badge
Entre Teoremas e Chocolates: Movimento Esperança Portugal

sábado, abril 25, 2009

Movimento Esperança Portugal

Hoje ao jantar formulei a minha mais recente piada política: nas eleições para o parlamento europeu que aí vêm, vou votar no Bloco de Esquerda. Porquê? Porque quanto mais bloquistas forem lá para fora, menos ficam cá a chatear o pessoal!

Claro que nunca votaria no Bloco, porque ainda preservo algumas tendências de direita das quais não abro mão, apesar de me sentir profundamente desiludido com a política. Até há bem pouco tempo, interessava-me por política. Quem acompanha o blogue sabe-o. Mas a pessoa torna-se mais madura, começa a ver as coisas de outro ângulo, começa a aperceber-se da história recente do país e do mundo e a perceber que foram os políticas os causadores de muito daquilo que de mau se fez. Cada vez acredito menos neste regime de pseudo-democracia em que vivemos. E, apesar de até aqui ter exercido o meu direito de voto em todas as eleições, a abstenção começa a parecer-me uma consequência natural da minha visão da política.

No entanto, talvez já tenha descoberto em quem vou votar nas europeias. Uma amiga já me tinha falado no MEP e agora, alertado por uma notícia num blogue, acabei por ir parar à página deles e por gastar meia hora a percorrer os estatutos e as ideias deste jovem partido. Talvez a solução para que exista uma democracia ao serviço das pessoas seja a substituição gradual da classe política pelos movimentos de cidadania. Bem sei que essa substituição parece, hoje, utópica. Mas é nos períodos em que a crise social e económica se agudiza que a história pode mudar num ápice e converter as utopias em realidades.

Gostei de conhecer um pouco do MEP e hei-de voltar a ler a página deles com mais cuidado de modo a fortalecer a minha presente inclinação para lhes conceder o meu voto.

5 comentários:

Hugo disse...

Ui, em ideologia política divergimos mesmo :)

Mas olha, nunca te abstenhas: vota em branco. A diferença é muito grande.

Hugo disse...

Confesso que não conhecia o MEP (apareceu agora? é que tenho estado em Milão...)

Andei a cuscar tb. PAra já, é de notar que está lá o nosso ex-professor Carlos Albuquerque

Pedro Viana disse...

Permite-me que discorde em algo da tua opinião.
Eu acredito nos aparelhos partidários simplesmente acho que alguns deles precisavam de uma boa renovação...
Pessoalmente não voto neste tipo de movimentos e há eleições importantes como as legislativas em que penso que é necessária uma boa renovação no tipo de politicas deste governo e do anterior governo de Gestão pelo que votarei como já afirmei na Dra. Manuela Leite.
Os melhores cumprimentos, Pedro Viana.

David disse...

Hugo, concordo que é melhor votar em branco, mas também compreendo que as pessoas se abstenham.

Não tinha reparado que o Carlos Alburqueque está no MEP. É mais um ponto a favor!

David disse...

Pedro, o problema é que a renovação de que falas acontece por dentro do partido... os políticos que substituem os que lá estão são sempre pessoas da casa, que estão lá para fazer uma carreira e tirar daí benefícios e que caíram nas boas graças dos "chefes" pelos favores que fizeram e os serviços que prestaram. Uma pessoa normal, tipo eu e tu, não chega a um partido e consegue um cargo qualquer com um mínimo de influência. São precisos anos e anos para lá chegar... é preciso entrar no jogo deles. E esse jogo corrompe. É aí que pode haver uma diferença entre os partidos e os movimentos de cidadãos independentes.