badge
Entre Teoremas e Chocolates: Neste post falo de tudo! Porém, tudo espremidinho, não digo nada...

quarta-feira, maio 21, 2008

Neste post falo de tudo! Porém, tudo espremidinho, não digo nada...

Ora hoje fiquei em casa e não fiz nada de jeito. Com a desculpa de ter que curar totalmente uma constipação, passei o dia no conforto do lar sentado à escravaninha, em frente a um par de artigos. Equivariant Sheaves and Functors e Equivariant derived category and Representation of real semisimple Lie groups são o meu objecto de estudo actual. Já começo a perceber o problema base para a tese. A ideia é estender alguns conceitos e resultados abordados nestes artigos às DQ-álgebras, que são uns bichos simpáticos que o pessoal da Análise Algébrica inventou há não muito tempo. A propósito, ontem estive a tentar explicar ao meu professor de francês no que consiste o meu trabalho... em francês. Foi uma comédia! Um atentado à boa fama (!) dos matemáticos.

Na escravaninha também está o portátil e eu hoje perdi imenso tempo a procurar, avidamente, notícias sobre a final da Champions e sobre o novo treinador do Benfica. O Special One está a fazer-se difícil e, do modo que as coisas estão, eu já ficaria contente se o Rui Costa encontrasse um Special Twenty ou Special Thirty (deixem lá passar o trocadilho estúpido). 

Quanto à final da Champions, não faço previsões. Acredito que ou ganha o Chelsea ou então o Manchester United. Mas nunca fiando... Por isso, em vez de previsões, formulo um desejo: Manchester 4 - Chelsea 3, com um hat-trick do Cristiano Ronaldo, um golo do Nani, dois do Ricardo Carvalho e um do Paulo Ferreira! Qué p'ra eles começarem a aquecer pró Euro...

Falemos agora um pouco de política. (Só um minuto que vou ali trocar de CD, o Emergency On Planet Earth já deu o que tinha a dar... e, continuando sintonizado com o Jamiroquai, seguimos com Travelling Without Moving) Bem, em relação a política confesso que ando um pouco alheado do que se tem passado. Portanto não contem com este blog para uma análise profunda da política actual. O melhor é verem o Eixo do Mal aos sábados à meia-noite na Sic Notícias, que é o que eu faço quando calha. Mas digam-me lá uma coisa: o Santana Lopes não foi aquele tipo que foi primeiro ministro durante 6 meses e só fez bodega? Como é que ele consegue ter tanto tempo de antena? Como é que ainda há gente que ouve o que ele diz? 

Lá por fora parece que o Obama tem a nomeação quase garantida. Mas, depois de uma batalha tão desgastante dentro do próprio partido, diria que McCain está na pole position para a segunda parte da batalha. 

Já são 19:45?? Parece q'inda não! 

Sendo assim, continuo a escrever por mais um bocado, para vosso azar! (Podem sempre ir ali ao canto superior direito clicar naquele botão quadrado pequenino que tem uma cruz, ou então clicar na barra de endereços e escrever www.maisfutebol.iol.pt onde, por estes dias, podem ficar a saber a resposta a questões interessantíssimas do tipo "qual a marca de água preferida de Simão Sabrosa?", "em que posição é que Ricardo gosta de dormir? posição fetal? posição do morto? de lado?" ou ainda "qual o jogador da selecção que mais vezes disse na vida a palavra chinelo?". Como vêem, é só informação útil! (Abro um parêntesis neste parêntesis para colocar uma questão: será que este já é o parêntesis mais longo da história dos blogues? Eu, como qualquer português que se preze, tenho uma única ambição na vida: ver o meu nome no Guiness Book. (Por falar em parêntesis, acabei de ter uma ideia genial: quando criar outro blog (sim, porque um dia terei que criar um blog mais maduro e sóbrio que consiga reflectir melhor a minha chegada à idade adulta) vou chamar-lhe Entre Parêntesis! Parece-me um nome deveras apropriado. E até fiz agora mesmo uma pesquisa rápida no google para saber se já existe algum blog com este nome. Parece que há um Entre Parenteses que está reservado a convidados. Como a ortografia não está correcta e, ainda por cima, não é um blog público, parece-me que posso fingir que a minha ideia é original!)))

Ontem estava eu a estudar quando dei de caras com uma definição curiosa: «In the case when I=[0,0] the subcategory D^I(X) is naturally equivalent to Sh(X). This is the heart of the category D^b(X) with respect to t-structure defined by truncation functors \tau». Eu até acho bem que as estruturas algébricas passem a ter coração. Afinal, elas também têm sentimentos! Há excepção dos anéis em que o elemento neutro para a adição coincide com a identidade da multiplicação. Esses, coitaditos, não passam de estruturas unicelulares. Mas quem é que terá inventado a designação de coração de uma categoria? Só pode ter sido um matemático que estava apaixonado! E isto mostra que, afinal, os matemáticos podem ser pessoas mais ou menos normais, porque até se podem apaixonar. Para quem viu o filme Proof, isto é capaz de surpreender. É que quem vê o filme fica com a ideia que os matemáticos e os físicos são uns drogados e bêbados que têm prazer em adoptar comportamentos bizarros e anti-sociais. E também aqueles que julgam que os matemáticos são uns seres com pele amarelecida pelas dúzias de cafés e cuja única paixão são os números, as homotopias e as equações. A esses eu respondo com as palavras do poeta: 

O Binómio de Newton
O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso.
óóóó---óóóóóó óóó--- óóóóóóó óóóóóóóó
(O vento lá fora.)
E agora, se me dão licença, vou vestir o agasalho por causa do vento e vou ali ao Plaza beber um café. Em seguida, vou sentar-me no meu sofá com vista para Moscovo!

2 comentários:

David disse...

Chega o intervalo e com ele uma constatação: uma das equipas anda lá dentro a jogar futebol, a outra anda a jogar bilhar!

David disse...

E depois dos 120 minutos de jogo, dos 10 minutos com penalties e dos festejos o que apetece dizer é que:

1) os penalties são uma treta. O Terry não merecia falhar daquela maneira e muito menos o Cristiano Ronaldo merecia ter ficado ligado à história da champions caso o seu falhanço tivesse sido decisivo.

2) o Cristiano Ronaldo foi, de longe, o jogador com mais classe dentro do campo. Não fez um super-jogo mas decidiu quase sempre bem e teve pormenores geniais.

3) ganhou a melhor equipa. Hoje não foi superior ao adversário, mas por tudo o que fez nas duas últimas épocas o Manchester United merece totalmente este troféu que os coroa como a melhor equipa da Europa.