badge
Entre Teoremas e Chocolates: Novo Aeroporto?!

terça-feira, junho 26, 2007

Novo Aeroporto?!

«Após fecho da maternidade de Elvas

Pelo menos 260 portuguesas deram à luz em Badajoz no último ano» (16-06-2007)

«Comissão propõe fecho dos hospitais psiquiátricos do Lorvão e de Arnes» (30-05-2007)

«O processo de requalificação da Rede de Urgências prevê o fecho de 15 Urgências hospitalares e cerca de 140 SAP (Serviço de Atendimento Permanente).» (06-06-2007)

«O ministro da Saúde decidiu ordenar a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte ocorrida terça-feira em Vendas Novas. Uma decisão que surge em resposta às acusações do presidente do município, José Figueira, que remete para o titular da pasta a "responsabilidade política" do caso, ao encerrar o serviço nocturno do centro de saúde da localidade. A mulher, de 51 anos, já estava em falência cardio-respiratória quando os bombeiros chegaram a sua casa, segundo a informação do INEM. Morreu durante a manhã, quando o centro de saúde estava aberto, apesar de este não dispor de equipamentos de suporte avançado de vida necessários para estes casos. Por isso, foi levada para Évora. »(16-06-2007)

«Uma vítima de acidente de viação demorou seis horas a chegar ao serviço de neurocirurgia mais próximo - em Lisboa - e acabou por falecer quatro dias depois. Alvo de críticas, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) justifica-se assegurando que fez tudo o que estava ao seu alcance. Em causa está a deficiente rede de assistência na região. » (15-01-2007)


E podia também ter ido buscar as notícias relativas à falta de verbas para equipamentos hospitalares, para equipamentos de combate aos incêndios, para equipamentos escolares, etc. etc. etc.


Novo aeroporto? É mais uma obra pública que vai implicar prejuízo, prejuízo esse que somos nós, os portugueses comuns, que saldamos com "os apertos do cinto"! É mais uma obra pública que deixa para segundo plano aquelas que são as necessidades reais dos portugueses! É mais uma obra pública para levar a cabo quando a saúde é precária, quando as portuguesas dão à luz em Espanha, quando os idosos não têm nos hospitais e centros de saúde os cuidados e a atenção necessários para terem qualidade de vida! É mais uma obra pública construída enquanto chove nas salas de aula, enquanto muitas escolas não têm verbas para proporcionar condições de aprendizagem minimamente agradáveis, enquanto as escolas primárias vão encerrando pelas vilas do país! É mais um projecto megalómano, enquanto faltam verbas para combater seriamente os incêndios e enquanto vamos alugando mais uns aviões de combate ao fogo aos Espanhóis e aos Russos, em vez de os adquirirmos nós mesmo! Dizem que é um projecto do qual o país tirará benefícios e que nos modernizará... mas os benefícios são sempre para os mesmos e na prática, naquilo que faz diferença real no nosso dia-a-dia, continuamos e continuaremos atrasados!
P.S. Desculpem o estilo 24 horas, mas por vezes o sensacionalismo é uma boa maneira de nos fazermos ouvir!

Sem comentários: