badge
Entre Teoremas e Chocolates: Teorema do Dia

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Teorema do Dia

Esta já é muito velha e até concordo que tem o seu quê de estupidez brejeira... mas por outro lado acho uma certa graça a esta mistura entre matemática, ditos populares e fenómenos da sociedade para chegar a uma conclusão que o senso comum já contempla. Este raciocíneo para um cientista a sério será, talvez, uma heresia; mas como ainda só sou um pequeno candidato a cientista, ainda me posso dar ao luxo de publicar isto! Dedico este post à minha amiga feminista Lena! =)


6 comentários:

Anónimo disse...

Olá :)
obviamente em primeiro lugar agradeço ter sido mencionada no teu blog :) embora a tua modéstia não te deixe reconhecer, para mim é um excelente blog e vou tentar lê-lo com mais atenção, assim que tiver um bocadinho mais de tempo para mim, ou seja, quando acabarem os exames. De qualquer forma do que já li pareceu-me bastante bom. Ainda em relação a mim, não me acho feminista, talvez pseudo-feminista, como alguém já me chamou :) mas na realidade gosto que me tratem como igual pois tirando as diferenças físicas óbvias e claro os gostos de cada um, que são características de cada personalidade, n compreendo essa forma de vocês dizerem que é boa educação deixar passar as Sr.as primeiro e pagar jantares e lanches, gosto sim que me tratem com respeito e educação, assim como sempre tratarei qualquer rapaz. Mas acima de tudo penso que deveríamos viver numa sociedade de iguais para assim podermos estar ao lado uns dos outros em vez das Sr.as à frente ou os homens, pois qualquer dos casos acontece como bem sabemos.
Peço desculpa por me ter alongado em relação a mim, mas perdi-me a falar sobre outros assuntos sem relação, ou até com alguma… mas sem mais demoras vou encarar o teu post de duas formas. Bom obviamente que o post é apenas uma piada, portanto nada do que vou dizer em seguida é suposto ser encarado a sério, nem tão pouco para ser levado em conta, pois não é importante, é apenas uma opinião. Bom mulher = problemas, claro que estou de acordo e como acho que somos muito parecidos em muitas coisas, vou mais longe, os homens também são um grande problema de vez em quando, é claro que só se nós deixarmos é que isso acontece. Mas como matemático que já és, e dos bons! Nunca terás medo de enfrentar problemas, nem de os resolver, pelo contrário tenho a certeza que não terás dificuldade em achar o Amor verdadeiro, portanto desejo-te muito boa sorte na tua caminhada em busca do que sei que para ti nunca será um problema, pois mesmo que os haja, como existem em todas as relações, estou certa q encontrarás a solução mal te proponhas a resolve-lo :) a segunda forma de ver o teu post é que acho que as premissas tão um pouco erradas, desde quando é que para encontrar uma mulher é preciso tempo e dinheiro? Tempo para gastar com ela, realmente é bom que arranjes, mas isso não será um problema se a tua vontade for mesmo dedicar-lhe alguma atenção, haverá sempre alguma maneira se for essa a vontade de ambos, quanto ao dinheiro bom podes sempre tentar encontrar uma que não se importe de pagar o seu lanche :p (manda-a vir falar comigo… lol) ou que te queira seguir até ao fim do mundo qual um amor e uma cabana :D
PS- Ah e se nos tratam de maneira diferente porque tão cheios de vontade de nos agradar, porque não arranjam outras maneiras mais originais e românticas? Será que precisam de gastar dinheiro connosco? Um bom passeio sempre agradou a toda a gente, principalmente se a rapariga acha que está em boa companhia :) e passear e passar o tempo com quem gostamos é sempre um prazer para qualquer pessoa :). De qualquer forma nos gostamos sempre que nos agradem, como também gostamos de agradar…
mts jinhos*lena

Miguel disse...

Noc, noc! Pode-se entrar? :) Raciocínio engraçado, este, que aqui apresentas! Não sendo a primeira vez que o vejo, arranca sempre um sorriso! Não vou comentar o post propriamente dito, que se trata obviamente duma brincadeira, mas sim a expressão "a minha amiga feminista Lena". Para começar, o termo "feminista" pode ter significados opostos, consoante o ponto de vista. Tanto se pode referir a alguém que defende a igualdade entre os homens e mulheres como designar alguém que defende a diferença entre os sexos e a sua valorização. Não sei com que ideia aplicaste o termo, mas uma coisa é certa: a Lena abomina um simples gesto cavalheiresco de dar prioridade às raparigas numa fila ou aquando da passagem por uma porta! E acho que um simples gesto simpático não devia ser visto como uma violação dos "princípios de igualdade" que a Lena (e não só) defende. Sou a favor da igualdade entre homens e mulheres naquilo que realmente faz sentido falar, nos direitos e deveres fundamentais do ser humano, mas também devemos estar conscientes das diferenças entre os sexos e ter isso em consideração quando se justificar. E isto sem prejuízo para homens ou mulheres. Agora, por favor, não se virem contra quem apenas está a ser cortês!

David disse...

Ola Lena, obrigado pelo comentário! Concordo quando dizes que tanto homem como mulher pode ser sinónimo de problema. Afinal todos somos seres humanos complexos e com mentes muito complicadas... Mas o que eu acho e o que a experiência me diz é que as mulheres nas coisas do dia-a-dia conseguem ser mais problemáticas que os homens e isso por vezes pode ser bastante irritante. Quanto a não gostares daquilo a que se chama cavalheirismo, se realmente falas a sério deves ser a primeira rapariga que eu conheço e que pensa dessa forma. Aquilo que a experiência me diz - acho que tenho conversado muito com a experiência - é que as raparigas se queixam de que os rapazes têm esses gestos de delicadeza, mas que no fundo os apreciam e caso os rapazes perdessem essa delicadeza sentiriam a falta dela.
Quanto a não ser preciso dinheiro... bom, isso é para os rapazes bonitos! Os que são feios, como eu, precisam de outras armas e o dinheiro é uma delas =P

Ola Miguel! Obrigado pelo teu comentário! A porta aqui está sempre aberta para os amigos... e também para os colegas, caso não me consideres teu amigo! Acho que a Lena é feminista no sentido de ser "alguém que defende a igualdade entre os homens e mulheres"! E de resto falaste bem! Não sei se a Lena gostou, mas eu estou contigo! E até diria mais: os homens, em geral, são fisicamente superiores às mulheres. E um instinto básico de certas espécies do reino animal é que os mais fortes protejam os mais fracos! Se não fossem os homens, as mulheres poderiam ser alvo da selecção natural e a humanidade seria masculinizada... o que, diga-se, seria uma grande chatice!!!

Anónimo disse...

Ola novamente :) quando puseste esta simples piada não estavas à espera que desse tanta polémica hum? Pois eu também não. Mas voltei aqui porque me parece que não me fiz entender nalgumas coisas, o que queria dizer é que não gosto q salientem dessa forma as diferenças óbvias entre os dois sexos, mas claro que espero q tenham educação e me tratem com delicadeza e respeito, tal como eu também vou tratar qualquer pessoa independentemente do sexo. O tempo dos homens das cavernas já lá vai e ainda bem, pessoalmente não gostava de levar uma mocada na cabeça e também não vou bater em ninguém que me deixe passar à frente :p agora eu estou a falar de mim, as outras raparigas (que há muitas) que apreciam o cavalheirismo estão à vontade, é tudo uma questão de ponto de vista e de gosto.
Agora aquela parte em que dizes que és feio, confessa lá estás à espera de um elogio ;) não és nada feio! Nem por fora nem por dentro e acho que há mais raparigas que concordam comigo… mas é melhor não me alongar com nomes… quanto aquela parte do dinheiro, epá sejamos honestos o dinheiro faz sempre falta, mas não é um requisito essencial.
Em relação ao comentário do Miguel, já discuti muitas vezes com ele este assunto, por isso lhe disse para ele vir dar um olhinho no teu blog, e também já desisti de mudar as ideias dele ou de qualquer um que as partilhe, são opiniões e cada um tem a sua. A dele ate é uma boa perspectiva, embora não mude a minha.
A tua teoria do sexo fraco, fisicamente concordo contigo e ainda bem, eu até gosto de rapazes musculados ;) quanto à selecção natural bom não há mais mulheres que homens? (infelizmente…) é que a última teoria que ouvi é que se alguém poderia vir a ser extinto eram os homens, mas também não sou adepta dessa teoria muito pelo contrário, acho as diferenças entre os sexos bastante benéficas, mas não gosto de ser tratada de maneira especial, porque não me sinto especial em relação a vocês, nem escolhi o modo como a sociedade trata essas diferenças, porque afinal ninguém escolheu ser homem ou mulher e ambos deviam ter as mesmas oportunidades. Gosto muito de ser mulher, embora haja alturas do mês que já não penso assim… e também gosto muito dos homens tal como são, só não gosto das diferenças de tratamento entre os sexos.

Anónimo disse...

pessoalmente, concordo contigo, david, quando falas no instinto de protecção... e normalmente as mulheres gostam muito de sentir que são protegidas, que têm quem as proteja, seja em que situação for, apesar de hoje em dia, as mulheres acharem que são perfeitamente independentes e não precisam dos homens para nada... são capazes de subir na vida, sozinhas, normalmente não gostam quando lhes falam em casamento, etc... existem muitos argumentos... mas pessoalmente não me importo de pensar à maneira antiga e ver as coisas talvez por um lado que a sociedade hoje em dia classifica como antiquado...
tenho o tal instinto protector pela pessoa que eu amo seja em que aspecto for, mas concordo igualmente com a questão de divisão de tarefas, enquanto seres humanos que somos, pois somos todos iguais, embora diferentes, e isso, penso eu, torna uma vida inteira ainda mais gratificante.

David disse...

Obrigado pelas vossas opiniões! Parece que este foi o post que recolheu mais corolários... parece que mesmo no século XXI (sim porque agora que temos aborto legal já podemos dizer que estamos no século XXI, segundo os meus "amigos" do BE) este assunto continuo a ser uma fonte de fragmentação social (nem sei o que isto quer dizer, mas soa-me bem). Eu não ligo muito a estas coisas das diferenças entre homens e mulheres... não me considero nem machista nem feminista nem qualquer coisa entre essas duas! Sou neutro... =) Por isso não me apetece escrever mais acerca disto! Apenas posso dizer que procuro ser gentil e cavalheiro porque foi assim que me ensinaram a ser... troco gestos que a sociedade considera bonitos - como o deixar passar primeiro e essas coisas - por sorrisos! E acho que não fico a perder!! =)