badge
Entre Teoremas e Chocolates: Bolhinhas de sabão

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Bolhinhas de sabão

Os sonhos são como bolhas de sabão! Enquanto somos crianças adoramos vê-las esvoaçar a reflectir as cores do arco-íris! Ficamos encantados quando a espuma daquelas caixinhas cilíndricas se transforma nas bolhas misteriosas e entretemo-nos a procurar aquela bolha que leva mais tempo a rebentar! Essas bolhinhas, no seu momento de glória são, aos olhos da simplicidade das crianças, os mais preciosos tesouros! E quando uma rebenta não nos desiludimos porque outras se seguem!... Até que um dia guardamos a caixinha mágica e deixamos de nos encantar com as pequenas bolhinhas de sabão da vida! O ritmo da vida, as obrigações e os problemas impedem-nos de apreciar a beleza de uma bolha de sabão!

E é assim que também tratamos os nossos sonhos! Até certa altura alimentamo-nos da magia dos sonhos... Vemo-los crescer e depois desaparecer como bolhas de sabão rebentadas! E a alegria e força da idade catalizam novos sonhos, nova esperança... Mas tal como guardamos as caixinhas mágicas das bolhas de sabão, chega aquele dia em que, por culpa da vida e da idade adulta, enterramos os sonhos na terra infértil da memória... Entregamo-nos a um dia-a-dia sem momentos de magia e o futuro projecta-se cinzento, sem reflexos de arco-íris.

Esta pode parecer uma perspectiva triste da vida... Mas não sinto que isto seja assim tão linear. Felizmente, as leis da felicidade não são feitas de matemática e portanto não têm que ser iguais para todos. Acredito que se renovarmos a esperança e adoptarmos aquela simplicidade das crianças, então vale a pena continuar a sonhar! Se formos loucos, ousados, teimosos podemos contrariar as leis do dia-a-dia e as bolhinhas de sabão podem subir subir subir sem rebentar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Por mais inevitavel que possa parecer, nunca deixes que a corrente do mundo te faça arrumar numa gaveta a tua caixinha de sabão...
Quando os sonhos nos parecem impossíveis e desistimos de lutar por eles a nossa existência torna-se muito cinzenta... a chamazinha que existe no nosso coraçao apaga-se e o brilho que existe na nossa alma desaparece... e simplesmente deixamos de viver!
Os sonhos dão cor e luz às nossas vidas... E, enquanto não os perdermos de vista, é por eles que devemos lutar =)