badge
Entre Teoremas e Chocolates: janeiro 2007

terça-feira, janeiro 30, 2007

Príncipes do Nada

Foi com agrado que hoje me apercebi que a RTP 1 voltou a passar o programa Príncipes do Nada, apresentado pela Catarina Furtado (uma apresentadora bonita para um programa bonito). Entretanto fui ao site da estação e pelo que percebi este foi o programa 9 de um total de 12... ou eu andei distraído a estudar ou então houve uma grande interrupção - coisa de meses - entre o oitavo e o nono programa. De qualquer modo fiquei contente por perceber que a RTP ainda não desistiu de um programa exemplar e que devia figurar na programação da estação pública a bem da sociedade. Espero que tenham a coragem de passar as audiências para segundo plano e preparar uma segunda série. Está-me a passar pela cabeça escrever ao senhor provedor - o tal que tem o curioso nome de Paquete de Oliveira (se fosse no Brasil seria o Titanic Oliveira) - propondo a continuação do programa...


Enquanto nos outros canais passam novelas, neste programa podemos conhecer heróis... aqueles que percebem que a vida é mais do que um tempo de farra e intriga e que procuram a realização pessoal na alegria do próximo. Pena que a sociedade se apresse mais a reconhecer um qualquer participante de um reality show do que um sonhador abnegado que vive para servir os outros. E o que vale é que grande parte desses sonhadores estão-se nas tintas para as honras da sociedade e continuam a realizar teimosamente os seus sonhos!

Quem me dera ter um epsilon da coragem desses heróis...

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Teorema do Dia

Esta já é muito velha e até concordo que tem o seu quê de estupidez brejeira... mas por outro lado acho uma certa graça a esta mistura entre matemática, ditos populares e fenómenos da sociedade para chegar a uma conclusão que o senso comum já contempla. Este raciocíneo para um cientista a sério será, talvez, uma heresia; mas como ainda só sou um pequeno candidato a cientista, ainda me posso dar ao luxo de publicar isto! Dedico este post à minha amiga feminista Lena! =)


domingo, janeiro 28, 2007

My favorite singers



Alicia Keys - grande voz e grande talento! O unplugged dela é dos melhores álbuns que já ouvi e esta música é fantástica!



Norah Jones - nunca me canso de a ouvir! Este é um dos temas dela de que mais gosto!



Jamiroquai - nos dias em que me sinto mais maluco e, talvez, mais livre, identifico-me bastante com o som dele!



Andrea Bocelli - ouvi alguém dizer que ele é um cantor de música clássica que tem uma sensibilidade para o pop-rock pouco vulgar. Talvez seja por isso que para mim é difícil ouvir música clássica, mas adoro relaxar ao som do Andrea. Este dueto com uma cantora chamada Helena é pouco conhecido e é uma das músicas dele que mais aprecio.



Stevie Wonder - admito que não seja fácil de ouvir a música dele hoje em dia. Mas este senhor mudou a música, desenvolvendo novos géneros musicais e escrevendo letras muito poderosas, sobretudo em relação à sociedade americana. Este vídeo mostra o Stevie a cantar com os Take 6, no tributo às vítimas do 11 de Setembro.



Michael Buble - não é que seja uma das minhas vozes preferidas (faltam aqui outras que o ultrapassam), mas tem sido uma óptima companhia desde há ano e meio para cá... e a minha leitora mais assídua merece esta pequena prenda! =)

Carta aberta aos leitores

Pretendo com este post informar os meus leitores (ou seja, a todos aqueles que não têm nada para fazer ao tempo e preferem gastá-lo a ler parvoíces do que a ver a Floribela) que o recente aumento de postagens se deve apenas a um fim de semana desocupado. Meus queridos e minhas queridas, não tenham medo porque não vou começar a intoxicar a blogosfera com as minhas opiniões e pensamentos a um ritmo tão regular como a crescente sucessão de posts possa fazer crer.

Aos mais distraídos, informo também que o blog está com uma cara nova! É uma pequena e antecipada prenda de aniversário que eu dou aqui ao meu cantinho... no dia 17 de Fevereiro o blog faz um ano! Vejamos se entretanto o blog continua nas minhas mãos ou se aparece por aí o pai biológico a pedir a guarda deste blogzinho ainda bebé! Se assim for, resistirei e não entregarei o blog... corro o risco de apanhar 6 anos de prisão (ou talvez só 4, segundo consta) e não sei se lá dentro terei acesso a uma cela com um pc pessoal e com ligação adsl, pelo que poderei ter mais dificuldades em postar!

Gostava ainda de vos dizer, estimados, que continuo a gostar da vossa colaboração! Comentem e enviem-me ideias para posts, peçam-me opiniões, contradigam-me e sintam-se em casa... Se quiserem podem mesmo usar este espaço para postarem opiniões vossas, mas não sem que antes passem por um processo de censura rigoroso. A todos aqueles que às vezes me dizem: "Ah e tal vamos lá a ver, estive a ler o teu blog e estou a pensar fazer lá uns comentários", eu deixo aqui o desafio: não te fiques pelo pensar (pensar é estar doente dos olhos - esta é dedicada ao Mário =P ) , comenta mesmo!! Obrigado!

A todos os que por aqui passam assiduamente, o meu muito obrigadinho! =)

sábado, janeiro 27, 2007

Pela Vida



Para quem tem dúvidas sobre quando começa a vida humana, aqui fica uma contribuição bíblica:

"Tu me fizeste, Senhor;
toda a estrutura do meu ser foi formada
mesmo no seio de minha mãe!
Por isso te louvo, pela forma maravilhosa
e admirável como sou formado.
Quando penso nisso não posso deixar de afirmar:
"É um mundo maravilhoso!"
Logo nos primeiros momentos da formação do meu ser,
quando só tu sabias que me estavas a formar,
já aí intervinha o teu poder criador.
Os teus olhos viam o meu corpo em formação,
e no teu livro tudo ia sendo registado;
tudo se ia realizando
segundo o que estava programado
mesmo antes de eu começar a existir!"

Salmo 139 - 13 a 16
(Tradução de O Livro - A Bíblia para Hoje)

The Music Of The Night

gosto da noite...
de ouvir o vento assobiar no escuro,
como se ao longe uma orquestra de violinos desafiasse o silêncio...
das sombras negras que dançam ao ritmo dessa música distante
criando a ilusão de que a noite tem a sua própria vida,
os seus próprios habitantes...
das emoções contraditórias que a noite traz consigo,
aquela estranha mistura de sossego e êxtase...
gosto da noite
porque há coisas que só a luz da noite torna visíveis!






Esta é a minha música preferida do Fantasma da Ópera

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Fernando Pessoa


Não sei se é o maior português de todos os tempos, mas diria que é talvez o português mais talentoso de sempre. Fernando Pessoa escreveu sobre tudo... tudo era motivo para poesia, para arte! O senhor respirava em soneto! Sou fã de Álvaro de Campos, da intensidade com que ele se exprime. Mas acima de todas as outras obras do Fernando Pessoa, acima dos heterónimos e de tudo o mais que ele escreveu, gosto imenso da Mensagem. Deixo aqui hoje, para os meus fofos leitores, o meu poema preferido da Mensagem.



Terceira Parte: O Encoberto

I Os Símbolos

Quarto

As Ilhas Afortunadas

Que voz vem no som das ondas
Que não é a voz do mar?
É a voz de alguém que nos fala,
Mas que, se escutamos, cala,
Por ter havido escutar.

E só se, meio dormindo,
Sem saber de ouvir ouvimos,
Que ela nos diz a esperança
A que, como uma criança
Dormente, a dormir sorrimos.

São ilhas afortunadas,
São terras sem ter lugar,
Ondei o Rei mora esperando,
Mas, se vamos despertando,
Cala a voz, e há só o mar.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Lá,
Onde dois risos galopam soltos,
Sem que o tempo grite a sua sentença,
Guardo uma grande parte de mim!