badge
Entre Teoremas e Chocolates: Eric Cantona

domingo, junho 24, 2007

Eric Cantona

Para os mais desatentos, Eric Cantona foi um excelente jogador de futebol francês que deu nas vistas ao serviço do Manchester United. Estará talvez no top 10 dos melhores jogadores que vi jogar. Para constatarem que era um grande jogador, façam uma pesquisa no Youtube e vejam por vocês mesmo! Mas para além de dar nas vistas dentro de campo, Cantona tinha (tem?!) uma certa apetência para a polémica. Actualmente joga futebol de praia com os amigos, pela selecção da França, mas dá entrevistas a criticar o futebol francês, dizendo que a selecção dele (no que diz respeito ao futebol de 11) é a Inglaterra. Para além disso, também tem queda para actor! Participou por exemplo no excelente filme "Elizabeth", num papel secundário (a meu ver) brilhantemente executado! Mas a razão deste post, é o desejo de partilhar com os meus leitores uma pérola deste senhor (quem me chamou a atenção para ela foi o Tiago e para ele fica aqui o meu muito obrigado) Vamos contextualizar. Estamos a 25 de Janeiro de 1995. O Manchester United jogou fora contra o Crystal Palace e Eric Cantona foi expulso depois de ter pontapeado um adversário que o tinha agarrado sem punição. Depois de ser expulso, Cantona decide pontapear um adepto do Crystal Palace com um pontapé digno de um mestre de Kung Fu. Podem ver aqui a cena:



Depois disto, Cantona foi condenado a sete dias de cadeia (mas só cumpriu 24 horas). Mais tarde, foi marcada uma conferência de imprensa para que ele pudesse esclarecer o motivo do seu comportamento. E era aqui que eu queria chegar. Nessa conferência de imprensa ele despacha os jornalistas em 15 segundos, com uma frase que se tornou uma das mais célebres frases ditas por um futebolista (embora para mim só hoje se tenha tornado célebre). Aqui está o vídeo:




O que ele diz é "when the seagulls... follow the trawler... it's because they think... sardines will be thrown into the sea". Cuja tradução é qualquer coisa como: quando as gaivotas seguem o barco dos pescadores, é porque pensam que as sardinhas serão atiradas ao mar! Depois levanta-se e vai-se embora... Que grande vedeta!

Sem comentários: