No ténis, destaque para o bom momento do português Frederico Gil que já é o melhor tenista português de sempre, ocupando a posição 74 do ranking mundial, posição essa que será significativamente melhorada após a actualização dos rankings que se seguirá ao torneio de Miami, a disputar-se actualmente. Como prémio, o tenista português terá a oportunidade inédita de defrontar o número 1 Rafael Nadal, na 3ª ronda do torneio de Miami. A derrota do português é um acontecimento quase certo, mas será pelo menos uma oportunidade para desfrutar e aprender com um dos melhores tenistas de sempre.
domingo, março 29, 2009
Duas notas desportivas
No ténis, destaque para o bom momento do português Frederico Gil que já é o melhor tenista português de sempre, ocupando a posição 74 do ranking mundial, posição essa que será significativamente melhorada após a actualização dos rankings que se seguirá ao torneio de Miami, a disputar-se actualmente. Como prémio, o tenista português terá a oportunidade inédita de defrontar o número 1 Rafael Nadal, na 3ª ronda do torneio de Miami. A derrota do português é um acontecimento quase certo, mas será pelo menos uma oportunidade para desfrutar e aprender com um dos melhores tenistas de sempre.
Publicada por David à(s) domingo, março 29, 2009 0 corolários
Etiquetas: desporto
sexta-feira, março 27, 2009
Uma partida lendária
P.S. Sim, eu devia estar a trabalhar em vez de andar a passear no youtube, perdendo tempo com futilidades... mas, como explica o post aqui em baixo, a vontade de trabalhar não é muita.
Publicada por David à(s) sexta-feira, março 27, 2009 1 corolários
Etiquetas: desporto
Desabafo
Publicada por David à(s) sexta-feira, março 27, 2009 1 corolários
Etiquetas: matemática
quarta-feira, março 25, 2009
Grandes Obras Russas
Publicada por David à(s) quarta-feira, março 25, 2009 0 corolários
Etiquetas: reflexões, Um Livro Um Amigo
terça-feira, março 24, 2009
Carlsberg Cup
Para mim esta taça vale tanto como o Torneio do Guadiana... ou seja, não vale nada. O formato da competição foi de uma estupidez atroz. Foi adoptado com o propósito de garantir que os 3 grandes tivessem o caminho facilitado até às meias-finais. E isso aconteceu. E 2 dos 3 grandes chegaram à final... algo que deve ter agradado imenso à organização, mas que não traz nada de bom ao futebol português. Não percebo para que serve uma competição destas, qual o benefício que o futebol português, que se encontra num estado moribundo permanente, ganha com isto. Foi uma competição com demasiadas polémicas e marcada por um clima de non-sense contínuo, que teve a sua apoteose durante e após a final. Foi uma espécie de bebedeira colectiva, talvez para honrar o patrocinador principal da prova.
Sinceramente trocava a vitória nesta taça da treta pela vitória do Benfica num jogo do campeonato em que tenha sido derrotado. E se eu mandasse no Benfica, como sinal de que a luta pela verdade desportiva é uma luta honesta e não uma hipocrisia, entregava simbolicamente a taça ao Sporting. E assim talvez os gajos se calassem, porque já não os posso ouvir. Parecem aquelas crianças mimadas depois de verem um pedido negado pelos papás. Entregava a taça ao Sporting, mas não ao presidente do Sporting, porque esse não passa de um ébrio cujo verdadeiro clube equipa de azul e branco. Mas podia entregar a taça ao Paulo Bento ou ao João Moutinho que, por acaso, até são benfiquistas. Até ficava tudo em família.
Publicada por David à(s) terça-feira, março 24, 2009 0 corolários
Etiquetas: desporto
sexta-feira, março 13, 2009
25
Posto isto, tenho a pedir-vos que sejam originais e não respondam a este post com o clássico «muitos parabéns» na caixa de comentários! Em vez disso, podem contribuir para realizar algum dos meus desejos de aniversário:
- que o Benfica comece a jogar futebol
- que a Norah Jones venha cá cantar-me os parabéns
- que nasça uma verruga ao José Socrates na ponta do nariz, dando-lhe o ar de Pinóquio (já não há pachorra para o gajo)
- que eu, por inspiração súbita, comece a tocar guitarra como o Eric Clapton
- que eu consiga demonstrar os detalhes nos quais estou preso há duas semanas e que são necessários para o artigo ficar praticamente pronto
- uma mesa rodeada de amigos, um bom vinho, muita saúde e muito riso
Publicada por David à(s) sexta-feira, março 13, 2009 6 corolários
Etiquetas: reflexões
quarta-feira, março 11, 2009
Norah Jones
Publicada por David à(s) quarta-feira, março 11, 2009 3 corolários
Etiquetas: música
terça-feira, março 10, 2009
Este post é uma salada
Relativamente ao futebol, dizer que o Benfica não merece ganhar o campeonato. É claro que eu ficarei feliz se isso acontecer, mas a verdade é que não o merece. Uma equipa que, durante meses a fio, não consegue vencer um único jogo sem espinhas, não deve ganhar troféus. Eu sou um defensor de que o futebol é, em primeiro lugar, um espectáculo, uma forma de arte. Ganhar a qualquer custo, não tem qualquer valor. Na minha opinião, em teoria, é melhor uma equipa que perde alguns jogos, mas que ganha a maioria de forma convincente, do que uma equipa que ganha todos os jogos com vitórias caídas do céu. Nesta perspectiva, o Braga actual é muito melhor equipa que o Benfica... É triste.
Termino com os assuntos mais sérios deste post. Duas notícias recentes, deram conta de duas histórias muito tristes. O suposto desenvolvimento da sociedade actual é, no fundo, uma grande treta (e isto é muito fácil de constatar, nem sequer seria preciso ir buscar estas histórias, basta olhar à nossa volta). Uma das histórias é esta. E um dia destes vou deixar-vos aqui um conto que aborda também um roubo de um pão, mas com um desfecho diferente... A outra história é esta. É uma aberração do princípio ao fim. É uma coisa tão triste que por um lado eu até preferia esquecer a história e não a abordar aqui no blog. Por outro lado, há que denunciar a estupidez... que neste caso atinge contornos de crueldade. Concordo inteiramente com Lula da Silva, quando ele diz que a Igreja não devia ter tomado nenhuma posição publica neste caso. E, a ser tomada uma posição publica, teria sempre que ser uma posição de compreensão para a menina e a sua mãe e de condenação do padrasto. Eu considero-me conservador em muitos assuntos, mas a posição do arcebispo neste caso nem sequer se pode chamar de conservadora. É uma posição própria de gente cruel e desumana, uma posição que não tem nada a ver com cristianismo. Nos evangelhos não encontramos Jesus a condenar as pessoas, mas a amá-las apesar dos seus defeitos e das suas dificuldades em serem íntegras. Em conversa com amigos cristãos, a propósito desta história, lembra-mo-nos da seguinte passagem da Bíblia. O contraste entre a posição de Jesus e a posição do arcebispo é óbvio:
1 Depois todos foram para casa, mas Jesus foi para o monte das Oliveiras.
2 De madrugada ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos.
3 Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos.
4 Eles disseram: — Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério.
5 De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso?
6 Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo.
7 Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: — Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!
8 Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão.
9 Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé.
10 Então Jesus endireitou o corpo e disse: —Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você?
11 — Ninguém, senhor! — respondeu ela. Jesus disse: — Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!
Nas várias confissões cristãs, há muita gente que se diz cristã, mas que tem uma ideia muito distorcida da mensagem central dos evangelhos, do caminho que Jesus nos veio mostrar e que, enquanto cristãos, devemos procurar seguir.
Publicada por David à(s) terça-feira, março 10, 2009 2 corolários