badge
Entre Teoremas e Chocolates: Encruzilhadas matematicas

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Encruzilhadas matematicas


Esta semana esta a ser particularmente penosa no que diz respeito aos meus avancos matematicos. Queria provar um teorema seguindo um caminho que, as tantas, ficou bloqueado. E andei a semana toda a a tentar desbloquear o caminho. Mas, apos conversa com o meu orientador, percebi que nao ha maneira de desbloquear o caminho. Por isso, das duas uma: ou encontro outro caminho que me leve ao teorema que procuro - caminho esse que serà decerto muito mais sinuoso do que aquele que tentei seguir - ou desisto de provar o teorema, pelo menos por enquanto. E assim a investigacao em matematica. As vezes pode ser frustrante. Como diz o outro, sao 99 por cento de transpiracao e 1 por cento de inspiracao. Por isso e que o estado devia comparticipar a compra de desodorizantes para matematicos. 

Mas mesmo assim posso considerar-me sortudo, porque no meio da trapalhada que foi a semana talvez tenha ganho um outro teorema para incluir num futuro artigo. Estou aqui a ganhar coragem para escrever uma demonstracao limpa da coisa, enquanto como um iogurte (em franca as vacas devem ser especiais; nao so dao queijos deliciosos, como iogurtes muito bons e variados) e barras de chocolate kinder (isto è coisa para me dar a volta à barriga). Mas como tenho receio de encontrar um erro no meu raciocineo, acho que vou antes dar uma volta a Ile-de-la-Cite e deixo a demonstracao para amanha!

P.S. Teclado frances, ou la o que e isto. Estes franceses tem um complexo de inferioridade qualquer e tem sempre que meter o dedo em tudo quanto vem do Reino Unido ou dos EUA. So para serem diferentes. E horrivel ouvi-los a pronunciar nomes com sotaque frances. Por exemplo, Franklin Roosevelt por estas bandas soa qualquer coisa como  Franquelan Ruzevelte e Mariah Carey soa como Marraia Carre. A acrescentar a isto, ha o facto de poucos franceses usarem chapeu de chuva quando chove. Sera que e porque o chapeu de chuva e um acessoria tipico dos ingleses? 

5 comentários:

Anónimo disse...

"Mas como tenho receio de encontrar um erro no meu raciocineo, acho que vou antes dar uma volta a Ile-de-la-Cite e deixo a demonstracao para amanha!"

Eu também faço o mesmo, e sei que há outros matemáticos a fazê-lo. Sempre que acho que resolvi, uma coisa, vou-me embora e deixo tudo a marinar. Ao menos por meia-hora fico com uma boa sensação no ego. Regra geral depois encontro um erro :P

Anónimo disse...

raciocínio, não raciocineo (que erro...)

David disse...

Epah esse erro foi culpa do teclado frances! =P Agora a serio, obrigado por me chamares a atencao. Ultimamente dou por mim a dar muitos erros ortograficos ou entao a ter que verificar como se escrevem certas palavras (e sao sempre as mesmas). Por exemplo: nunca sei se è desfrutar ou disfrutar! Nao percebo que raio de fenomeno è este. È preocupante. E agora, para eu aprender, o texto fica assim, nao o corrijo.

Carlos Paulo disse...

:D
Eu escrevo demasiados disparates para me preocupar com a ortografia.
Mas por acaso... Devia ter mais cuidado ao escrever Lorenz, Rössler, Bendixson, Hartman.
E depois, escrevo tão mal que tenho trabalhos que entreguei em Setembro que acho que foram lidos... mas os leitores ficaram tão traumatizados que o cérebro produziu uma enzima para apagar da mente aquilo que escrevi.
Mas pior ainda... o meu cérebro produz a mesma enzima!
Alguem deve ter alertado um certo professor na fcul que um dia me pediu um trabalho que, diz ele, nunca leu, mas tem-no.
Eu escreveria disfrutar. Mas não tenho um dicionário ao lado.
Continuações de bom trabalho.

Anónimo disse...

Ops, eu pensei que eu é que tinha feito o erro, pq me tinha esquecido que tinha feito um copy paste, ahahah.

Não tenho por hábito corrigir os erros dos outros, pq eu próprio os dou. Pensei que me estava a corrigir a mim mesmo...