badge
Entre Teoremas e Chocolates: Taj Mahal

quarta-feira, agosto 22, 2007

Taj Mahal


Li no ano passado um livro de uma das poucas escritoras de romances que consigo ler (e desta gosto mesmo muito) chamado Mandala. A escritora é Pearl S. Buck. A história desenrola-se na Índia e como pano de fundo do romance entre o marajá de uma província da Índia e de uma turista norte-americana, é-nos apresentado esse país antiquíssimo e belo, com tantas histórias para contar quantas as histórias do próprio mundo... A Índia teve ao longo da história um desenvolvimento paralelo ao da civilização ocidental. Julgo que há diferenças culturais e, infelizmente, sociais muito profundas, mas não deixa de ser um país portador de uma história rica.


No Mandala fala-se um pouco do Taj Mahal e a certa altura há uma passagem sobre "ver o luar no Taj Mahal". As sensações que a escritora consegue transmitir são muito fortes e o desejo de quem lê é estar lá... Recentemente, por culpa da eleição das novas 7 maravilhas do mundo, o Taj Mahal foi notícia. Mais convencido fiquei que a beleza deste mausoléu deve ser ímpar.


Para muitos é o maior monumento ao amor que o homem alguma vez construiu. Para outros é "apenas" um símbolo da história da Índia e um ponto de passagem obrigatório para qualquer turista. Para mim é um local que gostava de visitar um dia, com a companhia certa!

Sem comentários: