badge
Entre Teoremas e Chocolates: O epitáfio do blogue?

quinta-feira, julho 16, 2009

O epitáfio do blogue?

Trago boas e más notícias. Comecemos pela parte boa: a actividade neste blogue está suspensa por tempo indeterminado. Ficam assim livres dos aborrecidos pensamentos que partilhava com vocês neste espaço e das tentativas frustradas de criar textos com humor. Não sei se isto é um adeus ou um até já. Sei que, neste momento, não faz sentido escrever aqui. Porquê? Essa questão leva-me às más notícias: mesmo que este post se venha a tornar o epitáfio do "Entre Teoremas e Chocolates", este não será o meu adeus à blogosfera porque tenho outros blogues aos quais passarei a dedicar mais tempo. A minha actividade de bloguista continua, nomeadamente aqui:

http://you-thought-of-me.blogspot.com/

Tomei consciência que é um disparate ter um blogue onde falo de quase tudo e ter outro onde falo apenas da minha fé e da minha relação com Deus, como se essa fosse uma parte isolada da minha vida que não se pudesse misturar com o resto. Parece-me que quando criei o outro blogue, havia em mim uma ideia absurda de que misturar as minhas ideias relativas a Deus, com os comentários que faço às coisas do dia-a-dia, ao desporto, à política, etc fosse uma espécie de heresia. Talvez esta ideia absurda tenha raízes na hipocrisia da nossa sociedade, da qual todos somos vítimas e culpados. Nós, os cristãos, temos tendência para isolar o divino numa espécie de redoma que não pode ser contaminada pelas coisas da vida. Criamos dentro de nós um compartimento inacessível e arrumamos lá cuidadosamente tudo aquilo que diz respeito à nossa fé, não dando conta que esse compartimento, criado com tanto pudor, se torna também inacessível a nós próprios. Tentamos aceder a esse compartimento criando uma auto-imagem melhorada daquilo que somos na realidade. Fingimos uma santidade que não temos, fingimo-nos incorruptíveis e esquecemos que, agindo assim, estamos a enganar nós próprios. O que se passa é que nós também somos seres contaminados pelas coisas da vida e a nossa hipocrisia leva-nos a uma atitude que impede que a nossa fé seja algo transversal à nossa vida, inerente a tudo aquilo que fazemos e pensamos. O David que acredita na Bíblia e que procura relacionar-se com Deus através de Jesus e da Sua mensagem, é o mesmo que é adepto do Benfica, é o mesmo que gosta de acompanhar de longe a vida política e de criar piadas sobre a incompetência dos políticas, é o mesmo que gosta de Jamiroquai e Norah Jones, é o mesmo que gosta de uma cerveja fresca numa esplanada sob o entardecer de um dia de verão, é o mesmo que às vezes se ri quando Os Contemporâneos fazem humor envolvendo histórias da Bíblia, é o mesmo que tem períodos de desalento que o levam a questionar até mesmo aquilo que é inquestionável, é o mesmo que por vezes é atormentado pela dúvida sobre o certo e o errado, é o mesmo que, ainda que pretendendo servir os outros e viver uma vida altruísta, é levado com frequência a atitudes egocêntricas...

Não faz sentido separar as águas. A minha vida é um rio cuja corrente é fortemente influenciada pela minha fé, mas há milhares de outros factores que interferem nessa corrente, uns a favor, outros contra. Não quer isto dizer que todos os factores tenham a mesma importância. Nas várias etapas da vida uns factores assumem mais relevância do que outros, sobrepõem-se, lutam entre si, interagem, uns fortalecem-se, outros desaparecem. O resultado, sou eu! E, no meio de todos esses factores, lá está a fé! Como parte integrante daquilo que sou e como fonte da qual desejo beber para ser mais como desejo ser, embora nem sempre o consiga fazer. Ainda assim, sei que a fé é o mais valioso dos factores e luto para que ela esteja sempre a sobrepor-se... Above All!

Podia simplesmente continuar a escrever aqui, incluindo textos sobre a minha fé, e ignorar o outro blogue. Mas creio que nesta fase da minha vida o outro blogue tem mais a ver com quem eu sou. Desconfio que este blogue corresponde a uma fase que já passou. Já deu o que tinha a dar e, enquanto durou, foi bom! Diverti-me, agucei o meu gosto pela escrita e espero que, ocasionalmente, os meus textos, as minhas ideias e opiniões vos tenham sido úteis. Agradeço a todos os que por aqui passaram, os que leram e os que contribuíram.

Entre a demonstração de um teorema e o saborear de um chocolate, o mesmo David que aqui escrevia continuará a presentear-vos com os seus textos no Above All. Convido-vos a passar por lá!

2 comentários:

Carlos Paulo disse...

Ai se eu te contasse algumas coisas...

Burning Hands disse...

Rest in Peace