badge
Entre Teoremas e Chocolates: Férias e o Código

quarta-feira, julho 26, 2006

Férias e o Código

Estou FINALMENTE de férias!! E ja decidi, se algum dia voltar a ser estudante de licenciatura não vou ser bom aluno! Bem, agora que estou de férias a vontade de escrever acerca do que quer que seja dilui-se quando me imagino estendido no sofá ou na cama, de olhos fechados, a encontrar no sossego e no silêncio o descanso de que preciso!! Mesmo assim, vou dedicar dois minutos do meu tempo e duas linhas deste blog ao cumprimento da promessa feita há uns meses atrás (desculpa lá os meses de atraso Andreazita).

Então falemos do código! Bem, a esta altura, em pleno apogeu do Verão e depois de ser atropelado por Geometrias e afins, já não me recordo dos pormenores do filme. Lembro-me que gostei do enredo e, ao contrário da opinião geral, gostei do Tom Hanks e do elenco no seu todo. Convém referir que não li o livro, pelo que não tive a decepção natural de quem já o tinha lido. A mim, que estou muito longe de ser especialista, pareceu-me um bom filme (tirando o intervalo a meio... era dispensável).

Falando agora da temática abordada no filme... Bom, já não é novidade que tudo aquilo que põe em causa a Bíblia e os dogmas cristãos seja um bom produto! O Dan Brown apenas vislumbrou um modo de ganhar "uns trocos" aliando o seu talento para a narrativa de suspense a um tema que o publico não resiste. Como já estava prevenido, não me chocou o modo como Jesus é tratado no filme. No entanto, por ser cristão e por acreditar em Jesus de todo o meu coração do modo que a Bíblia o apresenta, não posso deixar de dizer que considero o filme perigoso! Quem vê o filme ou lê o livro deve ter em conta que se trata de ficção e não de qualquer resultado de uma investigação rigorosa e séria feita por historiadores ou coisa do género. Por muito que se diga e se escreva, acredito que se alguém quer saber a verdade acerca de Jesus, aquilo que deve fazer é consultar a Bíblia, em particular os Evangelhos, pois não há livro mais actual e mais verdadeiro! Na própria Bíblia há relatos de perseguições feitas aos apóstolos, os primeiros cristãos. Nessa altura, um homem que pertencia à seita dos fariseus, que até era um dos grupos que mais perseguia os cristãos, disse, dirigindo-se ao grupo de pessoas que estavam a pressionar os apóstolos para não divulgarem a mensagem de Jesus:

"Homens de Israel, cuidado, vejam bem o que vão fazer com estas pessoas! Há algum tempo apareceu esse tal Teudas, que se julgava indivíduo importante. Juntaram-se-lhe cerca de 400 partidários, mas acabou por ser morto, e os que o seguiram foram facilmente dispersos. Depois dele, na altura do recenseamento, apareceu Judas da Galileia, que arrastou atrás de si uns discípulos, mas também morreu e os seus seguidores foram igualmente dispersos. Por isso o que vos aconselho é que deixem estes homens em paz. Se o que ensinam e fazem é só deles, em breve desaparecerão. Mas, se for obra de Deus, não poderemos impedi-los, não vá acontecer vocês acabarem por lutar contra o próprio Deus."
Actos 5: 34 - 39

E realmente, passados 2000 anos, apesar de todos os "ataques" o cristianismo continua a ganhar adeptos e Jesus continua a estar vivo no coração dos seus discípulos actuais! Isto para mim é um sinal de que o cristianismo não é uma invenção humana, mas sim o caminho que Deus planeou para o homem!

E pronto, tenho dito! Talvez noutra oportunidade escreva um pouco mais acerca do assunto! Por agora basta... Afinal não foram só duas linhas nem só dois minutos! Contente Andrea? LoL =)

1 comentário:

Anónimo disse...

=)