badge
Entre Teoremas e Chocolates: abril 2009

quarta-feira, abril 29, 2009

Abençoado Youtube

Quem me dera ter conhecido este tipo... nem que fosse para me aperceber o quão longe estes génios estão de nós, comuns mortais!




terça-feira, abril 28, 2009

Actualização de posts antigos

Em relação àquilo que escrevi aqui, já tenho o diagnóstico:

Ligeiro aumento da espessura e hipoecogenecidade dos tendões que compõem a pata de ganso na região posterior interna do joelho direito a traduzir critérios de tendinopatia inflamatória discreta.

Não faço ideia o que isto quer dizer, nem sabia que eu tinha uma pata de ganso algures em mim... Isto só vem tirar crédito ao Darwin e fortalecer a tese palerma, mas divertida, do Lamarck. Ainda não fui à médica mostrar a ecografia, por isso não sei se devo tomar algum tipo de precauções. Só sei que nos últimos 8 dias tive 3 jogatanas de futebol e ainda uma manhã de jogging à beira do Tejo. E soube bem.

Quanto àquilo que escrevi aqui, também há novidades. Finalmente achei que o artigo estava menos mau e capaz de passar para as mãos dos meus orientadores. Agora é corrigir alguns detalhes e, assim espero, o meu primeiro trabalho original ficará pronto. Só que tenho que reconhecer que aquilo de original tem muito pouco e está longe de ser um trabalho brilhante. Eu usaria mais depressa a palavra torturante para descrever o meu trabalho. Sobretudo do ponto de vista de quem o fez. Melhores dias virão.

domingo, abril 26, 2009

Eu sei lá o que estou práki a escrever

O que há em mim é sobretudo cansaço. E uma dor de cabeça, vulgo enxaqueca. Hoje estive com duas pessoas que moram com uma quarta pessoa que chegou recentemente do México. Se eu começar a espirrar, fujam.

Quando o cansaço nos atinge com toda a sua força, quando nos esgota, nos espreme e nos tortura sem piedade e sem razão aparente, há sempre um escape. Uma cerveja fresca e uma conversa embriagada com quem estiver por perto é uma ideia. Outro escape infalível é a música. Já dizia o Jamie Cullum:

If there's music in the night,
And it's really, really right,
It's the only thing I need.
it intoxicates your mind
All your troubles left behind
So come on and take my lead.
it's not just me who feels it
music plays a mind trick

Hoje intoxiquei-me com uma das minhas recentes compras, o dvd do Stevie Wonder, Live At Last, gravado em Londres em 2008. Aqui fica uma amostra da qualidade musical que acompanhou o Stevie. Faz bem ver e ouvir isto, mesmo que o cansaço inebrie os sentidos e os sons se misturem com as imagens, resultando numa experiência sinestésica e sonolenta.




sábado, abril 25, 2009

Movimento Esperança Portugal

Hoje ao jantar formulei a minha mais recente piada política: nas eleições para o parlamento europeu que aí vêm, vou votar no Bloco de Esquerda. Porquê? Porque quanto mais bloquistas forem lá para fora, menos ficam cá a chatear o pessoal!

Claro que nunca votaria no Bloco, porque ainda preservo algumas tendências de direita das quais não abro mão, apesar de me sentir profundamente desiludido com a política. Até há bem pouco tempo, interessava-me por política. Quem acompanha o blogue sabe-o. Mas a pessoa torna-se mais madura, começa a ver as coisas de outro ângulo, começa a aperceber-se da história recente do país e do mundo e a perceber que foram os políticas os causadores de muito daquilo que de mau se fez. Cada vez acredito menos neste regime de pseudo-democracia em que vivemos. E, apesar de até aqui ter exercido o meu direito de voto em todas as eleições, a abstenção começa a parecer-me uma consequência natural da minha visão da política.

No entanto, talvez já tenha descoberto em quem vou votar nas europeias. Uma amiga já me tinha falado no MEP e agora, alertado por uma notícia num blogue, acabei por ir parar à página deles e por gastar meia hora a percorrer os estatutos e as ideias deste jovem partido. Talvez a solução para que exista uma democracia ao serviço das pessoas seja a substituição gradual da classe política pelos movimentos de cidadania. Bem sei que essa substituição parece, hoje, utópica. Mas é nos períodos em que a crise social e económica se agudiza que a história pode mudar num ápice e converter as utopias em realidades.

Gostei de conhecer um pouco do MEP e hei-de voltar a ler a página deles com mais cuidado de modo a fortalecer a minha presente inclinação para lhes conceder o meu voto.

sexta-feira, abril 24, 2009

A Conjectura de Poincaré


Ando a ler isto. É excelente! Não é apenas mais um livro de divulgação matemática, eu diria que é um livro sobre a história da topologia, o ramo da matemática que mais me fascinou enquanto estudante de licenciatura. Foi a topologia que despoletou em mim uma paixão renovada pela matemática avançada. E a abordagem que o autor do livro faz à topologia e à sua história é brilhante. É um livro repleto de curiosidades e de histórias hilariantes acerca das mais geniais mentes que estiveram na origem da conjectura e da sua resolução. A parte matemática é tratada de um modo informal e intuitivo e tem-me ajudado a olhar para a topologia de um modo diferente, mais rico e mais belo.

terça-feira, abril 21, 2009

Lindo

Vi este vídeo aqui. Num blogue cuja leitura me é indispensável, provavelmente o melhor dos blogues que acompanho e que não raras vezes brinda os visitantes com estas pequenas pérolas. Aconteceu numa estação em Antuérpia e é espectacular! Vejam! Fez-me lembrar parte da letra de uma música do Luís Represas:

Queremos tambores e guitarras
Voando nas ruas
Com a alegria da vida
Que não devia ter fim

A amazon é porreira

Estou a planear uma viagem à Madeira durante as férias de Agosto e no outro dia passei pela FNAC para ver se havia algum guia da Madeira interessante. Só havia um e custava 10€. Achei o preço exagerado e decidi procurar noutro sítio... Fui à amazon e encontrei o mesmo guia. Encomendei-o pelo preço de 5€ e tal com transporte incluído!!

segunda-feira, abril 20, 2009

Da bola

Olha, o Benfica ganhou... E ganhou sem espinhas! Mas é capaz de ser um bocado tarde não? Entretanto temos esta notícia que só pode ser uma piada. O Bruno Alves até pode sonhar abrir uma academia de futebol lá na aldeia, mas o mais provável é que aquilo acabe por resultar numa academia de Kung Fu. Aliás, o Bruno Alves é um rapaz muito sonhador. Ele ainda sonha ser jogador de futebol, coisa que, por mais jogos que faça, nunca será. Se jogar futebol é apenas dar uns pontapés numa bola e numas canelas, então até a minha irmã é jogadora. Mas jogar futebol é muito mais do que isso e, aqui entre nós que ninguém nos ouve, até eu, que não passo de um amador, sou muito mais jogador do que o Bruno Alves. Ontem fui jogar... futebol de 5 em relvado sintético, num campo descoberto, entre as 21 hrs e as (quase) 23 hrs. Foi, como sempre, uma sensação espectacular. Há poucas coisas melhores na vida!!

quinta-feira, abril 16, 2009

Guitarristas e isso

Um dia vou tocar guitarra assim... ou se calhar não. Os anos 80 devem ter sido engraçados. Qualquer gajo com cara de banana, com uns óculos horrorosos e com um ar de empregado de escritório atadinho, podia fazer parte de uma banda de jazz/funk o que era extremamente incoerente com a sua imagem. Chamo a atenção para o baterista Vinnie Colaiuta que, segundo os meus amigos bateristas, é o número 1 nesta coisa de bateristas de jazz. Gosto deste guitarrista. O Lee Ritenour, apesar de não ser um exibicionista famoso tipo Satriani, tem umas coisas jeitosas no youtube.

quarta-feira, abril 15, 2009

Patriotismo


Nas competições europeias torço sempre pelos portugueses! Grande golo do Ronaldo! Na minha terra, aquilo chama-se uma bela bujarda =)

quinta-feira, abril 09, 2009

eureka?!

Não sei se isto é inspiração resultante de ter visto os primeiros 45 minutos de jogo que o Barça fez ontem (c'um caneco, vocês viram aquilo? aquilo é um nível de futebol que ultrapassa a definição de desporto; senhores e senhoras aquilo é arte!) ou se é da constipação fulminante que me atingiu nos últimos dias: após uma sessão de dúvidas e de disparates com a minha orientadora estou com esperança de que os problemas matemáticos que me atormentaram nas últimas semanas estejam muito perto de estar resolvidos. Com umas dicas dela e com muita transpiração, é possível que só falte limar umas arestas. Será que este é mesmo o momento da eureka?!?! Não percam o desenvolvimento da coisa durante os próximos dias.

Lesão?

Ontem fui fazer uma ecografia à perna esquerda. Nunca tinha feito uma ecografia e nunca tinha posto gel na perna... ontem a minha perna ficou com um look todo punk. Ando já há uns meses com uma dor daquelas persistentes, daquelas que incomodam bastante, mesmo não atrapalhando as coisas do dia-a-dia. Aliás, o que é mais estranho é que até consigo jogar futebol normalmente, porque, depois de aquecer durante uns minutos, a dor evapora-se. A médica achou que o mais provável é que seja um início de rotura muscular e o meu receio é que ela me receite mais repouso e menos futebol. Espero que se a lesão exigir um período de recuperação, ao menos me seja concedida a oportunidade de usar muletas, que é uma coisa capaz de atrair a atenção e o carinho das moças. O que é pena é que esta lesão, a confirmar-se, vem em má altura. Tenho a forte convicção de que eu estava prestes a ser convocado pelo Queirós para representar a selecção de todos nós. Ultimamente nas listas de convocados aparece gente da qual nunca ouvi falar e é com expectativa que eu aguardo as próximas convocatórias, com esperança de encontrar por lá o meu nome...

Piadas via e-mail



Numa reunião com o Presidente da Suiça, o primeiro-ministro português apresentou-lhe os seus ministros:

-Este é o ministro da Saúde, este é o ministro dos Negócios Estrangeiros, esta é a ministra da Educação, este é o ministro da Justiça, este é o ministro das Finanças ...
Chegou a vez do Presidente da Suiça:
- Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro dos Desportos, este é o da Educação, este o da Marinha ...
Nessa altura, com ar emproado, José Sócrates começou a rir:
- Ha! Ha! Ha!.... Para que é que vocês têm um Ministro da Marinha, se o vosso País não tem mar?
O Presidente da Suiça faz um ar digno e respondeu:
- Não seja inconveniente. Quando você apresentou os seus ministros da Educação, da Justiça e da Saúde, eu também não me ri ...

quinta-feira, abril 02, 2009

John Grisham


Durante a última semana li este livro. É daqueles livros que, num certo sentido, são leves por serem essencialmente de acção e suspense e, por isso, raramente exigem que a leitura seja acompanhada de reflexão. Nem todos os livros do género são bons livros. De tão leves que são, podem tornar-se vazios, desinteressantes. Não é o caso de O Advogado. A acção gira em torno do problema dos sem-abrigo de Washington e os personagens principais são advogados de uma grande firma e advogados que defendem a causa dos sem-abrigo. E mais não conto. Para quem gosta de literatura policial, vale a pena ler. Eu não sou um fanático desse género literário, mas gostei deste livro e pretendo explorar mais as obras de John Grisham.

O Clima

Brrr... (arrepio a subir pela espinha) Quando não se tem nada para dizer, fala-se do tempo. Porque é que me incomoda muito mais o frio que se fez sentir nos últimos dias em Lisboa do que os dias consecutivos de temperaturas negativas que passei em Paris? Será que é porque, de algum modo, o frio que aqui sinto não é só exterior, mas parece atingir a alma?