badge
Entre Teoremas e Chocolates: 28 de Maio de 2006

quarta-feira, julho 26, 2006

28 de Maio de 2006


O dia 28 de Maio de 2006 foi um dia especial! Vou deixar aqui o "discurso" que fiz nesse dia, para reforçar os meus agradecimentos a todos os que estão a contribuir para que eu venha a ser "doutor" (é ja em Setembro, se Deus quiser)! Não foi exactamente isto que eu disse naquele dia, porque improvisei um pouco, mas era isto que levava escrito nas minhas folhas!


Gostava de aproveitar esta cerimónia para dedicar algumas palavras às pessoas que tornaram possível o meu sucesso académico.

Para agradecer a todos os que contribuíram para este momento, tenho que começar por recuar ao dia 13 de Março de 84, dia em que um bebé gorducho e com um olho inchado foi acolhido por dois pares de braços meigos e atenciosos. A minha infância foi regada pelo amor e direcção sábia dos meus pais. Desde cedo incentivaram-me a estudar e sempre tive todas as condições necessárias para dar o meu melhor nas tarefas escolares. Por tudo o que fizeram por mim, é claro que grande parte do mérito do meu sucesso é vosso! Juntamente com os meus pais, a minha irmã e o meu avô fazem parte do meu dia-a-dia e permitem que a minha vida seja sustentada por um ambiente familiar seguro e saudável. Aos quatro, muito obrigado!

Para que a lista de agradecimentos fosse completa teria que agradecer a dezenas de pessoas que ao longo do meu percurso me influenciaram: aos amigos, familiares, colegas e professores. Se tentasse referir os nomes de todas estas pessoas certamente a memória me trairia e alguns seriam esquecidos. Portanto, gostava que todos se sentissem incluídos nos meus agradecimentos!

Em especial há algumas pessoas que aqui estão hoje que merecem destaque nos meus agradecimentos. Começando pela minha professora da escola primária, que me aturou muitos disparates e que me conduziu a desenvolver a minha inteligência desde pequeno. Obrigado pela paciência e pela dedicação!

Agradeço também muito especialmente ao Tiago e à Marisa que são pessoas muito importantes para mim. Vocês cresceram comigo, brincámos juntos, aprendemos juntos e para mim são como irmãos! Gosto muito de vocês!

Falando agora para os meus colegas de curso… Há quatro anos atrás eu era um caloiro tímido, com medo de falar com as pessoas e que tinha entrado em matemática um pouco porque tinha que optar por qualquer coisa. Nestes quatro anos nós crescemos juntos, lutámos juntos contra teoremas e demonstrações, rimos muito juntos, às vezes também chorámos, e, com o passar do tempo, deixamos de ser apenas colegas para nos tornarmos amigos! Agradeço-vos por uma infinidade de coisas: por me aturarem nos dias de neura, pela paciência nos dias em que estou mais excêntrico, pela cumplicidade, pelas discussões controversas e enriquecedoras, pelos jogos de cartas, pelas fotocópias e apontamentos, pelos sorrisos e pela amizade… obrigado por me terem dado um lugar nos vossos corações e por terem ganho um lugar no meu! Gosto imenso de vocês todos e preferia ter feito qualquer outro curso com vocês, do que fazer matemática sem a vossa companhia!

E para terminar os agradecimentos, tenho que agradecer, sobretudo, a Deus… pela paz, pela serenidade, pelo amor e pelo perdão! Agradeço-Lhe por dar cor aos meus sonhos e por colocar uma canção de esperança no meu coração, mesmo nos momentos em que o meu futuro parece escuro e silencioso. Agradeço-Lhe por permitir que eu estude uma ciência que amo e por me dar capacidade para esse estudo ser bem sucedido!

Antes de me calar quero apenas dizer que hoje estou alegre por estar a finalizar uma etapa importante da minha vida e ver o meu trabalho compensado. No entanto, nenhum diploma nos dá garantias de sermos felizes e de escolhermos os caminhos certos para as nossas vidas…

“A pessoa que acha a sabedoria, que adquire a capacidade de avaliar o certo e o errado, essa é feliz. Porque isso é melhor do que grandes riquezas. Agarra-te bem à sabedoria e será ela depois a proteger-te. Ama-a e te conservará a vida. A sabedoria é tudo o que há de mais importante, procurá-la com determinação é o primeiro passo para se ser sábio. Com ela podes desenvolver o teu discernimento. Exalta-a e ela te exaltará. Prende-a a ti e ela te conduzirá a uma vida de dignidade, ela dará à tua vida como que uma coroa de glória.”

Provérbios 3 e 4
Trocava toda a minha inteligência por um pouco desta sabedoria, e, mais do que continuar
a aprender matemática, o meu desejo é que Deus me ensine a ser sábio!


4 comentários:

Anónimo disse...

Só agora, pelo msn, reparei que tinhas um blog. Sem o teu consentimento pus me a bisbilhotar... Shame on me!!!
Fiquei surpresa por ninguém ter feito um comentário. Provavelmente porque é tão pessoal que se torna dificil... Eu não vou fazer uma tentativa: sei que seria frustrada e incompleta.
Há aquelas cumplicidades que surgem, nunca muito bem explicadas, sempre como uma marca em nós que perdura no tempo... Pelas parvoíces feitas (como pude eu ser cruel ao ponto de rasgar aquele teu presente do snoopy), pelas brincadeiras, pelas partilha de ideias e ideais que para sempre nos irão mudar...
E isto tudo para dizer
ADORO-TE GAJO!!!!
:)
Magali

Anónimo disse...

ola amigo..foi mt bonito o k disseste e desejo toda a sorte do mundo nesta etapa da tua vida e k sejas um Doutor bem fixolas :P alias eu admitro-te profundamente por seguires matemática!! considero-te u, superdotado dos superdotados, pk matemática é...(sem palavras)...desejo-te as maiores felecidades e k este discurso seja mais que palavras e que possam ser aquilo k keres pa tua vida migo..
beijos xeios de saudades Sr. Doutor xD***Lisete***

rock disse...

olá :) eu fui das que fiquei com lágrima ao pé do olho quando te ouvi a dizer isto, mas fiz-me de forte. Já havia muita gente emocionada... :) só para dizer que gostei muito deste teu dia e que fiquei contente por não ser um adeus :) jinhos*

David disse...

Obrigado Rock, por teres comentado este post tão antigo e tão querido para mim! Também fico contente por não ter sido um adeus! Ainda vão ter que me aturar mais algum tempo! =) **

Já agora vou agradecer às outras pessoas que comentaram, algo que já devia ter feito!

Obrigado Magali!! Se algum dia voltares a ler isto, quero que saibas que TAMBÉM TE ADORO... apesar de teres rasgado o presente do snoopy =P Obrigado pela tua amizade!

Obrigado Lisete (ou deverei dizer Gilete?) Eu é que te admiro e muito por causa do teu carácter e da tua alegria contangiante!