eu uso AVAST e nunca tive problemas com ele...

mexer nas partições:acredita em mim, se o problema tem a ver com isso, é muito mau.

David disse...

Obrigado Jaime, mas o problema foi resolvido na loja. É o que dá ser cliente deles já há uns anos.

Carlos, não posso confirmar se mexeram ou não nas partições, mas o problema foi resolvido de um dia para o outro, sem necessidade de formatar, o que a meu ver foi muito bom! Quanto ao AVG já o uso há uma meia duzia de anos e foi a primeira vez que me deu problemas. Desta vez, enfim, vou deixar passar.