badge
Entre Teoremas e Chocolates: Ideia do Dia 14 - Convocatória Para O Euro

quarta-feira, maio 07, 2008

Ideia do Dia 14 - Convocatória Para O Euro


Não quero fazer deste blog mais um blog desportivo. Por dois motivos: porque não sei o suficiente sobre desporto e porque o meu ego é demasiado grande para se acalmar se eu escrever apenas sobre desporto. O meu psiquiatra disse-me que preciso deste blog para dar largas à imaginação, em tudo quanto é tema, revelando sob o semi-anonimato da blogosfera as arestas por limar da minha personalidade levemente esquizofrénica. Mas de tempos a tempos é natural que eu escreva sobre desporto. Hoje deixo aqui um post excessivamente futebolístico. É mais um daqueles exercícios que aqueles seres fúteis, os apaixonados por futebol, gostam de fazer. Vou pôr-me na pele de Scolari e dizer quais os 23 jogadores que gostava que fossem escolhidos para representar Portugal no Euro 2008. Incluo este post na rubrica Ideia do Dia porque a motivação para o escrever veio de uma coisa que me ocorreu hoje: o Yannick Djaló, pese embora o facto de ter um nome destes, devia fazer parte dos 23. É que os avançados portugueses estão todos fraquinhos. O Pauleta já não entra nestas contas, o Nuno Gomes tem jogado muito mal (se é que se pode chamar jogar àquilo que ele anda a fazer), o Postiga está no banco, o Makukula está no banco e o único que será convocado com toda a lógica e com hipótese de fazer boa figura é o Hugo Almeida. Que me lembre, o Djaló nunca jogou pela selecção principal. Mas tem a experiência das selecções jovens e neste final de temporada, depois de ter passado vários meses lesionado, apresenta-se em muito boa forma. Em meia duzia de jogos marcou meia duzia de golos e parece que está agora em fase ascendente, como se a época estivesse a começar para ele. Por isso, julgo que seria uma agradável surpresa a inclusão deste rapaz nos convocados.

Aproveitando o post, deixo aqui então os 23 jogadores que julgo que Scolari devia escolher. Sou contra a naturalização de jogadores para representar a selecção nacional e, por isso, numa escolha idealista nunca incluiria Deco e Pepe. Mas nesta lista vou ser realista, aceitando que deixá-los de fora é algo que Scolari não vai fazer.

Guarda-Redes: Ricardo, Quim, Ricardo Batista

Defesas: Miguel, Bosingwa, Pepe, Manuel da Costa, Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Paulo Ferreira, Jorge Ribeiro

Médios: Raul Meireles, Miguel Veloso, Maniche, João Moutinho, Deco

Extremos: Ronaldo, Nani, Quaresma, Simão

Avançados: Hugo Almeida, Yannick Djaló, Nuno Gomes

Algumas notas:
- na defesa a minha grande dúvida é entre Caneira e Paulo Ferreira, mas preferia o Paulo Ferreira;
- Manuel da Costa não vai ser convocado, em lugar dele deverá ser convocado o Bruno Alves, que é o melhor central português a distribuir tareia a tudo quanto mexe;
- é provável que o terceiro guarda-redes seja o Rui Patrício, o herdeiro do Ricardo no que diz respeito a disparates; 
- os médios não devem andar longe daqueles que aqui digo. Apenas tenho dúvidas em relação à chamada de Petit, que fez a pior época desde que chegou ao Benfica. Se ele entrar nos 23, não sei quem sairá... Há três médios de que gosto bastante mas cujas épocas não foram boas: Pelé, Tiago e Manuel Fernandes. Espero que consigam melhorar para entrarem em futuras convocatórias;
- só pus o Nuno Gomes na lista porque não me lembro de mais avançados, para além daqueles que referi no início, com qualidade mínima para jogar pela selecção. E, dos tais, o que tem mais experiência e o que já deu mais à selecção é o Nuno;
- a escolha dos extremos não oferece dúvidas a ninguém. Passa por eles grande parte da pouca esperança que deposito neste campeonato da Europa.

2 comentários:

Enfim... disse...

ainda gostava de perceber o que veem no nuno gomes fogo

bjokas

David disse...

O Nuno Gomes foi bom jogador e há sempre muita gente à espera de ver voltar esse bom jogador. Só que estão à espera há uns 5 ou 6 anos.