badge
Entre Teoremas e Chocolates: Carlsberg Cup

terça-feira, março 24, 2009

Carlsberg Cup

Já não há pachorra para tanta polémica à volta da final da taça da liga. O árbitro tomou uma decisão absurda, comparável a muitas decisões absurdas que são tomadas todas as semanas nos relvados deste país e não só. O Benfica beneficiou dessa decisão e pode dizer-se, extrapolando muito a coisa, que o Benfica ganhou a taça por causa do árbitro. Isso tem dado origem a um chorrilho de disparates e de exageros saídos da boca de toda a gente: representantes da Liga de clubes, dirigentes e jogadores do Sporting, dirigentes e jogadores do Benfica, jornalistas, árbitros, etc...

Para mim esta taça vale tanto como o Torneio do Guadiana... ou seja, não vale nada. O formato da competição foi de uma estupidez atroz. Foi adoptado com o propósito de garantir que os 3 grandes tivessem o caminho facilitado até às meias-finais. E isso aconteceu. E 2 dos 3 grandes chegaram à final... algo que deve ter agradado imenso à organização, mas que não traz nada de bom ao futebol português. Não percebo para que serve uma competição destas, qual o benefício que o futebol português, que se encontra num estado moribundo permanente, ganha com isto. Foi uma competição com demasiadas polémicas e marcada por um clima de non-sense contínuo, que teve a sua apoteose durante e após a final. Foi uma espécie de bebedeira colectiva, talvez para honrar o patrocinador principal da prova.

Sinceramente trocava a vitória nesta taça da treta pela vitória do Benfica num jogo do campeonato em que tenha sido derrotado. E se eu mandasse no Benfica, como sinal de que a luta pela verdade desportiva é uma luta honesta e não uma hipocrisia, entregava simbolicamente a taça ao Sporting. E assim talvez os gajos se calassem, porque já não os posso ouvir. Parecem aquelas crianças mimadas depois de verem um pedido negado pelos papás. Entregava a taça ao Sporting, mas não ao presidente do Sporting, porque esse não passa de um ébrio cujo verdadeiro clube equipa de azul e branco. Mas podia entregar a taça ao Paulo Bento ou ao João Moutinho que, por acaso, até são benfiquistas. Até ficava tudo em família.

Sem comentários: