badge
Entre Teoremas e Chocolates: Acima da lei

sábado, maio 09, 2009

Acima da lei

Ele há coisas engraçadas. Vivemos num regime democrático que tem como consequência uma interminável resma de leis, regulamentos e burocracias que o cidadão tem que cumprir para zelar pelo bem comum, algumas delas completamente estapafúrdias. As autoridades apressam-se a assegurar que um cidadão normal não falha nenhuma das regrazinhas. É por isso que coisas como a ASAE e a EMEL dão tanto nas vistas. No entanto, neste regime supostamente democrático baseado no princípio da igualdade de direitos, há dois grupos que vivem acima da lei. Um é a classe dominante, políticos e gente influente que podem corromper e ser corrompidos sem vergonha e sem receio de punição, porque, no fundo, sabem que a justiça está manietada pela classe à qual pertencem. O outro é o grupo do crime organizado. Estes também se julgam acima da lei. Refugiam-se atrás de gangues ou dentro de guetos que, naturalmente, amedrontam uma polícia mal armada e que trabalha sob o fantasma da não utilização de força extrema, fantasma esse criado por uma comunidade de pseudo-intelectuais que habitam vivendas de Sintra e Cascais. O que se tem passado em Setubal e, frequentemente, em bairros da capital, é gravíssimo. E era bom ouvir gente com cargos de responsabilidade a exigir uma intervenção forte das autoridades. Em primeiro lugar, o responsável máximo pela segurança, o ministro da Administração Interna. Afinal, pôr cobro a estas situações devia ser a primeira função da polícia, muito mais do que andar na caça à multa.
Por muito que os cépticos o neguem, a violência que ciclicamente atinge os arredores de Paris pode um dia reproduzir-se em Portugal. Estamos a pôr-nos a jeito.

1 comentário:

Hugo disse...

O problema está em deixarem formarem-se esses guetos, e deixá-los ao abandono. como é possível ninguém ter planos decentes para nada?